Project Categories: Programas de Monitoramento Ambiental

Eletrosul

Supervisão Ambiental de Obras da LT Palhoça – Blumenau

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0003_LOGO-4-ELETROSUL-e1520947850970-4

Ano de inicio: 2016

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Linha de TransmissãoLT Palhoça – Blumenau

Localização: Gaspar

Estado: SC

A Ecossis realizou para a Eletrosul Centrais Elétricas, a supervisão ambiental e a execução de programas ambientais das obras relacionadas ao seccionamento da LT 230 kv Palhoça – Blumenau, em Santa Catarina.

Visando atender as condicionantes da Licença de Instalação – LI e obtenção da Licença de Operação – LO, foi realizada a execução de diversos programas ambientais na obra da Linha de Transmissão – LT 230 kV Palhoça – Blumenau, e Subestação – SE Gaspar 2, localizada no município de Gaspar/SC. A Linha tem uma tensão de 230 kV com uma extensão aproximada de 2 km.

As atividades desenvolvidas consistiram na execução da supervisão ambiental do empreendimento, cujo objetivo foi a inspeção e o controle da implantação das medidas de mitigação contidas nos programas ambientais, além da orientação à empresa executora da obra. Aliadas à execução da supervisão ambiental, também foram promovidas as seguintes ações:

  • Acompanhamento da supressão da vegetação, com orientações visando minimizar os impactos decorrentes desta atividade;
  • Condução de palestras e reuniões, dentro do Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores da Obra – PEAT, e para a comunidade atingida – PEA;
  • Afugentamento e resgate da fauna silvestre impactada pelo empreendimento;
  • Gerenciamento da destinação final de resíduos sólidos e líquidos;
  • Suporte para o programa de Comunicação Social.
Saiba Mais

Monitoramento Ambiental para a CGTEE

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0005_LOGO-6-CGTEE-ELETRO-e1520947605783

Ano de inicio: 2012

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Usina Termoelétrica Presidente Médici – UTPM – Candiota II

Localização: Candiota

Estado: RS

Serviços Executados

Programas de Monitoramento Ambiental

A Usina Termoelétrica Presidente Médici – UTPM – Candiota II, do tipo térmica a vapor, está localizada no município de Candiota/RS, distante 400 quilômetros de Porto Alegre. Sua construção aconteceu em duas etapas. A Fase A da Usina, com duas unidades de 63MW cada, foi inaugurada em 1974 quando foi integrada ao Sistema Interligado Brasileiro. Seu combustível primário é o carvão mineral. No final de 1986, entrou em operação a Fase B, com duas unidades de 160 MW cada, totalizando 446 MW instalados.

Crucial para a segurança energética do sul do País, a Usina Termoelétrica Presidente Médici, sob gestão da Eletrobrás – CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica), contratou os serviços da Ecossis para monitoramento dos recursos hídricos.

Os serviços de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais e Transporte de Sedimentos foram executados em três Estações Fluviométricas, sendo elas: Arroio Candiota Montante (ACM), Sanga Funda Montante (SFM) e Arroio Candiota Jusante (ACJ), pelo período de 1 (um) ano. Os parâmetros monitorados foram temperatura, PH, Condutividade, Turbidez, DBO5 e Transporte de Sedimentos.

Saiba Mais

Monitoramento das águas subterrâneas para a QGI

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0015_LOGO-16-QGI-BRASIL-e1520947914511

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Estaleiro/Marina

Localização: Rio Grande  Estado: RS

Serviços Executados

Programas de Monitoramento Ambiental

Monitoramento das águas subterrâneas para a empresa QGI

A Ecossis realizou o Monitoramento das águas subterrâneas para a QGI, empresa de construção e montagem de plataformas de petróleo, sediada na cidade do Rio Grande-RS, a instalação de 06 poços de monitoramento e a execução de 03 campanhas de coleta de água subterrânea nos 11 poços da empresa, afim de aferir a qualidade das águas subterrâneas, conforme Resolução CONAMA n° 420/2009 e atendimento da condicionante 9.1 da Licença de Operação 3266/2015.

