Um ano de execução do Plano de Controle Ambiental no Porto de Ilhéus
Chegamos ao final do primeiro ano de execução do PCA do Porto de Ilhéus/ CODEBA, onde foram realizadas quatro campanhas de monitoramento de material particulado e ruídos, sendo a última campanha concluída em fevereiro de 2021.
PROGRAMA MONITORAMENTO DE MATERIAL PARTICULADO
Foram instalados 02 amostradores de grande volume (HI-VOL), em diferentes pontos do Porto de Ilhéus. Os equipamentos foram instalados no dia 24/02/2021 e o monitoramento ocorreu durante 24h, sendo a coleta das amostras e dos equipamentos realizada no dia 25/02/2021. Os equipamentos foram posicionados próximos de locais com maior movimentação de veículos e das principais instalações operacionais, como o pátio de operação, cais e armazéns de cargas. Esse monitoramento atmosférico coincidiu com a operação de cacau.
PROGRAMA MONITORAMENTO DE RUÍDOS
As medições de ruído foram realizadas conforme critérios estabelecidos na Norma NBR 10.151, sendo amostradas em período diurno e noturno, em cinco dias de esforço amostral. O monitoramento foi realizado em 05 diferentes pontos, sendo 01 dentro do Porto, 01 na entrada do Porto, 01 no moinho, 01 no eixo principal que dá acesso ao porto e 01 na Avenida Soares Lopes.
Mesmo com a pandemia da Covid-19, o primeiro ano de execução do Plano de Controle Ambiental – PCA do Porto de Ilhéus foi satisfatório, sendo realizadas 04 campanhas de monitoramento de ruídos e material particulado, além das campanhas de monitoramento de qualidade da água, sedimentos e biota aquática e outras ações executadas. Para o ano 2021 a expectativa é que as ações para melhorar a gestão e desempenho ambiental do Porto de Ilhéus sejam ainda mais frequentes e abrangentes.