Project Categories: Monitoramento da Qualidade de Água

Foz de Chapecó

Monitoramento Ambiental na UHE Foz do Chapecó

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0010_LOGO-11-FOZ-DO-CHAPECO-e1520947282881-200x200

Ano de inicio: 2015

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Usina Hidrelétrica – UHE Foz do Chapecó

Localização: Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos e Alpestre

Estado: SC e RS

A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó está instalada no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó/SC e Alpestre/RS. Com quatro unidades geradoras, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó tem uma potência instalada de 855 megawatts. Sua capacidade equivale a 28% do consumo de energia do estado de Santa Catarina, ou a 27% do consumo do Rio Grande do Sul. É energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares.

A Ecossis executou o Monitoramento Ambiental da Área de Preservação Permanente – APP do reservatório da UHE, com o objetivo coibir qualquer tipo de interferência que viesse a ocorrer nesta área sem prévia autorização, a fim de garantir a preservação ambiental e patrimonial, cumprindo assim as exigências legais dos órgãos ambientais.

Aliado a este monitoramento, também foi realizado o monitoramento de Macrófitas Aquáticas nos tributários que alimentam o reservatório, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das mesmas, evitando infestações.

O monitoramento foi realizado diariamente, através de vistorias lacustres e terrestres, abrangendo toda a APP do reservatório da UHE Foz do Chapecó.

A equipe técnica era composta por 03 profissionais que também prestavam apoio à Foz Chapecó na entrega de notificações e em audiências públicas.

Saiba Mais

Monitoramento Ambiental para a CGTEE

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0005_LOGO-6-CGTEE-ELETRO-e1520947605783

Ano de inicio: 2012

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Usina Termoelétrica Presidente Médici – UTPM – Candiota II

Localização: Candiota

Estado: RS

Serviços Executados

Programas de Monitoramento Ambiental

A Usina Termoelétrica Presidente Médici – UTPM – Candiota II, do tipo térmica a vapor, está localizada no município de Candiota/RS, distante 400 quilômetros de Porto Alegre. Sua construção aconteceu em duas etapas. A Fase A da Usina, com duas unidades de 63MW cada, foi inaugurada em 1974 quando foi integrada ao Sistema Interligado Brasileiro. Seu combustível primário é o carvão mineral. No final de 1986, entrou em operação a Fase B, com duas unidades de 160 MW cada, totalizando 446 MW instalados.

Crucial para a segurança energética do sul do País, a Usina Termoelétrica Presidente Médici, sob gestão da Eletrobrás – CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica), contratou os serviços da Ecossis para monitoramento dos recursos hídricos.

Os serviços de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais e Transporte de Sedimentos foram executados em três Estações Fluviométricas, sendo elas: Arroio Candiota Montante (ACM), Sanga Funda Montante (SFM) e Arroio Candiota Jusante (ACJ), pelo período de 1 (um) ano. Os parâmetros monitorados foram temperatura, PH, Condutividade, Turbidez, DBO5 e Transporte de Sedimentos.

Saiba Mais

Monitoramento da qualidade da água no Complexo Rio das Antas

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0011_LOGO-12---CERAN

Ano de inicio: 2018

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Usinas Hidrelétricas – UHEs

Localização: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Flores da Cunha, Farroupilha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis

Estado: Rio Grande do Sul

O Complexo Rio das Antas é composto pelas Usinas Hidrelétricas – UHEs: Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho. Atende mais de 630 mil famílias nos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além de Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Farroupilha.

A Ecossis foi contratada para realizar os serviços técnicos de coleta de água, análise e interpretação dos resultados nos reservatórios do Complexo Rio das Antas.

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água é destinado para avaliar as condições de um corpo hídrico e assim, classificá-lo de acordo com as definições apresentadas na legislação pertinente. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que possam ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana.

A CERAN tem como objetivo, ao realizar este monitoramento, conhecer e acompanhar a variação da qualidade das águas superficiais no Rio das Antas, desde a montante da UHE Castro Alves até a defluência da água turbinada da Casa de Força da UHE 14 de Julho, em um trecho de aproximadamente 100 Km.

A Ecossis Soluções Ambientais utilizou-se de profissionais qualificados e com experiência na realização deste estudo, parceria com laboratórios credenciados pelo INMETRO para as análises laboratoriais, contando com equipamentos modernos e precisos para coleta das informações.

Saiba Mais
Montcalm

Monitoramento de Água Subterrânea para Montcalm em Rio Grande

Montcalm

Ano de inicio: 2018

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Rio Grande  Estado: RS

A Ecossis realiza o Monitoramento de Águas Subterrâneas, para a Fábrica de Tubos da Montcalm, localizada na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. 

O projeto de Monitoramento da Qualidade da Água, teve seu início em agosto de 2018 e seu término esta programado para fevereiro de 2020, é realizado através de Campanhas de Monitoramento de Água Subterrânea, em 05 piezômetros localizados na Fábrica de Tubos da empresa Montcalm.

Em atendimento as condicionantes da sua licença de operação, a Ecossis realizará para a empresa cinco campanhas de monitoramento. Este projeto contempla as seguintes atividades: 

Coleta de amostras de água em 5 piezômetros localizados dentro da empresa. As amostras são coletadas em baixa vazão, atendendo os novos requisitos de padrão da FEPAM, órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul.

Análise laboratorial das amostras, considerando os seguintes parâmetros ( Coliformes termotolerantes, Alumínio, alcalinidade total, Manganês, Cádmio, Chumbo, pH, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, Fósforo, Cobre, Zinco, Cloreto, Sulfato, Sódio, Potássio, Cálcio, Cromo, Flúor, Ferro, Nitrato, Nitrogênio total e turbidez e os elementos derivados de petróleo, PAH, TPH e BTEX; 

Os resultados das análises são em microgramas por litro, conforme CONAMA 396/2008, apresentados através de planilhas de monitoramento das águas subterrâneas, acompanhados do Laudo de Coleta e Amostragem; 

Apresentação da Cadeia de Custódia, Plano de Amostragem e Relatório de Ensaio para cada campanha.  

Este projeto tem o objetivo de avaliar as condições do corpo hídrico e assim, classificá-lo de acordo com a legislação. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana. 

Saiba mais sobre os empreendimentos da Montcalm (www.montcalm.com.br)

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery