Ano de inicio: 2017
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:
Gasoduto/Oleoduto
Localização: Porto Alegre Estado: RS
Ano de inicio: 2017
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:
Gasoduto/Oleoduto
Localização: Porto Alegre Estado: RS
Serviços Executados
No dia 03 de Maio a Ecossis participou do evento de abertura da edição 2017 do Projeto Verde-Azul da Sulgás – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, ocasião que foram formalizadas as adesões dos municípios ao Programa de Educação Ambiental.
O Projeto Verde-Azul nas escolas, ocorre desde 2010 e a Ecossis Soluções Ambientais é parceira da Sulgás na execução deste Projeto desde 2011. O Projeto Verde-Azul está inserido no Programa de Responsabilidade Ambiental da Sulgás, onde o objetivo é estimular a cidadania ambiental da comunidade na área de atuação da Sulgás, através da capacitação para que a comunidade escolar participe da conservação do seu ambiente local.
A primeira edição do projeto foi realizada no município de Porto Alegre e trabalhou os temas Recursos Hídricos e Gestão de Resíduos, atingindo um público de 184 pessoas entre alunos e familiares, professores e funcionários do Colégio Estadual Protásio Alves e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira.
A segunda edição, em 2011, trabalhou os temas Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos, Poluição Atmosférica e Gás Natural, atingindo um público de 449 pessoas entre alunos e familiares, professores e funcionários de 10 escolas da rede pública de Porto Alegre, escolhidas através de processo seletivo público.
Em 2012 houve a continuidade do Projeto incluindo o tema Cidadania Ambiental e atingindo um público de, aproximadamente, 566 pessoas, abrangendo 08 escolas.
Em 2013 foi finalizada a etapa de Educação Ambiental do Projeto nas escolas selecionadas em 2011. A edição contou com a participação de, aproximadamente, 639 pessoas (entre alunos e professores).
O Projeto Verde-Azul nas Escolas edição 2016-2019 irá trabalhar com educação ambiental em 30 escolas públicas localizadas nos municípios atendidos pelo Plano de Investimentos 2014-2018, sendo 1 escola por município a cada ano (2016, 2017 e 2018).
O Objetivo do Programa é estimular a cidadania ambiental da comunidade na área de atuação da SULGÁS, através da capacitação para que a comunidade escolar participe da conservação do seu ambiente local.
Saiba mais sobre a Sulgás e seus projetos em www.sulgas.rs.gov.br/
Ano de inicio: 2017
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Gasoduto/Oleoduto
Localização: Porto Alegre Estado: RS
Os serviços técnicos realizados foram para obter e manter os licenciamentos ambientais para implantação e operação das redes de distribuição de gás natural (RDGN) pertencente a SULGÁS no estado do Rio Grande do Sul.
O escopo dos serviços compreendeu a realização de Laudo Técnico de Monitoramento Vegetal, Acompanhamento e Monitoramento das intervenções sobre o Ambiente Natural, Consultoria Ambiental, Projeto de Manejo de Vegetação e Laudo Geológico.
Todos os serviços contaram com emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.
A equipe técnica da Ecossis esteve a disposição da SULGÁS para acompanhamento em reuniões com o órgão ambiental afim de poder prestar esclarecimentos dos serviços executados.
Mais informações sobre a SULGÁS e seus serviços estão disponíveis em www.sulgas.rs.gov.br
Saiba mais sobre a Ecossis
Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.
A Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa de meio ambiente que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para os mais diversos setores da sociedade tais como, infra-estrutura, energia, mineração, agronegócio, órgãos públicos e entre outros.
Nossas soluções buscam ser economicamente viáveis, socialmente justas e ambiental corretas, tendo como base na legislação e as peculiaridades de segmento que atuamos, para que todos nossos clientes, não somente tenham satisfação com nossos serviços, mas que seus projetos alcancem o desenvolvimento sustentável.
Ano de inicio: 2017
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:
Gasoduto/Oleoduto
Localização: Belo Horizonte Estado: MG
Ecossis elaborou estudos ambientais para a ampliação do sistema de distribuição de Gás Natural para a GASMIG – Cia de Gás de Minas Gerais.
Os estudos ambientais realizados tinham como objetivo principal obter o Licenciamento Ambiental para a nova Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN). Os estudos foram realizados na cidade de Jacutinga-MG para a implantação de um gasoduto de 9,038 Km (Linha Tronco/Jacutinga).
