Project Categories: CESI

Monitoramento Qualidade da Água para empresa CESI

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-2021_cesi

Ano de inicio: 2021

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão

Localização: Lagoa do Barro do Piauí Estado: PI

A Ecossis foi contratada para executar o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, constantes no Plano Básico Ambiental – PBA, elaborado para a implantação da Linha de Transmissão -LT 500 kV SE Dom Inocêncio –SE Queimada Nova II. 

A CESI do BRASIL é uma empresa brasileira no ramo de testes e certificações de equipamentos eletromecânicos e eletrônicos e fornece, entre outros, serviços de consultoria no ramo de geração, transmissão e distribuição de energia. 

A LT 500 kV SE Dom Inocêncio -SE Queimada Nova II, com 39,2 km de extensão, ocupa uma área total de235,43 hectares, ao Sul da sede do município de Queimada Nova, ao Norte da sede do município de Dom Inocêncio, atravessando um pequeno trecho dos limites do município de Lagoa do Barro do Piauí, no estado do Piauí. 

O programa de monitoramento da qualidade da água, executado pela Ecossis, tem como principal objetivo avaliar os potenciais efeitos e alterações da qualidade de águas superficiais e subterrâneas durante a instalação do empreendimento LT 500kV SE Dom Inocêncio –SE Queimada Nova II, em relação às variáveis físicas, químicas e biológicas. 

Normas observadas: 

  • Resolução CONAMA nº 357/2005 para águas superficiais. 
  • Resolução CONAMA nº 396/2008 para águas subterrâneas. 

São objetivos deste programa: 

  1. Determinar as condições físicas, químicas e microbiológicas dos corpos d’água superficiais na área de influência do empreendimento; 
  1. Identificar as características limnológicas dos corpos d’água superficiais na área de influência do empreendimento e sua relação com os ciclos sazonais (períodos de chuva e seca na região); 
  1. Monitorar as alterações espaciais e temporais nas características limnológicas e na qualidade das águas superficiais e subterrâneas na área de influência, decorrentes da implantação do empreendimento. 

Este projeto teve início em abril de 2021 e tem vigência prevista de 12 meses. 

A equipe técnica responsável pela execução do projeto e elaboração de relatórios é composta por profissionais biólogos, engenheiros ambientais, engenheira hídrica e geóloga. 


Cesi

Saiba Mais

Monitoramento de Processos Erosivos para a CESI

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-2021_cesi

Ano de inicio: 2021

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão

Localização: Lagoa do Barro do Piauí Estado: PI

A Ecossis foi contratada para executar o Programa de Monitoramento de Processos Erosivos da Linha de Transmissão – LT 500 kV SE Dom Inocêncio Norte – SE Queimada Nova II para a empresa CESI do Brasil. 

A CESI do BRASIL é uma empresa brasileira no ramo de testes e certificações de equipamentos eletromecânicos e eletrônicos e fornece, entre outros, serviços de consultoria no ramo de geração, transmissão e distribuição de energia. 

A LT 500 kV SE Dom Inocêncio –SE Queimada Nova II será composta por 84 torres, sendo elas estaiadas de suspensão leve tipo MLEL, autoportante de suspensão pesada tipo MLS, e autoportante de Ancoragem Meio de Linha e Ancoragem Fim de Linha, tipo MILAT com espaçamento médio de que varia de 400 m à 700m entre si, totalizando 39 km de extensão. A referida Linha de Transmissão passará pelos Municípios Dom Inocêncio, Lagoa do Barro do Piauí e Queimada Nova, todos localizados no estado do Piauí. 

Durante a construção de um empreendimento, são realizadas atividades como a limpeza do terreno, terraplenagem, nivelamento, compactação do solo, abertura de taludes, abertura de acessos, entre outras obras de engenharia. Essas atividades expõem o solo e, associadas aos aspectos naturais, fazem com que ocorram processos erosivos de magnitudes diferentes (escoamento laminar e difuso, ravinas e voçorocas). Portanto, monitorar os processos erosivos é fundamental para manter o equilíbrio geoambiental da área e evitar que estes processos comprometam o funcionamento do empreendimento. 

O Programa de Monitoramento e Controle de Processos Erosivos, executado pela Ecossis, tem como principal objetivo identificar e caracterizar os locais naturalmente suscetíveis à erosão e aqueles que poderão sofrer processos erosivos em decorrência das atividades de implantação da Linha de Transmissão. 

Este projeto teve início em abril de 2021 e tem vigência prevista de 12 meses. 

A equipe técnica responsável pela execução do projeto e elaboração de relatórios é composta por biólogos, engenheiros ambientais, engenheira hídrica e geóloga. 


Cesi

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery