Project Categories: Rio Design Leblon

Investigação de Passivo Ambiental em Shoppings

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-ancar-ivanhoe

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: São Paulo e Rio de Janeiro

Investigação de Passivos Ambientais para os Shoppings administrados pela Ancar Ivanhoe, no Rio de Janeiro e São Paulo. 

Ancar Ivanhoe é a empresa com mais de 40 anos de atuação no ramo de administração e gestão, atualmente é responsável pela gestão de diversos empreendimentos próprios e de terceiros, em seu portfólio constam: 21 shoppings em operação e 2 novos projetos. 

Ecossis foi contratada para desenvolver os estudos de Investigação Ambiental preliminar em 06 Shopping Centers e, este case, aborda os serviços executados nos shoppings Shopping Nova Iguaçu, Madureira Shopping, Pátio Paulista, Shopping Metrô Itaquera, Rio Design BarraShopping Rio Design Leblon.

O objetivo deste projeto foi verificar a existência de áreas potenciais ou suspeitas de contaminação onde as operações desenvolvidas no local possam ter gerado passivos ambientais ao longo da ocupação da área. 

Durante a investigação a equipe da Ecossis realizou as seguintes atividades: 

  • Visita in loco para inspeção visual da área, contato com funcionários do empreendimento e moradores vizinhos para obtenção de informações preliminares, para a elaboração de um modelo conceitual da possível situação de contaminação. 
  • Levantamento de informações históricas sobre as atividades desenvolvidas no local, insumos utilizados, construções executadas e caracterização ambiental da área; 
  • Elaboração de Planta de localização georreferenciada, identificada e cotada em escala compatível, com indicação de recursos hídricosprédios e instalações, vias de acesso, pontos de referência, estruturas geológicas ou feições geográficas significativas, delimitação da área, entre outros;
  • Elaboração de laudo do entorno, com descrição da vizinhança, residencias, principais atividades comerciais, industriais, escolas, entre outras. 
  • Registro fotográfico atualizado da área em diferentes ângulos, destacando os cursos de água e outros elementos de importância da contaminação em estudo;
  • Elaboração do relatório de Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental para todos os Shoppings citados acima, conforme NBR 15.515 e CONAMA 420/2009 com emissão de Anotação de responsabilidade técnica.
Saiba Mais
Open chat