Project Categories: Ideflor-Bio

Plano de Manejo para APA Ilha do Combu

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-ideflor-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital

Ano de inicio: 2016

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Área de Proteção Ambiental

Localização: Ilha do Combu  Estado: PA

A Ecossis participou da elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu para o Instituto de desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR-Bio. 

 A Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu fica localizada no município de Belém (PA), este município possui 39 ilhas catalogadas pela Companhia de Desenvolvimento de Belém. Entre essas ilhas destaca-se a Ilha do Combu, que em tamanho e espaço territorial é a quarta maior ilha do município com uma área total de 15,972 Km2 

A Ilha do Combu apresenta ecossistema típico de várzea de grande beleza cênica, com paisagem florestal exuberante, formada por um mosaico peculiar de espécies florestais, além de seus cursos d’água, como os rios Bijogó, Guamá e Acará, o furo da Paciência e os igarapés do Combu e do Piriquitaquara. Sua população gira em torno de 1.500 habitantes, que vivem basicamente da pesca e do extrativismo dos recursos da floresta. 

O território da APA é propício para a realização de atividades de contemplação da natureza, através de caminhadas e passeios de barco. Possui rica avifauna – destacando o papagaio do Mangue ou “Curica” como pássaro mais comum na ilha. Pode-se encontrar também botos, cobras, bichos preguiça, além de diversas espécies de macacos de pequeno porte. 

A comunidade científica também é visitante assídua da Unidade de Conservação, dezenas de pesquisas científicas são realizadas anualmente na APA. Processo facilitado pela presença da diversidade biológica na ilha e a proximidade de renomadas instituições de pesquisa e ensino, como o Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade federal Rural da Amazônia e a Universidade Federal do Pará. 

Em 2000, Brasil instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC (Lei nº 9.985/2000), que estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação, e para tanto, determina a elaboração do documento técnico denominado Plano de Manejo (PM). O Plano de Manejo orienta as formas de uso da área, o manejo dos seus recursos naturais, bem como a implantação de estruturas físicas e recursos humanos necessários à gestão da unidade. 

A elaboração de um plano de manejo envolve três etapas fundamentais 

  • Organização do planejamento; 
  • Diagnóstico da área; 
  • Planejamento propriamente dito; 

Plano de Manejo é o principal instrumento de gestão e zoneamento interno para implantação da zona de amortecimento, este por sua vez, serve como um instrumento de integração com as comunidades circunvizinhas. O Plano de Manejo da APA seguiu o Roteiro Metodológico de Planejamento do IBAMA, voltado para Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas. 

Para saber mais sobre a APA Ilha do Combu acesse: https://ideflorbio.pa.gov.br/unidades-de-conservacao/regiao-administrativa-de-belem/area-de-protecao-ambiental-da-ilha-do-combu/ 

Saiba Mais
Open chat