Os serviços realizados compreenderam:

Instalação de 06 poços de monitoramento de águas subterrâneas conforme ABNT NBR 15495-1:2007, incluindo proteção sanitária na parte superior com placa/adesivo de identificação;

Relatório de evidência da rede de monitoramento da qualidade das águas contemplando todos os poços de monitoramento da empresa;

Execução de três campanhas amostrais nos 11 poços de monitoramento (05 existentes e 06 novos instalados) e encaminhamento para análise em laboratório credenciado pelo órgão ambiental;

Campanha de amostragem nos 11 poços com frequência trimestral, totalizando três campanhas.

Para cada campanha será coletada uma amostra de água subterrânea em cada poço de monitoramento (11 poços), totalizado 33 amostras para análise dos seguintes parâmetros: Antimônio Total; Arsênio Total; Bário Total; Benzeno; Cádmio Total; Chumbo Total; Cobalto Total; Cobre Total; Cromo Hexavalente; DQO; Etilbenzeno; Ferro Total; Fósforo; Manganês Total; Mercúrio; Molibdênio Total; Níquel Total; Óleos e Graxas Totais; Ortofosfato; pH; Prata Total; Selênio Total; Sulfato; Surfactantes; Temperatura da Amostra; Vanádio Total; Zinco Total; Coliformes Termotolerantes; Nitrogênio Total; Sólidos Suspensos Totais; Tolueno; TPH; Xileno.

Elaboração de três relatórios técnicos de qualidade da água ao término de cada campanha amostral com fornecimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Saiba Mais
CODEBA

Monitoramento do Porto de Ilhéus para CODEBA

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0026_LOGO-27-CODEBA-e1519843958117

Ano de inicio: 2017

Status: finalizado

Tipo de empreendimento: Porto

Localização: Ilhéus  Estado: BA

Serviços Executados

Resgate da Fauna

A Ecossis realizou para a CODEBA – Companhia Docas do Estado da Bahia, a Campanha Complementar de Monitoramento das comunidades Planctônicas do Porto de Ilhéus – BA.

 A Cia das Docas da Bahia é uma empresa de economia mista, com o objetivo de administrar e explorar a atividade portuária dos portos de Salvador, Aratu, hoje Porto de Aratu-Candeias e Malhado, atualmente Porto de Ilhéus, no estado da Bahia.

Os serviços técnicos contratados referentes a quinta campanha de monitoramento das comunidades planctônicas no Porto de Ilhéus, durante dragagem de manutenção.

O escopo do serviço envolveu a elaboração de Plano de Manejo para emissão da Autorização de Coleta, Captura e Transporte de Material Biológico, fornecido pelo IBAMA.

Na fase de campanha foi realizada coleta de amostragem de zooplâncton, fitoplâncton e de ictioplâncton em oito estações já definidas no programa de monitoramento da dragagem. As estações estão localizadas dentro da área de dragagem, na saída do estuário do Rio Almada, no eixo de enroscamento e em mar aberto.

As amostragens foram realizadas na amplitude de mará de sizígia e em período de maré de enchente e vazante. Foram aferidos os parâmetros físico-químicos e as condições meteoceanográficas relevantes. Para os índices biológicos apresentados no relatório final, foi determinado a abundância, densidade, dominância, equitabilidade, similaridade e diversidade, além de comparações temporais e espaciais.

Para saber mais sobre a Cia das Docas da Bahia, acesse http://www.codeba.com.br

Saiba Mais
Monitoramento da Qualidade da Água para a CEEE

Monitoramento da qualidade das águas para a CEEE

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0007_LOGO-8-CEE-e1520947739927

Ano de inicio: 2017

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: UHE

Localização: Porto Alegre Estado: RS

A CEEE produz cerca de 20% da energia hidrelétrica gerada no RS. A CEEE – Geração possui 05 Usinas Hidrelétricas – UHEs, 08 Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs e 02 Centrais Geradoras Hidrelétricas – CGHs com potência própria instalada de 909,9 MW.  