O licenciamento obtido pela GASMIG é para a distribuição de gás natural por gasodutos, tendo como objeto deste estudo o Ramal MultiTécnica. O projeto executivo do ramal prevê 3,5 km de extensão construídos através do método destrutivo, com vala a “céu aberto”, as dimensões típicas desta vala são de 1,20 metro de profundidade e 80 cm de largura. O Ramal MultiTécnica esta inserido no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, localizado na rodovia MG-238 em encontro com a BR – 040
Foi realizado um levantamento de dados secundários referentes ao meio socioeconômico e histórico do município, bem como da área de influência do projeto, levantando os benefícios gerados pela atividade e principalmente sobre o desenvolvimento econômico para a região, assim como possíveis impactos a serem mitigados.
A equipe foi composta por técnicos da área geólógica, biólógica e arqueológica. A metodologia utilizada para a elaboração dos estudos ambientais para as obras de ampliação do gasoduto foi constituída em cinco etapas, sendo elas:
Saiba mais sobre a Gasmig em http://www.gasmig.com.br
Ano de inicio: 2008
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:
Gasoduto/Oleoduto
Localização: Serra Catarinense Estado: SC
A Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGÁS realizou diversos serviços ambientais com a Ecossis.
A Ecossis realizou para a Companhia de Gás de Santa Catarina, no ano de 2010, estudos para a rede de gás da Serra Catarinense, uma das mais importantes ligações de gás natural do estado de Santa Catarina, com mais de 230 km, a rede passa por 16 municípios, com um consumo potencial de 119 mil m³/dia.
Para este trabalho foi elaborado um RDPA; Programa de Supervisão Ambiental; Programa de Educação Ambiental; Programa de Comunicação Social, de Gestão de Resíduos Sólidos; Análise e Plano de Gerenciamento de Riscos.
No ano de 2012 foi realizado para a esta companhia um RAS – Relatório Ambiental Simplificado para a ampliação de 900 km das redes de distribuição de gás natural do Estado de Santa Catarina, nas regiões Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul Catarinense, para atender as grandes demandas de gás natural da indústria, comércio, veicular e residencial.
Para saber mais sobre a rede de gás natural da SCGÁS acesse http://www.scgas.com.br
Ano de inicio: 2018
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Oleoduto/Gasoduto
Localização: Porto Alegre Estado: RS
Serviços Executados
A Ecossis foi contratada, mais uma vez, pela SULGÁS – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, para realizar o Programa de Educação Ambiental, através do Projeto Verde-Azul, que está inserido no seu Programa de Responsabilidade Ambiental desde 2010.
Desde seu ano de criação, em 2010, a Ecossis Soluções Ambientais vem participando de diversas edições, com a execução de atividades em sala de aula com educadores profissionais da área, com formação superior e experiência comprovada em projetos de educação ambiental junto as escolas.
Nos anos de 2011, 2012 e 2013, o projeto Verde-Azul da SULGÁS foi desenvolvido no município de Porto Alegre. Nos anos de 2016, 2017 e 2018 o projeto trabalhou com educação ambiental em 10 municípios: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Triunfo, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Gramado. Com exceção em 2018 que a cidade de São Leopoldo foi substituída pelo município de Novo Hamburgo.
As temáticas abordadas pelo projeto foram: gás natural e meio ambiente, recursos hídricos, gestão de resíduos e energia, sendo que a metodologia pedagógica proposta para trabalhar tais conteúdos é através de aula teórica, aula prática e saídas de campo.
A equipe de educadores da Ecossis Soluções Ambientais foi composta por 12 profissionais especializados na área ambiental, como Engenheiro Ambiental, Geólogo, Geógrafo e Biólogo, sendo orientados por uma profissional de pedagogia, divididos nas funções de coordenadores, educadores ambientais e assistentes.
O projeto Verde-Azul no ano de 2018 abrangeu cerca de 1200 pessoas entre alunos, pais e professores das comunidades escolares.
O projeto desse ano iniciou no mês de julho com o diagnóstico ambiental das escolas e da comunidade escolar. Os dados obtidos no diagnóstico compõem o cronograma das aulas com o objetivo de sensibilizar, ensinar, e reforçar a importância dos conteúdos previstos, possibilitando a ampliação das temáticas propostas, a relação direta dos temas com o cotidiano e potencializando o entendimento de nossa posição cultural/ambiental no mundo.
A edição de 2018 encerrará oficialmente no dia 22 de novembro, com um grande evento promovido pela SULGÁS, onde irá reunir todas as escolas em Porto Alegre. Na ocasião será anunciado o resultado do concurso de redação Verde-Azul entre outras atrações.
O grande destaque da edição deste ano foi a grande quantidade de homenagens recebidas pela equipe da Ecossis, durante apresentação das última aulas do projeto, onde as escolas, pais e alunos estão demonstrando o agradecimento aos educadores e a coordenadora pedagógica pelo trabalho de educação ambiental realizado ao longo desses 5 meses, através da confecção de cartazes, cartinhas e desenhos.
Abaixo cópia de algumas homenagens recebidas pela equipe da Ecossis durante as aulas de encerramento do projeto Verde-Azul da SULGÁS.
Parabéns a todos que participaram de mais uma edição do projeto Verde-Azul da SULGÁS.
Ano de inicio: 2019
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Óleo e Gás
Localização: Canoas e Araucária Estado: RS e PR
Serviços Executados
A Ecossis foi contratada para elaborar Laudo Geológico para duas unidades da empresa Nacional Gás
A Nacional Gás, empresa brasileira de distribuição de gás de petróleo liquefeito, contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar a Inspeção de ocorrências geológico-geotécnicas ao longo das faixas de dutos e áreas adjacentes de duas de suas unidades e elaborar um laudo Geológico para cada unidade, uma delas localizada no Município de Canoas (Rio Grande do Sul) e a outra localizada em Araucária (Paraná).
O objetivo do projeto foi identificar, classificar e acompanhar a evolução das ocorrências que possam ameaçar a integridade dos dutos e outras instalações existentes na faixa ou levar à interrupção de seu funcionamento, trazendo prejuízos sociais, ambientais e econômicos.
As atividades realizadas durante a Prestação dos serviços técnicos de geologia compreenderam a elaboração de relatório técnico sazonal e seguiram as normas da N-2775 da Petrobras, contemplando:
Ano de inicio: 2021
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Óleo e Gás
Localização: Imbituba Estado: SC
Serviços Executados
A empresa catarinense SOBRAX Brasil Gás Eireli escolheu a Ecossis Soluções Ambientais para conduzir o processo de Licenciamento Ambiental da atividade de armazenamento de produtos químicos e fazer o assessoramento de obtenção de certidões/autorizações junto a ANP (Agência Nacional do Petróleo) para a atividade de armazenamento, distribuição e comercialização de GNL – Gás Natural Liquefeito.
A primeira etapa das atividades foi executada na sede da empresa, localizada no município de Imbituba, durante o período de 10 de janeiro de 2020 a 15 de janeiro de 2021.
No início das atividades a equipe técnica da Ecossis teve acesso a diversos documentos e informações da empresa SOBRAX. Com o propósito de verificar a forma de emissão das certidões solicitadas para o processo de licenciamento, também foi realizado contato com a Secretaria do Planejamento de Itajaí/SC. Em função da exigência dos órgãos as certidões e documentos relacionados foram apresentados na etapa de licenciamento.
Já na segunda fase, a equipe técnica trabalhou entre os dias 15 de fevereiro de 2021 a 15 de março de 2021, principalmente, no recebimento e organização da documentação solicitada ao cliente. Também foi o momento de receber os dados de cadastro e senha do SEI para login no sistema da ANP, além de fazer o envio da procuração para representação junto aos órgãos ambientais para assinatura. Ainda foram realizadas análises dos projetos e plantas referentes ao empreendimento e o levantamento de dados secundários das áreas de influência do estudo.
A equipe técnica da Ecossis que trabalhou neste projeto para a SOBRAX foi formada seguintes profissionais: Jean Antônio (Eng. Ambiental, Esp. Engenharia em Segurança do Trabalho); Nathalia Chites (Eng. Hídrica, esp. Eng. Ambiental e Saneamento); Aquemi Weiler Schuh (Geóloga); Rodrigo Torres (Biólogo); Carla Pequini (Arqueóloga); Ivan Luís Palmeira Camardelli Masafret (Msc Sociologia); Rodrigo Mota (Eng. Ambiental) e Karen da Costa Machado Moreira (Direito, esp. Direito Ambiental).