Project Categories: Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental para a LT da CHESF em Penedo

Programa de Educação Ambiental para a LT da CHESF em Penedo

ECOSSIS-C41-BASE_0006_LOGO-7-CHESF-ELETROBRAS

Ano de inicio: 2016

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: 

Linha de Transmissão

Localização:   Estado: Alagoas

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

Ecossis realiza para a LT da CHESF – Companhia Hidro Elétrica de São Francisco, o Programa de Educação Ambiental e Subprograma de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas.

O Programa de Educação Ambiental e o Subprograma de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas que será implantado na Linha de Transmissão se constitui como um componente estratégico no processo de gestão ambiental da CHESF, construído e executado através de metodologia participativa junto com as comunidades dos municípios que integram o empreendimento, atendendo aos princípios da sua Política Ambiental e incorporando os princípios contidos na Lei 9.795/1999 que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e a Instrução Normativa do IBAMA Nº 02/2012.

O empreendimento LT da CHESF 230kV Jardim/Penedo, com extensão aproximada de 110 km, está localizado nos estados de Sergipe e Alagoas. O seu traçado abrange o município de Penedo em Alagoas e os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Maruim, Divina Pastora, Rosário do Catete, Capela, Japaratuba, Japoatã, Neópolis, Santana do São Francisco e Riachuelo em Sergipe.

O Objetivo do Programa é desenvolver ações de Educação Ambiental com o envolvimento da população local, visando promover um processo de sensibilização e mobilização para sua participação na implantação, monitoramento e avaliação de projetos socioambientais, atuando na transformação do seu espaço de vida, por meio da gestão ambiental sustentável.

A proposta metodológica de construção e implantação do PEA será através de processos participativos que garantam o envolvimento e a representatividade dos diversos grupos sociais, numa interação CHESF – população, no entorno do empreendimento. A metodologia proporcionará o reconhecimento da população como parte do contexto social da região, estimulando o sentimento de pertencimento e de responsabilidade de todos (empresa-sociedade) na construção e manutenção de um ambiente socialmente sustentável, através de ações de sensibilização e mobilização dos grupos sociais.

Saiba Mais
Projeto de Educação Ambiental do IPHAN na Ilha do Campeche

Educação Ambiental para IPHAN na Ilha do Campeche

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0040_LOGO-41-IPHAN-e1520947706840

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Unidade de Conservação

Localização: Florianópolis  Estado: SC

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

Ecossis foi contratada pelo IPHAN para realizar a Formação de Agentes de Educação Patrimonial e Ambiental para a divulgação de Normas e Uso da Ilha do Campeche.

O curso formação de agentes, educação patrimonial e ambiental para divulgação de normas de uso para a Ilha do Campeche, localizada em Florianópolis, Santa Catarina é uma atividade educativa do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e já esta na sua XVI edição, onde no ano de 2017 o Curso foi executado pela equipe da Ecossis Soluções Ambientais.

O Curso de Formação de Monitores para a Ilha do Campeche foi realizado em duas modalidades: Curso Básico e Curso de Reciclagem. Os módulos que compõe o curso do IPHAN são: Conservação, Uso Público, Arqueologia e História, Ecologia e Meio Ambiente, Profissionalismo e Educação Preventiva e Mergulho Livre.

Todos os professores, palestrantes e consultores que ministraram as aulas possuem experiência em formação de agentes para ações de proteção de patrimônio cultural e natural, assim como aptidão, competência, especialização e experiência para ministrar os conteúdos da ementa da disciplina que lhes cabe.

Contando como método de avaliação, houve aplicação de provas práticas e teóricas, seminários, testes de condicionamento físico entre outras avaliações.

Ao final do curso, foram entregues certificados digitais aos alunos, professores e colaboradores dos cursos.

Mais informações sobre o curso do IPHAN estão disponíveis no blog ilhadocampecheiphan.blogspot.com.br

Saiba Mais

Programas Ambientais para Transmissora de Energia Porto Velho

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-porto-velho

Ano de inicio: 2012

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Energia

Localização: Porto Velho  Estado: RO

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de assessoria e consultoria ambiental, executou diversos programas ambientais para Porto Velho – Transmissora de Energia. 

