Ano de inicio: 2011
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Construção Civil
Localização: Guaíba Estado: RS
Ano de inicio: 2011
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Construção Civil
Localização: Guaíba Estado: RS
Serviços Executados
Visando complementar a equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Guaíba-RS, na área de geologia e da engenharia química, a Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a este órgão público pelo período de um ano.
Os serviços para a PM de Guaíba compreenderam:
Emissão de pareceres e laudos relativos às áreas de geologia e de engenharia química, com enfoque ambiental, subsidiando a tomada de decisão da equipe técnica efetiva e do(s) responsável(is) pelo licenciamento ambiental de impacto local, conforme solicitação da SMAMA.
Auxilio no atendimento à resolução CONSEMA Nº 04/2000, para obtenção do convênio com o SIGA-RS. Visando à habilitação junto a SEMA, para a realização do licenciamento ambiental das atividades consideradas de impacto local, onde o Município precisava possuir no quadro do órgão municipal do meio ambiente, ou a disposição deste órgão, profissionais legalmente habilitados para a realização do licenciamento ambiental, emitindo a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Para saber mais sobre a Prefeitura de Guaíba acesse http://www.guaiba.rs.gov.br/
Ano de inicio: 2019
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços
Localização: Canoas Estado: RS
Serviços Executados
Laudo de Cobertura Vegetal para empresa multinacional fabricante de equipamentos agrícolas AGCO Company.
A Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para realizar a Elaboração de Laudo de Cobertura Vegetal para a empresa AGCO, em sua unidade localizada na cidade de Canoas/RS, em uma área com mais de 100.000 m².
A AGCO é uma empresa multinacional com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas para mais de 140 países. No Brasil, atualmente, existem 6 fábricas da AGCO.
Os Laudos de Cobertura Vegetal (LCV) tem como principal objetivo diagnosticar a flora de um determinado local, qualitativa e quantitativamente.
Para a AGCO, foi realizado o levantamento da cobertura vegetal existente em uma área de 11 hectares, com o serviço de confecção de registros fotográficos e mapas indicativos da exata localização das principais formações vegetais individualmente, bem como dos espécimes imunes ao corte ou ameaçados de extinção.
Foi realizado também o levantamento de todos os recursos hídricos existentes nas áreas (nascentes, banhados, lagos açudes, cursos d’água, etc.), bem como de suas respectivas APPs (Áreas de Preservação Permanente), devidamente cotadas.
O objetivo deste projeto é a elaboração de um relatório técnico contendo:
Ano de inicio: 2020
Status: Em execução
Tipo de empreendimento: Órgão Público
Localização: Porto Alegre Estado: RS
Serviços Executados
Os Laudos de cobertura vegetal elaborados contêm em sua estrutura:
Todos os laudos foram elaborados conforme as seguintes legislações: Constituição Federal de 1988; Lei Federal nº 9605/1988; Lei Estadual nº 9519/1992; Lei Municipal Complementar nº 757/2015 com suas complementações e foi emitida a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART para todos os laudos.
Ano de inicio: 2019
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços
Localização: Nova Santa Rita Estado: RS
O manejo da vegetação nativa implica em impactos locais, principalmente sobre a fauna e flora, visando minimizar esses impactos a Ecossis Soluções Ambientais foi contratada pela empresa Dorf Ketal para realizar a elaboração do Laudo técnico de supressão vegetal e de fauna.
A Dorf Ketal é uma empresa global de fabricação e fornecimento de produtos químicos especializada no tratamento de petróleo, localizada no município de Nova Santa Rita, no Estado do Rio Grande do Sul.
A realização destes estudos teve como objetivo atender a notificação para complementação de documentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Santa Rita, referente a Supressão da vegetação nativa para ampliação de área de tancagem e ampliação de área para estacionamento.
O Laudo técnico de supressão vegetal compreende:
O diagnóstico foi elaborado após a realização do reconhecimento a campo, as espécies foram identificadas pelos nomes vulgar e científicos, aquelas não reconhecidas in situ foram coletadas, herborizadas para posteriormente serem identificadas através de comparação com bibliografia e comparadas com herbário particular.
O Laudo de Fauna, elaborado pela Ecossis, objetivou caracterizar a fauna local qualitativamente, identificando as espécies ocorrentes nas áreas onde foi realizada a supressão da vegetação nativa para expansão de área da indústria e ampliação do estacionamento.
Para o levantamento da fauna terrestre foram utilizadas técnicas tradicionais de estudos aplicados ao monitoramento da fauna silvestre.
O projeto teve início em novembro de 2019 e foi finalizado em janeiro de 2020.
A equipe responsável pela execução deste projeto foi composta por 3 biólogos e 2 engenheiros ambientais.