Project Categories: Prosenge

prosenge

Inventário Florestal para licenciamento de empreendimento Hidrelétrico

prosenge

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Esmeralda  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, elaborou o Inventário Florestal para o licenciamento da Central Geradora Hidrelétrica da Prossenge denomina CGH Bruna, a ser instalada no Rio do Frade, município de Esmeralda-RS.

Todo processo de licenciamento ambiental exige que diversos estudos e projetos ambientais sejam executados no empreendimento, neste projeto foram realizados os serviços de Inventário Florestal e Laudo de Cobertura Vegetal assim como o Resgate de Flora.

Os Inventários Florestais, assim como Laudos de Cobertura Vegetal, permitem diagnosticar a flora de um determinado local, qualitativamente e quantitativamente. O inventário florestal deve contemplar objetivamente o que está sendo observado no momento do estudo e não ser baseado em hipóteses.

Para a plena execução deste projeto, o plano de trabalho foi elaborado contemplando as seguintes etapas:

  • Mapa da cobertura vegetal, identificando as principais fitofisionomias impactadas pelo empreendimento;
  • Identificar e descrever os corredores ecológicos existentes. Avaliar o grau e conservação destes corredores ecológicos e as conexões existentes com outros fragmentos;
  • Levantamento fitossociológico arbóreo/arbustivo, contemplando a estrutura horizontal com objetivo de caracterizar a sua composição florística, estágio sucessional por formação florestal e ecossistema associado e condição de preservação.
  • Identificação dos estágios sucessionais das formações florestais do Bioma Mata Atlântica;
  • Levantamento fitossociológico da vegetação herbácea-subarbustiva, cactáceas, assim como de epífitas, reófitas, rupícolas e/ou rupestres;
  • Identificação e indicação das espécies da flora com interesse conservacionista que poderão ser objeto de resgate;

Todos os dados coletados foram inseridos em um mapa ou croqui, da área do empreendimento, indicando se o mesmo localiza-se no bioma Mata Atlântica, informando a localização das formações vegetais identificadas e estimativa da área de supressão (em hectares) ocupada por vegetação campestre e florestal, especificando os espécimes imunes ao corte, raros, endêmicos ou ameaçados de extinção e dos afloramentos rochosos, da cobertura de cada formação florestal/campestre identificada, assim como todos os recursos hídricos existentes nas áreas e suas respectivas APP, devidamente cotados.

Para concluir o estudo, apresentou-se um relatório, contendo todas as fórmulas e cálculos para caracterização da vegetação, bem como o método e o sistema de amostragem adotados, comprovados através da curva espécie/área e as unidades amostrais (UA) indicadas em planta específica, contendo também a interface com o empreendimento e a tipologia identificada.

Saiba Mais
prosenge

Relatório Ambiental do empreendimento CGH Bruna

prosenge

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Esmeralda  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais, realizou a elaboração do RAS (Relatório Ambiental Simplificado) para empreendimento da Empresa Rio Frade, localizado no município de Esmeralda/Rio Grande do Sul.

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, foi escolhida pela Rio Frade Geração de Energia S.A. para realizar a elaboração de estudos ambientais (RAS) para obtenção da licença prévia do empreendimento CGH Bruna situado no Rio do Frade, localizado no município de Esmeralda/RS. 

O RAS (Relatório Ambiental Simplificado) é um estudo ambiental simplificado relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, sendo muitas vezes elaborado apenas com dados secundários e visitas a campo. 

Para que o processo de obtenção da licença prévia ocorresse com sucesso, foram realizados diversos serviços com finalidade de elaborar o RAS de acordo com as exigências dos órgãos ambientais fiscalizadores. Dentre elas: 

  • Expedições de campo para levantamento de dados primários;  
  • Caracterização do empreendimento;  
  • Encaminhamentos e acompanhamento das solicitações de certidões e declarações aos municípios e órgãos ambientais reguladores envolvidos;  
  • Diagnóstico ambiental 

Diagnóstico ambiental 

Este foi o estudo mais elaborado dentro do RAS, apresentou dados e análises sobre todos os aspectos estudados e de relevância para o empreendimento, contendo a descrição dos usos da água na área proposta para a implantação do empreendimento, avaliação da qualidade atual da água na área de influência do empreendimento, caracterização o uso do solo na área de drenagem do reservatório, laudo da cobertura vegetal da área de implantação do empreendimento, levantamento de fauna ocorrente na área de implantação e na faixa de preservação permanente, levantamento de fauna aquática da sub-bacia hidrográfica, identificação das unidades de conservação federais, identificação e avaliação dos impactos ambientais. 

Após a apresentando do RAS completo, foi elaborado o Plano de Controle Ambiental contendo as propostas das medidas mitigadoras e compensatórias aos impactos ambientais, Elaboração do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno e das Águas do Reservatório (PACUERA) e Elaboração do Plano de Monitoramento, contendo: Qualidade da água, Flora e fauna terrestre E Fauna aquática. 

Saiba Mais
prosenge

Estudos Arqueológicos para licenciamento de CGH no Paraná

prosenge

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Rio Bonito do Sul Estado: PR

Ecossis, empresa de consultoria ambiental, realizou estudos arqueológicos, que consistiram na Elaboração de Projeto de Avaliação de Impacto Arqueológico e Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, para o licenciamento da CGH Barra do Leão, a ser instalada no município de Rio Bonito do Sul-PR. 

Paipa-Raipa é um Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA) que consiste na produção do projeto que visa avaliar o quanto e de que maneira o empreendimento afetará os sítios arqueológicos porventura localizados na área do empreendimento.

O projeto, elaborado para o empreendimento CGH Barra do Leão, foi executado seguindo as seguintes etapas:

  • Confecção do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA): Através da contextualização arqueológica e etno-histórica do empreendimento, delimitação da área abrangida pelo projeto, proposta de metodologia de pesquisa para caracterização arqueológica da ADA – Área Diretamente Afetada, com levantamento de dados primários em campo, com base em levantamento prospectivo intensivo de sub-superficie;
  • Elaboração de Plano de trabalho científico;
  • Obtenção de Portaria IPHAN: Partindo da Proposição das atividades de análise e conservação dos bens arqueológicos, proposição de estratégias de esclarecimento e divulgação dos bens culturais acautelados,proposta preliminar das atividades relativas à produção de conhecimento, divulgação científica e extroversão;
  • Realização da etapa de campo que consistiu em caminhamento sistemático, sondagens sistemáticas, delimitação de eventuais sítios arqueológicos, preenchimento das Fichas de Sítios Arqueológicos exigidas pelo IPHAN, em caso de confirmação de sítios arqueológicos, e georreferenciamento dos dados;
  • Elaboração de Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA) com os resultados do projeto e caracterização e avaliação do grau de conservação do patrimônio arqueológico, descrição das metodologias aplicada no projeto, análise do material arqueológico proveniente da pesquisa, inventário dos bens arqueológicos e Resultado da divulgação cientifica. 

 Por fim, foram sugeridas recomendações sobre ações necessárias, para a proteção e preservação in situ, ao resgate, e à mitigação dos impactos ao patrimônio arqueológico.

Os estudos arqueológicos protocolados no IPHAN foram executados pela equipe técnica da Ecossis Soluções Ambientais, formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais e composta por dois experientes arqueólogos.

Saiba Mais
Open chat