A Porto Velho – Linha de Transmissão, localizada no município de Porto Velho-Rondônia, para realizar o processo de obtenção da Licença de Instalação – LI e Licença de operação – LO da Subestação Coletora Porto Velho (525/230 kV) e, da Linha de Transmissão SE Coletora Porto Velho – SE Porto Velho (230kV), contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar todos os programas ambientais exigidos pelos órgãos licenciadores e atender as exigências legais e instruções expedidas. 

Os programas ambientais executados foram Monitoramento de Fauna, Programa de Educação Ambiental e Programa de Comunicação Social, como parte do processo de licenciamento ambiental e manutenção da Licença de Operação da Subestação Coletora Porto Velho e da Linha de Transmissão SE Coletora Porto Velho,  localizadas no município de Porto Velho-RO. 

Na execução deste projeto foram realizadas diversas atividades, como:

  • Acompanhamento de vistorias técnicas;
  • Realização de palestras educativas e cursos aos moradores próximos ao empreendimento e funcionários envolvidos no mesmo;
  • Realização de companhas semestrais de monitoramento de fauna, contemplando a sazonalidade da região;
  • A divulgação das atividades do Programa de Comunicação Social por meio de placas de sinalização e informativos. 
  • Acompanhamento de todas as atividades de manutenção da faixa de servidão, orientando a empresa quanto às exigências legais e da Licença de Operação. 

Todas as atividades foram acompanhas pela equipe técnica especializa da Ecossis, que apresentou relatórios durante toda a execução dos Programas, contendo todos os dados, resultados e análises dos programas executados.

As exigências dos processos de licenciamento ambiental e manutenção da Licença de Operação, dos órgãos fiscalizadores, foram atendidas e o projeto entregue com sucesso. 

Saiba Mais

Programa de Educação Ambiental na UHE Tucuruí para a Eletronorte.

ecossis-clientes5-via-carol-ELETRONORTE-2200-900

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Energia

Localização: Tucuruí  Estado: PA

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

A Ecossis Soluções Ambientais contratada pela Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, desenvolveu e executou o Programa de Educação Ambiental (PEA), que integra o conjunto de Programas Ambientais propostos no Plano de Gestão Ambiental da UHE Tucuruí.         

A UHE Tucuruí está em operação desde 1984, localizada no Rio Tocantins, abrange 12 municípios no sudeste do estado do Pará, tem potência instalada de 8.370 MW a energia distribuída pela usina beneficia cerca de 40 milhões de brasileiros. 

O programa teve duração de 12 meses, e encerrou-se no mês de dezembro de 2019, com todos os resultados das ações apresentadas para os colaboradores da Eletronorte, para os moradores, ribeirinhos, pescadores artesanais, agricultores familiares, moradores da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) e escolas dos municípios a montante e jusante da UHE Tucuruí.  

O objetivo do Programa é a integração entre o desenvolvimento e a preservação, e assim, minimizar os impactos causados pelo empreendimento, e trazer melhoria das condições de vida das comunidades. Algumas das atividades e ações promovidas, foram: 

  • Oficinas e palestras de educação ambiental nas escolas e nas RDS; 
  • Oficina sobre a cadeia produtiva da agricultura familiar e/ou da pesca artesanal; 
  • Desenvolvimento de educação ambiental em projetos produtivos de cunho socioambiental; 
  • Visitas Monitoras e Trilhas Interpretativas; 
  • Palestras Informativas com Sessões de Cinema; 
  • Palestras e eventos sobre Política Ambiental para Força de Trabalho da UHE. 

 As ações se alicerçaram nos princípios, diretrizes e características do processo de Educação Ambiental da Política Nacional de Educação Ambiental, expressa na Lei nº 9.795/99 e na Instrução Normativa nº 02, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de 2012.  

Com um bom resultado e o sucesso do Programa perante as comunidades, a Ecossis  iniciará em 2020 um novo contrato firmado com a Eletronorte, dando continuidade por mais 12 meses na execução deste PEA – Programa de Educação Ambiental. 

Saiba Mais
Open chat