Project Categories: Multilog

Multilog

Licenciamento Ambiental para Multilog

Multilog

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: São José dos Pinhais  Estado: PR

Serviços Executados

Licenciamento Ambiental

A Ecossis realizou o Licenciamento Ambiental para nova filial da Multilog no Paraná.

A Multilog – empresa fundada no ano de 1984 em Santa Catarina, é uma empresa referência em logística, que possui uma das estruturas mais completas do setor no Brasil. Hoje a empresa conta com 18 unidades distribuídas estrategicamente nos principais corredores de importação e exportação do território Brasileiro e contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar o seu Licenciamento Ambiental.

O Projeto visava a Obtenção de Licença Ambiental de Operação – LO, junto ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná, para o novo endereço da unidade Multilog CLIA Curitiba, que fica em São José dos Pinhais, região metropolitana do Paraná. A licença garantiu que as atividades que a empresa exerce neste local,  estão de acordo com a legislação do órgão fiscalizador.

O projeto executado pela Ecossis, previa a realização das seguintes atividades, no seu devido cronograma:

  • Entrada de processo via Secretaria de Meio ambiente de São José dos Pinhais (consulta prévia), para obtenção de uma Anuência Municipal e a Certidão de Uso e ocupação do solo;
  • De posse da anuência do Município de São José dos Pinhais, foi dada entrada no processo de Licenciamento junto ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná;
  • Cadastro da empresa no SGA (Cadastro Usuário Ambiental) do IAP, preenchimento de formulário de licenciamento adequado à atividade;
  • Organização da documentação exigida pelo órgão licenciador;
  • Elaboração de um croqui do polígono onde se pretende instalar o empreendimento com pontos de coordenadas geográficas (UTM);
  • Elaboração de um PCA – Plano de Controle Ambiental;
  • Emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica;

Protocolo no órgão ambiental e foi realizado também o monitoramento de todo o processo até a emissão da respectiva licença ambiental de empresa, a Multilog pode contar com a assessoria técnica da equipe multidisciplinar da Ecossis durante todo o período em que o processo esteve em andamento.

Saiba Mais
Multilog

Auditoria Ambiental para empresa de logística em Foz do Iguaçu – PR.

Multilog

Ano de inicio: 2013

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Foz do Iguaçu  Estado: PR

Serviços Executados

Auditorias Ambientais Internas

A Multilog, empresa de logística que atua no ramo de importação e exportação, contratou os serviços de consultoria ambiental da Ecossis Soluções Ambientais para realizar a Auditoria Ambiental na unidade de Foz do Iguaçú – PR.

A  auditoria, realizada nas dependências da unidade da Multilog, Localizada na BR 277 – km 731 – Foz do Iguaçu – Paraná, teve por objetivo a verificação dos seguintes aspectos: 

  • Constatação do cumprimento das normas legais ambientais em vigor. 
  • Constatação dos níveis efetivos ou potenciais de poluição ou de degradação ambiental causado pela atividade auditada. 
  • Constatação das condições de operação e de manutenção dos equipamentos e sistemas de controle de poluição. 
  • Constatação da efetividade das medidas adotadas para assegurar a proteção do meio ambiente, assegurar a proteção da saúde humana, minimizar impactos negativos e recuperar o meio ambiente. 
  •  Constatação da capacitação dos responsáveis pela operação e manutenção dos sistemas, instalações e equipamentos de proteção do meio ambiente. 
  • Avaliação dos fatores de risco advindos das atividades potencialmente e efetivamente poluidoras. 

O escopo da Auditoria Ambiental busca constatar a existência e a consistência de três aspectos mais relevantes na organização auditada: Aspectos técnicos, Aspectos de desempenho e Aspectos de gestão. 

O grau de precisão e confiabilidade da auditoria pode ser conferido pela experiência da equipe técnica especializada da Ecossis, que executou todas as ações necessárias e acompanhou todo o processo de Auditoria Ambiental, assegurando que todos os requisitos foram cumpridos.

Saiba Mais
Multilog

PGR para empresa de logística Multilog

Multilog

Ano de inicio: 2013

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Foz do Iguaçu  Estado: PR

A Ecossis, empresa de Assessoria e Consultoria Ambiental, desenvolveu o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR para a empresa MULTILOG, em sua unidade de Foz do Iguaçu – Paraná. 

Multilog é uma empresa que atua no ramo de logística e armazenagem (armazenagem alfandegada, armazenagem de cargas especiais – química, saúde, automotiva – centro de distribuição, cargas projeto, serviços conexos, gestão de estoques, transporte rodoviário), com unidades no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O PGR elaborado para a Multilog de Foz do Iguaçu, foi concebido com a finalidade de prevenir acidentes através de um conjunto de medidas para as atividades de serviços de armazenagem alfandegada em regime de importação, entreposto aduaneiro na importação e exportação, admissão temporária, exportação temporária, DAC, MIC/DTA, também com cargas químicas e perigosas em processos sobre rodas.  

O PGR – Programa de Gerenciamento de riscos, defini as ações para a gestão e controle das atividades desenvolvidas pela empresa, medidas e procedimentos que visam prevenir, reduzir e controlar os riscos inerentes à atividade desenvolvida. O PGR contempla ações que mantenha a empresa operando dentro dos padrões de segurança considerados aceitáveis. 

Todo o programa foi construído tendo como base o termo de referência padrão elaborado pelo CREA. 

O PGR elaborado apresentou os seguintes tópicos: 

  • Identificação do empreendimento: Contendo características da Unidade Multilog de Foz do Iguaçu.
  • Caracterização do empreendimento: Descrição de empreendimentodescrição de processo do empreendimentolocalização do empreendimento e modelo de gestão de riscos. 
  • Identificação e prevenção dos riscoslevantamento dos riscos, suas fontes geradoras assim como medidas de controle dos riscos que são adotadas no empreendimento. 
  • Normas e procedimentos operacionaisdocumentos formais, contendo informações como sigla ou número de identificação do documento, número da revisão, data de criação e responsável pela elaboração. 
  • Treinamentos: realização de treinamentos, simulados e atividades de conscientização e elaboração de cronograma de planejamento de treinamentos. 
  • Investigação de acidentes/incidenteslevantamento de informações dos eventos visando analisar as causas do ocorrido. 
  • Informações sobre produtos químicosinformações sobre os produtos químicos presentes no empreendimento, assim como medidas preventivas ao trabalhar com os mesmos. 
  • Gerenciamento de modificaçõesestabelecer e implementar procedimentos formais para a administração das operações 
  • Gerenciamento de emergênciastrata sobre a disponibilização de recursos humanos para atendimentos emergenciais no estabelecimento. 

Através do PGR, elaborado pela Ecossis, foi montado o PLANO DE CONTINGENCIAMENTO DE EMERGÊNCIAS (PCE) E O PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL INTERNO, além das ações corretivas que promoveram a prevenção de acidentes e melhorias internas.

Saiba Mais
Open chat