Ano de inicio: 2018
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços
Localização: São José dos Pinhais Estado: PR
Ano de inicio: 2018
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços
Localização: São José dos Pinhais Estado: PR
Serviços Executados
A Multilog – empresa fundada no ano de 1984 em Santa Catarina, é uma empresa referência em logística, que possui uma das estruturas mais completas do setor no Brasil. Hoje a empresa conta com 18 unidades distribuídas estrategicamente nos principais corredores de importação e exportação do território Brasileiro e contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar o seu Licenciamento Ambiental.
O Projeto visava a Obtenção de Licença Ambiental de Operação – LO, junto ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná, para o novo endereço da unidade Multilog CLIA Curitiba, que fica em São José dos Pinhais, região metropolitana do Paraná. A licença garantiu que as atividades que a empresa exerce neste local, estão de acordo com a legislação do órgão fiscalizador.
O projeto executado pela Ecossis, previa a realização das seguintes atividades, no seu devido cronograma:
Protocolo no órgão ambiental e foi realizado também o monitoramento de todo o processo até a emissão da respectiva licença ambiental de empresa, a Multilog pode contar com a assessoria técnica da equipe multidisciplinar da Ecossis durante todo o período em que o processo esteve em andamento.
Ano de inicio: 2013
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços
Localização: Foz do Iguaçu Estado: PR
Serviços Executados
A Multilog, empresa de logística que atua no ramo de importação e exportação, contratou os serviços de consultoria ambiental da Ecossis Soluções Ambientais para realizar a Auditoria Ambiental na unidade de Foz do Iguaçú – PR.
A auditoria, realizada nas dependências da unidade da Multilog, Localizada na BR 277 – km 731 – Foz do Iguaçu – Paraná, teve por objetivo a verificação dos seguintes aspectos:
O escopo da Auditoria Ambiental busca constatar a existência e a consistência de três aspectos mais relevantes na organização auditada: Aspectos técnicos, Aspectos de desempenho e Aspectos de gestão.
O grau de precisão e confiabilidade da auditoria pode ser conferido pela experiência da equipe técnica especializada da Ecossis, que executou todas as ações necessárias e acompanhou todo o processo de Auditoria Ambiental, assegurando que todos os requisitos foram cumpridos.
Ano de inicio: 2013
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços
Localização: Foz do Iguaçu Estado: PR
Serviços Executados
A Ecossis, empresa de Assessoria e Consultoria Ambiental, desenvolveu o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR para a empresa MULTILOG, em sua unidade de Foz do Iguaçu – Paraná.
A Multilog é uma empresa que atua no ramo de logística e armazenagem (armazenagem alfandegada, armazenagem de cargas especiais – química, saúde, automotiva – centro de distribuição, cargas projeto, serviços conexos, gestão de estoques, transporte rodoviário), com unidades no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O PGR elaborado para a Multilog de Foz do Iguaçu, foi concebido com a finalidade de prevenir acidentes através de um conjunto de medidas para as atividades de serviços de armazenagem alfandegada em regime de importação, entreposto aduaneiro na importação e exportação, admissão temporária, exportação temporária, DAC, MIC/DTA, também com cargas químicas e perigosas em processos sobre rodas.
O PGR – Programa de Gerenciamento de riscos, defini as ações para a gestão e controle das atividades desenvolvidas pela empresa, medidas e procedimentos que visam prevenir, reduzir e controlar os riscos inerentes à atividade desenvolvida. O PGR contempla ações que mantenha a empresa operando dentro dos padrões de segurança considerados aceitáveis.
Todo o programa foi construído tendo como base o termo de referência padrão elaborado pelo CREA.
O PGR elaborado apresentou os seguintes tópicos:
Através do PGR, elaborado pela Ecossis, foi montado o PLANO DE CONTINGENCIAMENTO DE EMERGÊNCIAS (PCE) E O PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL INTERNO, além das ações corretivas que promoveram a prevenção de acidentes e melhorias internas.
