Ano de inicio: 2014
Status: Concluído
Tipo de empreendimento: Terminal Portuário
Localização: Santos
Estado: SP
Ano de inicio: 2014
Status: Concluído
Tipo de empreendimento: Terminal Portuário
Localização: Santos
Estado: SP
A Ecossis foi contratada para realizar estudos de Arqueologia Preventiva nas obras de recuperação e reestruturação do cais, entre os armazéns 12A e 23, do Porto de Santos/SP.
Os estudos de Arqueologia Preventiva foram executados em áreas onde a cultura material possa sofrer influência direta de algum empreendimento, com o objetivo garantir a integridade do patrimônio cultural da nação.
O trabalho seguiu os preceitos estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, atestando qualidade e responsabilidade pelos estudos arqueológicos. Dentre as condicionantes exigidas para o processo de Licenciamento Ambiental do Porto de Santos, estava acompanhamento das obras para garantir a validade da licença de instalação.
Os trabalhos vinculados às obras de reestruturação do Porto de Santos ocorreram de 2014 até 2019, conforme Portarias IPHAN.
Durante a execução do projeto, foi realizado o acautelamento dos bens tombados existentes nas Áreas Diretamente Afetadas – ADA pelos empreendimentos, e a identificação e resgate dos sítios arqueológicos localizados ao longo da fase de monitoramento arqueológico. Vinculadas aos trabalhos efetivos de campo, ações de Educação Patrimonial foram executadas, com o intuito de fomentar a interação e conhecimento entre a história do Porto de Santos, os trabalhadores e as crianças das comunidades de entorno.
Ano de inicio: 2021
Status: Ativo
Tipo de empreendimento: Terminal Portuário
Localização: Santos
Estado: SP
Serviços Executados
Em 2021, a Ecossis iniciou a execução do Programa de Educação Ambiental – PEA e dos Subprogramas de Apoio à Pesca Artesanal – PPA e de Capacitação dos Trabalhadores – PEAT para o Porto Organizado de Santos/SP, para a Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP.
As ações do PEA, que se caracterizam por interações com a comunidade, necessitaram de reconfiguração dos ferramentais metodológicos, pois o risco imposto pela pandemia causada pelo novo Coronavírus (SARS Cov-2) impossibilitava a continuidade do PEA em seu formato original.
As ações contempladas pela Ecossis abrangem os seguintes tópicos:
As ações referentes ao PEA, PEAT e PPA seguem sendo realizadas dentro do prazo estabelecido, de forma segura e com prazo contratual de 24 meses.