Project Categories: Óleo e Gás

SulGás

SulGás – Programa de Responsabilidade Ambiental

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0028_LOGO-29-SULGAS-e1520947633172-1

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Gasoduto/Oleoduto

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

Ecossis executou mais uma etapa do Programa Verde-Azul da Sulgás, Programa de Responsabilidade Ambiental

No dia 03 de Maio a Ecossis participou do evento de abertura da edição 2017 do Projeto Verde-Azul da Sulgás – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, ocasião que foram formalizadas as adesões dos municípios ao Programa de Educação Ambiental.

O Projeto Verde-Azul nas escolas, ocorre desde 2010 e a Ecossis Soluções Ambientais é parceira da Sulgás na execução deste Projeto desde 2011. O Projeto Verde-Azul está inserido no Programa de Responsabilidade Ambiental da Sulgás, onde o objetivo é estimular a cidadania ambiental da comunidade na área de atuação da Sulgás, através da capacitação para que a comunidade escolar participe da conservação do seu ambiente local.

A primeira edição do projeto foi realizada no município de Porto Alegre e trabalhou os temas Recursos Hídricos e Gestão de Resíduos, atingindo um público de 184 pessoas entre alunos e familiares, professores e funcionários do Colégio Estadual Protásio Alves e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira.

A segunda edição, em 2011, trabalhou os temas Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos, Poluição Atmosférica e Gás Natural, atingindo um público de 449 pessoas entre alunos e familiares, professores e funcionários de 10 escolas da rede pública de Porto Alegre, escolhidas através de processo seletivo público.

Em 2012 houve a continuidade do Projeto incluindo o tema Cidadania Ambiental e atingindo um público de, aproximadamente, 566 pessoas, abrangendo 08 escolas.

Em 2013 foi finalizada a etapa de Educação Ambiental do Projeto nas escolas selecionadas em 2011. A edição contou com a participação de, aproximadamente, 639 pessoas (entre alunos e professores).

O Projeto Verde-Azul nas Escolas edição 2016-2019 irá trabalhar com educação ambiental em 30 escolas públicas localizadas nos municípios atendidos pelo Plano de Investimentos 2014-2018, sendo 1 escola por município a cada ano (2016, 2017 e 2018).

O Objetivo do Programa é estimular a cidadania ambiental da comunidade na área de atuação da SULGÁS, através da capacitação para que a comunidade escolar participe da conservação do seu ambiente local.

Saiba mais sobre a Sulgás e seus projetos em www.sulgas.rs.gov.br/

Saiba Mais
Ecossis realiza Serviços Técnicos Ambientais para a SULGÁS

Serviços Técnicos Ambientais para a SULGÁS

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0028_LOGO-29-SULGAS-e1520947633172-1

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Gasoduto/Oleoduto

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

A Ecossis foi contratada para realizar Serviços Técnicos Ambientais para a SULGÁS – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande de Sul.

Os serviços técnicos realizados foram para obter e manter os licenciamentos ambientais para implantação e operação das redes de distribuição de gás natural (RDGN) pertencente a SULGÁS no estado do Rio Grande do Sul.

O escopo dos serviços compreendeu a realização de Laudo Técnico de Monitoramento Vegetal, Acompanhamento e Monitoramento das intervenções sobre o Ambiente Natural, Consultoria Ambiental, Projeto de Manejo de Vegetação e Laudo Geológico.

Todos os serviços contaram com emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

A equipe técnica da Ecossis esteve a disposição da SULGÁS para acompanhamento em reuniões com o órgão ambiental afim de poder prestar esclarecimentos dos serviços executados.

Mais informações sobre a SULGÁS e seus serviços estão disponíveis em www.sulgas.rs.gov.br


Saiba mais sobre a Ecossis

Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.

A Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa de meio ambiente que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para os mais diversos setores da sociedade tais como, infra-estrutura, energia, mineração, agronegócio, órgãos públicos e entre outros.

Nossas soluções  buscam ser economicamente viáveis, socialmente justas e ambiental corretas, tendo como base na legislação e as peculiaridades de segmento que atuamos, para que todos nossos clientes, não somente tenham satisfação com nossos serviços, mas que seus projetos alcancem o desenvolvimento sustentável.

Saiba Mais
Elaboração de Estudos Ambientais para a GASMIG

Elaboração de Estudos Ambientais para a GASMIG

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0029_LOGO-30-GASMIG-e1520947884672

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Gasoduto/Oleoduto

Localização: Belo Horizonte   Estado: MG

Ecossis elaborou estudos ambientais para a ampliação do sistema de distribuição de Gás Natural para a GASMIG – Cia de Gás de Minas Gerais.

