A UHE Tucuruí está em operação desde 1984, localizada no Rio Tocantins, abrange 12 municípios no sudeste do estado do Pará. Tem potência instalada de 8.370 MW, e a energia distribuída pela usina beneficia cerca de 40 milhões de brasileiros.
Contratada pela Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, a Ecossis desenvolve e executa o Programa de Educação Ambiental – PEA, que integra o conjunto de Programas Ambientais propostos no Plano de Gestão Ambiental da UHE Tucuruí.
O objetivo do Programa é promover a integração entre o desenvolvimento e a preservação, e assim, minimizar os impactos causados pelo empreendimento, e trazer melhoria das condições de vida das comunidades.
As ações se alicerçam nos princípios, diretrizes e características do processo de Educação Ambiental da Política Nacional de Educação Ambiental, expressa na Lei Federal nº 9.795/1999, e na Instrução Normativa nº 02/2012, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Algumas das atividades e ações promovidas, foram: oficinas e palestras de educação ambiental nas escolas e nas RDS; oficina sobre a cadeia produtiva da agricultura familiar e/ou da pesca artesanal; desenvolvimento de educação ambiental em projetos produtivos de cunho socioambiental; visitas monitoras e trilhas interpretativas; palestras informativas com sessões de cinema; palestras e eventos sobre Política Ambiental para a força de trabalho da UHE.
O programa iniciou com um prazo de execução de 12 meses, com encerramento previsto para dezembro de 2019. Todos os resultados das ações foram apresentados aos colaboradores da Eletronorte, aos moradores, ribeirinhos, pescadores artesanais, agricultores familiares, moradores da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) e escolas dos municípios a montante e jusante da UHE Tucuruí.
Com os bons resultados e o sucesso do Programa perante às comunidades, a Eletronorte tem renovado o contrato com a Ecossis para continuidade das ações do PEA.