Ano de inicio: 2022
Status: ATIVO
Tipo de empreendimento: Serviços
Localização: Curitiba Estado: PR
Equipe da Ecossis realizou Estudo Hidrogeológico e apresentou proposta de novos poços de monitoramento no local para obter Licença de Operação da empresa Multilog.
A empresa Multilog Brasil S.A, de Curitiba (PR), selecionou a Ecossis Soluções Ambientais para desenvolver um Estudo Hidrogeológico, visando atender uma condicionante de Licença de Operação, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital paranaense. As atividades ocorreram entre fevereiro e março de 2022.
Além da caracterização hidrogeológica local, o estudo desenvolvido pela equipe técnica da Ecossis apresentou uma proposta de locação de dois novos poços de monitoramento, tendo em vista que os atuais se encontravam secos nas últimas campanhas realizadas.
Na área onde se encontra a Multilog já existiam quatro poços de monitoramento instalados, os quais se concentravam no entorno do antigo local de armazenamento de produtos perigosos.
Sobre a geologia do local, o município de Curitiba é formado por rochas do Complexo Migmatítico Costeiro do Embasamento Cristalino, sedimentos inconsolidados da Formação Guabirotuba e sedimentos aluvionares em geral. A área de estudo, localizada no sul da unidade, é constituída de rochas sedimentares clásticas como arenito, arcóseo, argilito, conglomerado, siltito e arenito arcoseano.
O local apresenta um relevo relativamente uniforme, esculpido em rochas cristalinas, tais como migmatitos, xistos metamórficos e gnaisses, cortados por diques de pegmatitos e diques de diabásio, com altitudes médias entre 850-950 metros, formando uma paisagem suavemente ondulada com planícies e várzeas, ao longo dos principais cursos de água.
A bacia hidrográfica em que o empreendimento está inserido é a do Rio Iguaçu, a qual, no estado do Paraná, cobre uma superfície de 55.024 km². O município de Curitiba está inserido dentro da sub-bacia do Alto
Iguaçu, que por sua vez possui uma área de aproximadamente 3.000 km², e é composta pelas bacias hidrográficas dos rios formadores do Iguaçu na Região Metropolitana de Curitiba, sendo os principais: Iguaçu, Barigui, Palmital, Atuba, Passaúna, Iraí, Belém, Itaqui, Piraquara e Pequeno.
Entre 14 e 16 de fevereiro de 2022, foram realizadas quatro sondagens de solo em locais pré-determinados no terreno, com o objetivo de dar subsídios ao estudo hidrogeológico local. A equipe da Ecossis salientou que as sondagens, nomeadas de ST5 a ST8, foram executadas por meio de trado mecanizado, com profundidades variando entre 2,50 metros e 6,10 metros de profundidade, com base na ABNT NBR 9603.
O processo de perfuração foi desenvolvido sem a utilização de qualquer fluído de perfuração, sendo o material sondado caracterizado tátil-visualmente e descrito na forma de perfis litológicos. Com base nessas descrições, observou-se que o solo no local varia entre argiloso a arenoso.
O nível d’água detectado nas sondagens efetuadas em fevereiro de 2022, variou entre 0,92 m (ST8) e 5,2 m (ST5). No dia 16 de fevereiro de 2022 foi realizado um novo monitoramento ambiental dos poços existentes. Esse acompanhamento das condições hidrogeológicas também foi feito a partir de medições de níveis d’água. A equipe técnica da Ecossis identificou a inexistência de fase livre e demais indícios visuais de contaminação nos poços existentes na área.
Conforme citado anteriormente, na área da empresa Multilog Brasil S.A existem quatro poços que foram monitorados durante os serviços de execução das sondagens. A equipe da Ecossis sugeriu aos gestores da Multilog que os dois novos poços sejam instalados a jusante do novo galpão de armazenamento de produtos químicos, sendo um na lateral do galpão e outro entre o galpão e curso hídrico ali presente. Para os profissionais da Ecossis, a vantagem de instalar os novos poços nos locais onde, recentemente, foram efetuadas sondagens investigativas é o fato de já serem conhecidas as camadas de solo nessa região. Além disso, se sabe que nesses locais, em um primeiro momento, há coluna d’água o suficiente a realização de coleta de amostras para análises químicas.