Os estudos ambientais realizados tinham como objetivo principal obter o Licenciamento Ambiental para a nova Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN). Os estudos foram realizados na cidade de Jacutinga-MG para a implantação de um gasoduto de 9,038 Km (Linha Tronco/Jacutinga).

O licenciamento obtido pela GASMIG é para a distribuição de gás natural por gasodutos, tendo como objeto deste estudo o Ramal MultiTécnica. O projeto executivo do ramal prevê 3,5 km de extensão construídos através do método destrutivo, com vala a “céu aberto”, as dimensões típicas desta vala são de 1,20 metro de profundidade e 80 cm de largura. O Ramal MultiTécnica esta inserido no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, localizado na rodovia MG-238 em encontro com a BR – 040

Foi realizado um levantamento de dados secundários referentes ao meio socioeconômico e histórico do município, bem como da área de influência do projeto, levantando os benefícios gerados pela atividade e principalmente sobre o desenvolvimento econômico para a região, assim como possíveis impactos a serem mitigados.

A equipe foi composta por técnicos da área geólógica, biólógica e arqueológica. A metodologia utilizada para a elaboração dos estudos ambientais para as obras de ampliação do gasoduto foi constituída em cinco etapas, sendo elas:

  • Organização do Planejamento – Plano de Trabalho;
  • Levantamento de dados secundários – Pesquisa bibliográfica;
  • Levantamentos de campo;
  • Construção do relatório descritivo contendo os estudos;
  • Avaliação, correção (Ecossis) e Aprovação dos estudos pela GASMIG.

Saiba mais sobre a Gasmig em http://www.gasmig.com.br

Saiba Mais
Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGÁS

Estudos Ambientais para a SCGÁS

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0030_LOGO-31-scgas-e1520947538123

Ano de inicio: 2010

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Gasoduto/Oleoduto

Localização: Guaíba  Estado: RS

A Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGÁS realizou diversos serviços ambientais com a Ecossis.

A Ecossis realizou para a Companhia de Gás de Santa Catarina, no ano de 2010, estudos para a rede de gás da Serra Catarinense, uma das mais importantes ligações de gás natural do estado de Santa Catarina, com mais de 230 km, a rede passa por 16 municípios, com um consumo potencial de 119 mil m³/dia.

Para este trabalho foi elaborado um RDPA; Programa de Supervisão Ambiental; Programa de Educação Ambiental; Programa de Comunicação Social, de Gestão de Resíduos Sólidos; Análise e Plano de Gerenciamento de Riscos.

No ano de 2012 foi realizado para a esta companhia um RAS – Relatório Ambiental Simplificado para a ampliação de 900 km das redes de distribuição de gás natural do Estado de Santa Catarina, nas regiões Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul Catarinense, para atender as grandes demandas de gás natural da indústria, comércio, veicular e residencial.

Para saber mais sobre a rede de gás natural da SCGÁS acesse http://www.scgas.com.br

Saiba Mais
SulGás

Projeto de Educação Ambiental Verde-Azul para SulGás

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0028_LOGO-29-SULGAS-e1520947633172-1

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Oleoduto/Gasoduto

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

A Ecossis realizou Programa de Educação Ambiental para SULGÁS, através do projeto Verde-Azul.

A Ecossis foi contratada, mais uma vez, pela SULGÁS – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, para realizar o Programa de Educação Ambiental, através do Projeto Verde-Azul, que está inserido no seu Programa de Responsabilidade Ambiental desde 2010.

Desde seu ano de criação, em 2010, a Ecossis Soluções Ambientais vem participando de diversas edições, com a execução  de atividades em sala de aula com educadores profissionais da área, com formação superior e experiência comprovada em projetos de educação ambiental junto as escolas.

Nos anos de 2011, 2012 e 2013, o projeto Verde-Azul da SULGÁS foi desenvolvido no município de Porto Alegre. Nos anos de 2016, 2017 e 2018 o projeto trabalhou com educação ambiental em 10 municípios: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Triunfo, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Gramado. Com exceção em 2018 que a cidade de São Leopoldo foi substituída pelo município de Novo Hamburgo.

As temáticas abordadas pelo projeto foram: gás natural e meio ambiente, recursos hídricos, gestão de resíduos e energia, sendo que a metodologia pedagógica proposta para trabalhar tais conteúdos é através de aula teórica, aula prática e saídas de campo.

