Dia: 5 de fevereiro de 2020

dica ambiental

Saiba como a natureza pode ajudar pessoas com depressão

Pesquisadores australianos realizaram um estudo com mais de 1500 pessoas diagnosticadas com depressão e doenças cardíacas, para comprovar os benefícios terapêuticos do contato com a natureza. 

Ao comparar uma série de hábitos e informações dos pacientes e submetê-los a uma rotina de passar 5 a 10 min por dia em contato com a natureza, os cientistas concluíram que um simples passeio no parque já pode proporcionar muitos benefícios. Segundo eles, bastam 30 minutos semanais de contato com a natureza para que os casos de depressão sejam reduzidos em 7% e a incidência de pressão alta em 9%. 

De acordo com os pesquisadores, este contato, mesmo que simples e por um curto período de tempo, é capaz de reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, estresse, depressão, ansiedade e muitas outras enfermidades psicológicas, nervosas e/ou ligadas ao sedentarismo. 

O ideal é que as pessoas tenham desde a infância o hábito de estar em ambientes que possam promover o contato com a natureza. Levar crianças a parques, reservas ambientais, fazer caminhadas ao menos uma vez na semana já causará um impacto relevante quando forem adultos. 

 

Fonte: blog.thenorthface 

Saiba Mais
projetos ecossis

Ecossis da continuidade ao Programa de Educação Ambiental da UHE Tucurui

O Programa de Educação Ambiental da UHE Tucurui, para a Eletronorte, inicialmente teve duração de 12 meses, e encerrou-se no mês de dezembro de 2019. Com o bom resultado das ações desenvolvidas, o contrato com a Ecossis foi renovado por mais um ano e as atividades continuaram no mês de janeiro de 2020. 

O objetivo do Programa é a integração entre o desenvolvimento e a preservação, e assim, minimizar os impactos causados pela usina hidrelétrica, e trazer melhoria nas condições de vida das comunidades próximas a UHE Tucuruí. 

Durante o mês de janeiro Ecossis realizou 15 reuniões em 12 diferentes municípios, percorrendo, mas de 900 Km pelo estado do Pará. Os municípios pelos quais nossa equipe esteve realizando a visita e se reunido com a comunidade e seus representantes foram: Igarapé Mirim, Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, Cametá, Nova Ipixuna, Jacundá, Itupiranga, Gianésia do Pará, Breu Branco, Novo Repartimento e Tucuruí. 

O sociólogo Ivan Massafret, coordenador responsável pelo projeto, esteve presente em todas as reuniões, representando a Ecossis e apresentando o plano de ações e atividades que serão desenvolvidas com as comunidades durante a execução do Programa. A última reunião de apresentação foi realizada dia 31 de janeiro com os representantes da Eletronorte.

UHEUHE

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery