Project Categories: eIV

Estudo de Impacto de Vizinhança para Posto de Combustível MAKRO

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Velho Estado: RO

Ecossis realizou o Estudo de Impacto de Vizinhança para a implantação de Posto de Abastecimento de Combustíveis junto a loja MAKRO Porto Velho  RO

A rede de Postos de Gasolina da Makro teve início em 1974, a partir da inauguração do posto de combustível de Vila Maria, em São Paulo/SP. Desde então o número de postos foi se expandindo, estando localizados, em sua grande maioria, dentro dos terrenos das lojas atacadistas da empresa.  

O posto de combustíveis de Porto Velho, da rede Makro, a ser instalado dentro do terreno da loja atacadista, contará com os processos de abastecimento de veículos com gasolina comum, gasolina aditivada, etanol e diesel. 

O estudo realizado pela Ecossis Soluções Ambientais, contou com 7 profissionais de diversas áreas de atuação, como biólogos, geógrafos e analistas ambientais que tinham como objetivo analisar os impactos do empreendimento sobre a área de vizinhança e fornecer consultoria sobre as medidas necessárias para compensar os eventuais danos.

Os seguintes impactos ambientais foram avaliados: alteração da qualidade do ar; ruídos; resíduos sólidos; impactos no solo e lençol freático; impactos urbanos locais – antrópicos e efluentes líquidos. O estudo considerou tanto a implantação quanto a operação para concluir as análises.

Para a avaliação da significância dos impactos, optou-se pela metodologia Matriz de Interação, cujos valores de Relevância dos Impactos se dão em uma pequena amplitude.

Conforme o resultado do EIV, a instalação do Posto de Combustíveis irá proporcionar impactos positivos com relação à geração de empregos e valorização imobiliária para a inserção de outros comércios na região, atendendo todas as normas e legislações pertinentes. 

 

Saiba Mais

Estudo de Impacto de Vizinhança para Unimed

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital-unimed-poa

Ano de inicio: 2020

Status: Em andamento

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Guaíba  Estado: RS

Ecossis está Elaborando o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV para unidade da Unimed, localizada na cidade de Guaíba – RS.

O EIV é um instrumento que visa conciliar os interesses do empreendedor com os direitos da população a uma cidade sustentável. Para o conhecimento dos efeitos que o empreendimento poderá causar à vizinhança, é necessário o levantamento dos impactos negativos e positivos através de estudos realizados por equipe multidisciplinar na área afetada. Após definidos os impactos, é de suma importância a proposição de medidas mitigadoras e compensatórias para evitar futuros conflitos, bem como de possíveis riscos à população afetada. 

O estudo está sendo elaborado em conformidade com o artigo 23 da Lei Municipal 2.146 de 11/10/2006 e as diretrizes do EIV, solicitadas pela Prefeitura Municipal de Guaíba – RS, visando o Licenciamento Ambiental do empreendimento.  

As atividades desenvolvidas pela equipe técnica da Ecossis contemplam: 

  • Apresentação, contextualização, diagnóstico, impactos negativos e positivos, medidas mitigadoras e medidas compensatórias e conclusão final sobre a viabilidade do empreendimento. 
  • Descrição da área do empreendimento e abrangência da área de entorno afetado com marcação dos pontos físicos de interesse do entorno (400 metros); 
  • Pesquisa morfológica urbana do meio ambiente construído, definindo os usos e tipologias existentes e predominantes, uso e ocupação do solo; 
  • Análise dos serviços de abastecimento de telefonia, rede de energia elétrica, água, o escoamento das águas pluviais, a coleta e o lançamento de efluentes sanitários, tratamento de efluentes, resíduos sólidos, a permeabilidade do solo, o estacionamento ( número de vagas, dimensão e cobertura) e o fluxo de trânsito (projeto geométrico e funcional do acesso de veículos), embarque e desembarque; 
  • Análise da demanda dos equipamentos urbanos e comunitários, públicos e privados, no setor social, da educação e saúde, incluindo acessibilidade (PNE); 
  • Laudo de ruídos (poluição sonora); 
  • Análise de Periculosidade e Riscos Ambientais; 
  • Análise fotográfica do empreendimento; 
  • Emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. 

Ao final será elaborado um relatório técnico apresentando as considerações levantadas em campo, contemplando os efeitos positivos e negativos do empreendimento, a análise dos impactos quanto ao adensamento populacional, os equipamentos urbanos e comunitários, o uso e ocupação do solo, a valorização imobiliária, a geração de tráfego, a demanda por transporte público, a paisagem urbana, o patrimônio natural e cultural. 

As conclusões do Estudo de Impacto de Vizinhança poderão aprovar o empreendimento ou a atividade, estabelecendo condições ou contrapartidas para seu funcionamento. 

Saiba Mais
Open chat