Project Categories: Laudo e Monitoramento de Ruídos

Monitoramento Shadow flicker

Monitoramento em Parques Eólicos para Votorantim

Monitoramento Shadow flicker

Ano de inicio: 2019

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Parque Eólico

Localização:  Simões, Curral Novo e Araripina.   Estado: PI, PE e CE

A Votorantim Energia contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar o monitoramento do Efeito Estroboscópico (Shadow Flicker) do Complexo Eólico Ventos do Araripe III. 

A Votorantim Energia é a gestora do Complexo Eólico Ventos do Araripe III e este grande empreendimento de energia renovável é composto por quatorze parques eólicos. Todos os parques que fazem parte deste complexo encontram-se em operação comercial e estão localizados nos municípios de Simões/PI, Curral Novo/PI e Araripina/PE. 

O Monitoramento de Efeito Estroboscópico

A sombra dos aerogeradores de empreendimentos eólicos e, consequentemente, o efeito estroboscópico (shadow flicker), podem alcançar longas distâncias, a depender da altura das estruturas e da orientação do sol. Diante disso, o programa de monitoramento elaborado e executado pela Ecossis, tem como principal objetivo atender à condicionante ambiental 23.10 da licença de operação emitis pelo IBAMA.

As residências, escolas e outros locais com permanência humana prolongada, com distância de até 400 (quatrocentos) metros dos aerogeradores, deverão estar livres de impactos sonoros e de efeito estroboscópico, provocados pela operação dos aerogeradores do empreendimento, devendo ainda, em atendimento às normas da ABNT, conforme estabelecido na Resolução CONAMA nº 462, de 24/07/2014, ser objeto de estudo de monitoramento continuado, visando à confirmação da inexistência de impactos sonoros e efeito estroboscópico, de modo a garantir o conforto acústico e a preservação da saúde da comunidade local.

Além do atendimento desta condicionante ambiental, a Ecossis adotará também os parâmetros e diretrizes do “Environmental, Health, And Safety Guidelines For Wind Energy”, do International Finance Corporation (IFC), de agosto de 2015, para avaliação do impacto. 

 Todas as edificações no raio de 250m a 500m serão enquadradas e monitoradas dentro dos padrões da metodologia proposta, para melhor avaliação está previsto visitas técnicas, afim de propor medidas mitigatórias e sugestões de ações com intuito de atenuar os impactos causados pelo efeito estroboscópico. 

Além de realizar o monitoramento nos 14 parques do complexo, a Ecossis Soluções Ambientais irá elaborar também o Projeto de Mitigação dos impactos causados nas casas sob o efeito estroboscópico e ruídos na operação do Complexo Eólico Ventos de Araripe III, especificamente do parque VENTOS DE SANTO AUGUSTO VIII, com sede no município de Maracanaú, Estado do Ceará. 

O projeto que é coordenado por especialistas no assunto, iniciou em julho de 2019 e tem duração prevista para 12 meses.

Saiba Mais

Laudo de Ruídos para FIERGS

ECOSSIS-C41-BASE_0035_LOGO-36---FIERGS

Ano de inicio: 2013

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Órgão Público

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Laudo e Monitoramento de Ruídos

Avaliação dos impactos causados à vizinhança, por ruídos gerados durante espetáculo musical, realizado no estacionamento da FIERGS. 

 A finalidade do estudo foi avaliar os impactos causados a vizinhança, por ruídos gerados durante espetáculo musical realizado no estacionamento da FIERGS, com o reconhecimento da magnitude do impacto causado, através das fontes de ruídos gerados pelo evento e assim propor medidas mitigadoras para esses impactos. 

A emissão de ruído ambiental é colocada legalmente como poluição ambiental fundamentada no inciso II do artigo 6° da lei federal n° 6.938 de 1981, a qual trata da política nacional do meio ambiente.  

Atualmente os limites estabelecidos para a emissão de ruídos ambientais estão dispostos na Resolução CONAMA 001 de 1.990 a qual referência as normas técnicas ABNT NBR 10.151 e 10.152, as quais tratam de procedimentos de avaliação e níveis limite de emissão para áreas Habitadas. Além das resoluções CONAMA, pode-se encontrar referência ao tema em resoluções do CONTRAN e outras normas técnicas da ABNT. 

O monitoramento para a FIERGS teve início as 19hs do dia 09-10-13, dia e horário do espetáculo musical e se encerrou as 23:40hs do mesmo dia. Foram escolhidos 12 pontos de amostragem, onde os pontos foram delimitados através de raios crescentes partindo do ponto onde ficou localizado o palco central. Os raios de monitoramento foram escalonados de 100 m à 500 m, considerando como eixo central o palco do evento.  

As análises realizadas consideraram os limites estabelecidos pelo subparágrafo II da Resolução CONAMA 001/1990 e NBR 10.151 de 06/2000. Além disso, para fins de avaliação, foram levadas em consideração a leis estaduais e municipais. 

O relatório final apresentou os resultados das medições do entorno do evento, a identificação dos pontos mais críticos, gráficos e medidas para eliminar incômodos que podem ser gerados as comunidades vizinhas por espetáculos musicais realizados nesta região. 

Faça como a FIERGS, fique em dia com a legislação e com os seus vizinhos. Contrate a Ecossis Soluções Ambientais para realizar laudos e o monitoramento de atividades que geram ruídos.  

Saiba Mais

Monitoramento de Ruidos para Companhia Zaffari

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital-zaffari

Ano de inicio: 2020

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Laudo e Monitoramento de Ruídos

Ecossis elabora o Plano de Monitoramento das Emissões Sonoras para empreendimento em fase de implantação e operação para rede de Hipermercados no RS. 

Companhia Zaffari, também conhecida como Grupo Zaffari, é uma empresa brasileira do segmento de autosserviço que possui uma rede de supermercados e hipermercados no Rio Grande do Sul, além de shopping centers, localizados nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo e São Paulo.  

A realização do monitoramento de ruídos consiste na avaliação da área a ser monitorada, assim como, da dispersão da fonte de ruído no ambiente. Através deste levantamento é realizada a ponderação dos principais locais a serem monitorados, tal como, os pontos que irão apresentar a maior probabilidade de desconforto para comunidade. 

O Plano de Monitoramento elaborado pela Ecossis, contempla: 

  • Informações sobre os procedimentos de realização de medições dos níveis de pressão sonora equivalente ponderada em A (LAeq, T); 
  • Pontos localizados no interior dos imóveis do entorno imediato (definidos a partir da identificação das áreas sensíveis a ruído); 
  • Levantamento das atividades e equipamentos a serem monitorados, os horários e a periodicidade do monitoramento, de acordo com o Dec. Municipal 8185/83 e as recomendações da NBR 20151/2019; 
  • Emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica. 

Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa com experiência na elaboração de estudos ambientais e monitoramentos, que contemplam este serviço para diversos tipos e portes de atividades. 

Dentre as principais vantagens que podemos destacar, é o fato que com um relatório de ruído emitido por um técnico habilitado, com ART, o empreendedor tem a ciência, segurança e certeza da amplitude do impacto gerado, evitando que seja imputado ao seu empreendimento responsabilidades aleias ao seu negócio. 

Saiba Mais
Open chat