A equipe de educadores da Ecossis Soluções Ambientais foi composta por 12 profissionais especializados na área ambiental, como Engenheiro Ambiental, Geólogo, Geógrafo e Biólogo, sendo orientados por uma profissional de pedagogia, divididos nas funções de coordenadores, educadores ambientais e assistentes.

O projeto Verde-Azul no ano de 2018 abrangeu cerca de 1200 pessoas entre alunos, pais e professores das comunidades escolares.

O projeto desse ano iniciou no mês de julho com o diagnóstico ambiental das escolas e da comunidade escolar. Os dados obtidos no diagnóstico compõem o cronograma das aulas com o objetivo de sensibilizar, ensinar, e reforçar a importância dos conteúdos previstos, possibilitando a ampliação das temáticas propostas, a relação direta dos temas com o cotidiano e potencializando o entendimento de nossa posição cultural/ambiental no mundo.

A edição de 2018 encerrará oficialmente no dia 22 de novembro, com um grande evento promovido pela SULGÁS, onde irá reunir todas as escolas em Porto Alegre. Na ocasião será anunciado o resultado do concurso de redação Verde-Azul entre outras atrações.

O grande destaque da edição deste ano foi a grande quantidade de homenagens recebidas pela equipe da Ecossis, durante apresentação das última aulas do projeto, onde as escolas, pais e alunos estão demonstrando o agradecimento aos educadores e a coordenadora pedagógica pelo trabalho de educação ambiental realizado ao longo desses 5 meses, através da confecção de cartazes, cartinhas e desenhos.

Abaixo cópia de algumas homenagens recebidas pela equipe da Ecossis durante as aulas de encerramento do projeto Verde-Azul da SULGÁS.

Carta de agradecimento do Clube Matemático EMEF São Miguel – Charqueadas/RS.


Depoimentos de alunos.


Depoimento de pais e familiares.

Parabéns a todos que participaram de mais uma edição do projeto Verde-Azul da SULGÁS.

 

 

 

Saiba Mais

Elaboração de Laudo Geológico para Nacional Gás

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-nacional-gas

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Óleo e Gás

Localização: Canoas e Araucária  Estado: RS e PR

Serviços Executados

Laudos Geológicos

A Ecossis foi contratada para elaborar Laudo Geológico para duas unidades da empresa Nacional Gás 

A Nacional Gás, empresa brasileira de distribuição de gás de petróleo liquefeito, contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar a Inspeção de ocorrências geológico-geotécnicas ao longo das faixas de dutos e áreas adjacentes de duas de suas unidades e elaborar um laudo Geológico para cada unidade, uma delas localizada no Município de Canoas (Rio Grande do Sul) e a outra localizada em Araucária (Paraná). 

O objetivo do projeto foi identificar, classificar e acompanhar a evolução das ocorrências que possam ameaçar a integridade dos dutos e outras instalações existentes na faixa ou levar à interrupção de seu funcionamento, trazendo prejuízos sociais, ambientais e econômicos. 

As atividades realizadas durante a Prestação dos serviços técnicos de geologia compreenderam a elaboração de relatório técnico sazonal e seguiram as normas da N-2775 da Petrobrascontemplando: 

  • Coleta e análise de dados referentes à faixa ou ao duto com: 
  1. Cadastro de pontos identificados em inspeções anteriores, sistemáticas e especificas;
  2. Relatórios de inspeções anteriores;
  3. Projetos de monitoramento e relatórios de acompanhamento da instrumentação;
  4. Registros pluviométricos na região;
  5. Fotografias aéreas;
  6. Banco de imagens
  7. Traçado do duto. 
  • Caminhada ao longo da faixa de dutos. 
  • Cadastramento através de fichas descritivas de todos os pontos com indícios de processos naturais ou antrópicos que representem risco para integridade dos dutos, mesmo não representando risco imediato, mencionando: 
  1. Erosão;
  2. Ravinamentos;
  3. Deslizamentos;
  4. Minerações;
  5. Obras de infraestrutura urbana;
  6. Indícios de movimentos de encosta;
  7. Recalques,
  8. Abatimentos;
  9. Acúmulo de água;
  10. Deficiência ou danos nos dispositivos de drenagem ou em obras de estabilização;
  11. Exposição do duto;
  12. Cortes;
  13. Aterros e barragens. 
  • Tratamento e compilação de dados com a elaboração do relatório de inspeção sazonalcontendo mapas, ficha de inspeção, classificação das ocorrências; fotografias recomendações gerais para melhoria das condições de segurança das unidades inspecionadas e emissão de ART – Anotação de responsabilidade técnica. 
Saiba Mais
Open chat