Project Categories: MAKRO

Estudo de Impacto de Vizinhança para Posto de Combustível MAKRO

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Velho Estado: RO

Ecossis realizou o Estudo de Impacto de Vizinhança para a implantação de Posto de Abastecimento de Combustíveis junto a loja MAKRO Porto Velho  RO

A rede de Postos de Gasolina da Makro teve início em 1974, a partir da inauguração do posto de combustível de Vila Maria, em São Paulo/SP. Desde então o número de postos foi se expandindo, estando localizados, em sua grande maioria, dentro dos terrenos das lojas atacadistas da empresa.  

O posto de combustíveis de Porto Velho, da rede Makro, a ser instalado dentro do terreno da loja atacadista, contará com os processos de abastecimento de veículos com gasolina comum, gasolina aditivada, etanol e diesel. 

O estudo realizado pela Ecossis Soluções Ambientais, contou com 7 profissionais de diversas áreas de atuação, como biólogos, geógrafos e analistas ambientais que tinham como objetivo analisar os impactos do empreendimento sobre a área de vizinhança e fornecer consultoria sobre as medidas necessárias para compensar os eventuais danos.

Os seguintes impactos ambientais foram avaliados: alteração da qualidade do ar; ruídos; resíduos sólidos; impactos no solo e lençol freático; impactos urbanos locais – antrópicos e efluentes líquidos. O estudo considerou tanto a implantação quanto a operação para concluir as análises.

Para a avaliação da significância dos impactos, optou-se pela metodologia Matriz de Interação, cujos valores de Relevância dos Impactos se dão em uma pequena amplitude.

Conforme o resultado do EIV, a instalação do Posto de Combustíveis irá proporcionar impactos positivos com relação à geração de empregos e valorização imobiliária para a inserção de outros comércios na região, atendendo todas as normas e legislações pertinentes. 

 

Saiba Mais

PGRS para Loja Makro localizada na Bahia

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Salvador  Estado: BA

Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), para a loja Makro, localizada em Salvador/BA. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são documentos com valor jurídico, que tem por finalidade a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações de âmbito normativo, operacional, financeiro e planejado. 

O PGRS elaborado pela Ecossis, para a loja Makro, localizada na Br 324 km 6,67 – Pirajá em Salvador/BA, compreendeu: 

  • Análise dos resíduos gerados em cada setor/atividade desenvolvida no local; 
  • Enquadramento dos resíduos e confrontação com a legislação, normas técnicas entre outras; 
  • Elaboração de diagnóstico técnico da situação atual do gerenciamento de resíduos; 
  • Revisão da matriz de aspectos e impactos ambientais referentes às atividades da gestão de resíduos; 
  • Avaliação, quanto ao atendimento aos requisitos técnicos e legais, as instalações, localizações dos pontos de coleta de resíduos classe I e II; 
  •  Identificação dos pontos de coleta, formas de segregação, transporte interno e de armazenamento temporário; 

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados no CREA-RS, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente. 

Fez parte do escopo deste projeto, também, a Elaboração de programas e ferramentas de monitoramento e controle de resíduos, onde a equipe técnica da Ecossis pode minimizar os passivos legais, sociais e ambientais causados pela Makro no exercício de suas atividades econômicas. 

Saiba Mais

Implementação de PGRS para Loja Makro

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para realizar a  Implementação do PGRS –  Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da loja Makro localizada em Porto Alegre – RS. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são documentos com valor jurídico, que comprovam a capacidade da empresa de gerir todos os resíduos gerados no exercício de suas atividades. 

Em 2010, foi aprovada a Lei n° 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.  

O PGRS elaborado pela Ecossis para a loja da Makro, localizada no município de Porto Alegre – RS, foi executado pelo período de 12 meses, tendo como objetivo minimizar a geração de resíduos, proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e correto, proteger os trabalhadores, a saúde pública, os recursos naturais e o meio ambiente. 

Durante o período de implementação do PGRS, foram realizadas diversas ações como: assessoria na definição e elaboração de indicadores, definição de ações para minimizar geração de resíduos sólidos conforme normas vigentes, visitas bimestrais de acompanhamento, treinamentos, elaboração de Relatório Ambiental,  levantamento fotográfico e elaboração de procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento de resíduos sólidos. 

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados na loja da Makro de Porto Alegre, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente.

Após concluídas as etapas do plano de gerenciamento, os técnicos da Ecossis realizaram diversas Palestras de Treinamento, com o objetivo de instruir os colaboradores e funcionários da loja Makro, sobre a importância de realizar a gestão resíduos tanto em suas residências quanto no local de trabalho.

Saiba Mais

Due Diligence e Assessoria Ambiental para Makro

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Due Diligence e Assessoria Técnica Ambiental para avaliação do estudo de remediação de área contaminada para empresa Makro. 

Ecossis Soluções Ambientais realizou a identificação e diagnóstico ambiental (Due Diligence Ambiental) de uma área de potencial interesse para a empresa MAKRO, a fim de verificar a viabilidade de construção de uma nova edificação para a empresa, localizada na cidade de Porto Alegre – RS 

Due Diligence Ambiental, é um processo técnico-jurídico que visa identificar e avaliar os riscos legais e ambientais nos processos de aquisições de imóveis e fusões de empresas, através da análise documental e análise ambiental do empreendimento. 

Os serviços realizados durante este projeto compreenderam:  

  • Visita in loco a área; 
  • Análise e auxílio técnico da Licença de operação – LO, emitida pela FEPAM, órgão ambiental do estado de Porto Alegre, referente a atividade de remediação de área degradada, onde operou uma antiga empresa, encerrada no ano de 2015, com potencial poluidor e contaminação no local. 
  • Levantamento das informações que foram protocoladas na FEPAM e que são solicitadas na Licença; 
  • Análise e parecer do relatório técnico contendo diagnóstico do processo de intervenção e remediação da área contaminada; 
  • Elaboração de Parecer Técnico sobre a viabilidade de edificação no local. 

O processo de Due Diligence Ambiental visa subsidiar a segurança jurídica na aquisição de imóveis e fusão de empresas, em função da responsabilidade pelos danos ambientais. Desta maneira, ao contratar este serviço, você poderá estar se resguardando contra futuras multas e processos, assegurando assim, o investimento pretendido. 

Ecossis Soluções Ambientais possui profissionais atuantes tanto na área jurídica como na área ambiental, a fim de avaliar e executar os serviços necessários para atender a sua necessidade. 

Saiba Mais
Open chat