Arborista francês troca agrotóxicos por galinhas
Agrotóxicos são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas.
Os agrotóxicos nada mais são que venenos aplicados em plantações para matar organismos prejudiciais as mesmas, mas os agrotóxicos também são prejudiciais aos seres humanos e podem causar diversas doenças, como, câncer, paralisia, problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, alergias, aborto e má formação do feto, entre outras. Por isso, o uso de agrotóxicos em plantações já é visto com ressalvas em quase todo o mundo.
Para buscar uma alternativa saudável e sustentável, o arborista francês chamado Christophe Bitault, resolveu instalar galinhas pretas em seu pomar para preservar suas árvores frutíferas, ao invés de utilizar agrotóxicos químicos.
Após vários testes, Bitault se surpreendeu com os resultados. Ele descobriu que as galinhas negras locais de Janzé devoraram as pragas: “Fizemos um primeiro teste colocando 80 galinhas em 3 hectares, deixando as outras parcelas sem nenhum tratamento”, diz o produtor agrícola.
No primeiro ano, ele descobriu que 80% dos insetos, pequenos insetos que atacam as árvores frutíferas haviam desaparecido das terras onde as galinhas estavam instaladas.
Além disso, criar essas galinhas tem outras vantagens, como elas comem insetos quase não há gastos com alimentação e elas ainda garantem ovos para a família.
Saiba mais sobre a Ecossis.
Fonte: contioutra.com
Ecossis realiza monitoramento da qualidade da água para CEEE
A Ecossis Soluções Ambientais, empresa especializada em consultoria ambiental, contratada desde 2017 para realizar o serviço de Monitoramento da Qualidade das águas superficiais e dos efluentes nos reservatórios de 14 Usinas Hidrelétricas da CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS, realizou a entrega dos relatórios do monitoramento referente ao primeiro semestre deste ano.
No inicio do mês de julho de 2019, o Escritório de Projetos da Ecossis Soluções Ambientais finalizou a produção dos relatórios, contendo as informações dos monitoramentos que são realizados trimestralmente pela equipe técnica da Ecossis desde 2017. O último monitoramento ocorreu nos meses de março a junho de 2019, nestes meses foram monitorados os 14 reservatórios da companhia espalhados por todo o estado do Rio Grande do Sul.
O monitoramento da qualidade da água é destinado para avaliar as condições de um corpo hídrico e assim, classificá-lo de acordo com as definições apresentadas na legislação pertinente. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana.
Saiba mais sobre o projeto desenvolvido pela Ecossis Soluções Ambientais para a CEEE.