Project Categories: Itajui

Itajui

Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial para Itajuí

Itajui

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Paranacity

Estado: PR

Programa de Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial na área de Implantação da PCH Córrego Fundo no Paraná é realizado para a empresa Itajuí.

A Ecossis Soluções Ambientais foi contratada pela Itajuí Engenharia de Obras Ltda para realizar a Elaboração do Projeto de Pesquisa para o Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial, a fim de obter autorização de pesquisa junto ao IPHAN, mediante publicação de portaria em D.O.U.

O projeto foi desenvolvido nos municípios de influência da PCH, sendo eles: Município de Paranapoema, Colorado e Paranacity, localizados no Estado do Paraná. 

Etapas do projeto

O escopo do projeto executado era composto por serviços de elaboração do projeto, planejamento e execução das atividades de campo (ações para realizar o resgate do material arqueológico em campo) e atividades de laboratório (tratamento e avaliação do material coletado em campo).

Após a conclusão dessas etapas do projeto, foi elaborado o Relatório Técnico-Científico (contendo apresentação e descrição dos resultados da análise e interpretação dos bens arqueológicos resgatados). 

O escopo previa ainda que fosse realizado o Programa de Educação Patrimonial, este foi realizado com alunos de escolas, comunidade em geral e com os responsáveis pelas obras nos níveis operacionais e de gerência. O objetivo foi de sensibilizar a todos sobre a importância do patrimônio cultural material e imaterial, fonecer informações sobre o processo de ocupação da região, da pré-história aos dias atuais, além de desenvolver os conceitos de relações sociais e relações de produção. 

Este projeto teve como referência os seguintes documentos:  IPHAN nº 07/1988;  Portaria IPHAN nº 230/2002; Portaria nº 196/2016 – “Dispõe sobre a conservação de bens arqueológicos móveis, cria o Cadastro Nacional de Instituições de Guarda e Pesquisa, o Termo de Recebimento de Coleções Arqueológicas e a Ficha de Cadastro de Bem Arqueológico Móvel”;  Of. Nº 646/15 – D.T. / Arqueologia – IPHAN PR.

Além de atender as diretrizes das portarias IPHAN, este projeto teve como objetivo conceber a licença de instalação e operação junto aos órgãos ambientais competentes.

Clique para ver mais projetos executado pela Ecossis.

Saiba Mais