A Ecossis foi contratada pela CEEE para realizar serviços de Monitoramento da Qualidade da Água superficiais e dos efluentes nos reservatórios de 15 (quinze) Usinas Hidrelétricas.  

 

O trabalho para a CEEE compreende a coordenação e execução do Programa de Monitoramento da qualidade das águas superficiais por meio de coletas, estas realizadas nas margens dos reservatórios e por meio de embarcação, para as amostras de dentro do reservatório. O monitoramento da qualidade da água é destinado para avaliar as condições de um corpo hídrico e assim, classificá-lo de acordo com as definições apresentadas na legislação pertinente.  

 

Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana. Posteriormente, é realizada as análises laboratoriais físico-químicas e biológicas, tanto para fitoplâncton como para zooplâncton.  

Estes dados compõem os relatórios que apresentam os índices de qualidade da água e os índices do estado trófico nos reservatórios das seguintes UHEs (abrangendo os municípios citados):  

  • Passo Real (Fortaleza dos Valos, Alto Alegre, Campos Borges, Quinze de Novembro, Ibirubá, Selbach e Salto do Jacuí); 
  • Governador Brizola (Salto do Jacuí); 
  • Itaúba (Júlio de Castilhos, Pinhal Grande, Estrela Velha e Salto do Jacuí); 
  • Capigui (Mato Castelhano, Passo Fundo e Marau); 
  • Ernestina (Ibirapuitã, Nicolau Vergueiro, Marau, Ernestina e Passo Fundo e Tio Hugo); 
  • Guarita (Redentora e Erval Seco); 
  • Santa Rosa (Três de Maio e Santa Rosa); 
  • Forquilha (Maximiliano de Almeida); 
  • Ijuizinho (Eugênio de Castro);  
  • Ivaí (Júlio de Castilhos e Salto do Jacuí); 
  • Toca (Santa Maria do Herval); 
  • Passo do Inferno (São Francisco de Paula); 
  • Herval (Santa Maria do Herval); 
  • Canastra (Canela); 
  • Bugres (São Francisco de Paula). 

 

Saiba Mais
governo de pernambuco

PCA para o Porto de Fernando de Noronha

governo de pernambuco

Ano de inicio: 2018

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Porto de Santo Antônio

Localização: Fernando de Noronha

Estado: PE

A Ecossis elaborou o Plano de Controle Ambiental – PCA e o respectivo Plano de Monitoramento Ambiental, que identificaram os possíveis impactos e as condições ambientais da área de entorno do Porto de Santo Antônio, localizado em Fernando de Noronha/PE.

O objetivo do trabalho foi mitigar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos decorrentes da execução do projeto básico de recuperação, requalificação e reforço do cais de atracação comercial, elementos flutuantes, terminal e rampa de passageiros e passarela de acesso.

Atualmente, o setor do Porto envolve diferentes atividades econômicas, como bares, lanchonetes, restaurantes, transporte de combustíveis, gasolina, óleo diesel e GLP, cargas em geral (alimentos, produtos de limpeza, medicamentos, vestuário, material de construção, entre outros produtos).

O estudo foi dividido nas seguintes etapas:

  • Levantamento de dados secundários com reconhecimento de campo (visita técnica ao local), caracterização do empreendimento e descrição das obras;
  • Caracterização socioambiental das áreas de influência do empreendimento;
  • Análise das condições ambientais atuais e tendências evolutivas;
  • Prognóstico ambiental – Avaliação dos impactos;
  • Preposição de medidas mitigadoras;
  • Programa de monitoramento ambiental;
  • Conclusão sobre a viabilidade do empreendimento.
Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery