Project Tags: ecossis

proposta engenharia

Serviços Arqueológicos em Aterro Sanitário

proposta engenharia

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Cesário Lange  Estado: SP

Ecossis Soluções Ambientais realizou serviços arqueológicos para aterro sanitário de cidade localizada no estado de São Paulo

A empresa de consultoria ambiental Ecossis, elaborou o Projeto de Avaliação de Impacto Arqueológico e Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, para fins de licenciamento da área de ampliação de um Aterro Sanitário – propriedade da empresa de construções residenciais Proposta Engenharia, com área total de 14,52 ha, localizado na cidade de Cesário Lange – SP. 

Os serviços realizados neste projeto foram: 

  • Elaboração da Ficha de Cadastro da Atividade (FCA) – esta ficha consiste na compilação de dados obtidos através do levantamento de informações sobre os sítios arqueológicos, os bens culturais tombados e acautelados pela esfera federal, bem como, o levantamento de terras indígenas, comunidades tradicionais, terras quilombolas e cavidades naturais subterrâneas. Levantamento de todos os dados do projeto, com  a elaboração de mapa da área do aterro sanitário, em formato shapefile, contendo todos os dados geoespaciais do empreendimento.
  • Elaboração do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico ( PAIPA), contendo: Delimitação da área abrangida pelo projeto; Contextualização arqueológica e etno-histórica do empreendimento – por meio de levantamento de dados secundários; Relação dos sítios pesquisados com indicação exata de sua localização; Caracterização arqueológica da Área Diretamente Afetada – com levantamento de dados primários em campo com base no FCA realizado; Elaboração do Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico ( RAIPA) com os resultados obtidos após o levantamento de dados e avaliação de impacto. 

A elaboração do projeto por parte da equipe técnica da Ecossis fez parte do pedido de licenciamento do aterro junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacionalconforme Instrução Normativa do mesmo, propondo, ao finalizar o projeto, atividades de reprodução de conhecimento, divulgação científica e estratégias de esclarecimento e divulgação dos bens culturais acautelados das atividades realizadas no local, destinadas a comunidade local e ao público envolvido. 

Saiba Mais

PGRS para Loja Makro localizada na Bahia

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Salvador  Estado: BA

Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), para a loja Makro, localizada em Salvador/BA. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são documentos com valor jurídico, que tem por finalidade a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações de âmbito normativo, operacional, financeiro e planejado. 

O PGRS elaborado pela Ecossis, para a loja Makro, localizada na Br 324 km 6,67 – Pirajá em Salvador/BA, compreendeu: 

  • Análise dos resíduos gerados em cada setor/atividade desenvolvida no local; 
  • Enquadramento dos resíduos e confrontação com a legislação, normas técnicas entre outras; 
  • Elaboração de diagnóstico técnico da situação atual do gerenciamento de resíduos; 
  • Revisão da matriz de aspectos e impactos ambientais referentes às atividades da gestão de resíduos; 
  • Avaliação, quanto ao atendimento aos requisitos técnicos e legais, as instalações, localizações dos pontos de coleta de resíduos classe I e II; 
  •  Identificação dos pontos de coleta, formas de segregação, transporte interno e de armazenamento temporário; 

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados no CREA-RS, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente. 

Fez parte do escopo deste projeto, também, a Elaboração de programas e ferramentas de monitoramento e controle de resíduos, onde a equipe técnica da Ecossis pode minimizar os passivos legais, sociais e ambientais causados pela Makro no exercício de suas atividades econômicas. 

Saiba Mais

Implementação de PGRS para Loja Makro

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para realizar a  Implementação do PGRS –  Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da loja Makro localizada em Porto Alegre – RS. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são documentos com valor jurídico, que comprovam a capacidade da empresa de gerir todos os resíduos gerados no exercício de suas atividades. 

Em 2010, foi aprovada a Lei n° 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.  

O PGRS elaborado pela Ecossis para a loja da Makro, localizada no município de Porto Alegre – RS, foi executado pelo período de 12 meses, tendo como objetivo minimizar a geração de resíduos, proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e correto, proteger os trabalhadores, a saúde pública, os recursos naturais e o meio ambiente. 

Durante o período de implementação do PGRS, foram realizadas diversas ações como: assessoria na definição e elaboração de indicadores, definição de ações para minimizar geração de resíduos sólidos conforme normas vigentes, visitas bimestrais de acompanhamento, treinamentos, elaboração de Relatório Ambiental,  levantamento fotográfico e elaboração de procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento de resíduos sólidos. 

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados na loja da Makro de Porto Alegre, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente.

Após concluídas as etapas do plano de gerenciamento, os técnicos da Ecossis realizaram diversas Palestras de Treinamento, com o objetivo de instruir os colaboradores e funcionários da loja Makro, sobre a importância de realizar a gestão resíduos tanto em suas residências quanto no local de trabalho.

Saiba Mais
Open chat