Project Categories: Porto de Santos

Porto de Santos

Arqueologia no Porto de Santos

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0018_LOGO-19-PORTO-SANTOS-e1520947256857

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Terminal Portuário

Localização: Santos  Estado: SP

A Ecossis foi contratada para realizar estudos de Arqueologia Preventiva nas obras de reestruturação do Porto de Santos em São Paulo

Os estudos de Arqueologia Preventiva executados em áreas onde a cultura material possa sofrer influência direta de algum empreendimento, tem como objetivo garantir a integridade  do patrimônio cultural da nossa nação.

O trabalho tinha como objetivo seguir os preceitos estabelecidos pelo IPHAN atestando qualidade e responsabilidade pelos estudos arqueológicos. Dentre as condicionantes exigidas no licenciamento ambiental do Porto de Santos, esta o  acompanhamento das obras, que visava garantir a validade da licença de instalação durante o período de execução das obras.

Os trabalhos vinculados às obras de reestruturação do Porto de Santos ocorreram  desde 2014 até 2019, conforme Portarias Iphan. Foi realizado tanto o acautelamento dos bens tombados existentes nas Áreas  Diretamente Afetadas pelos empreendimentos, quanto a identificação e resgate dos sítios arqueológicos localizados, durante a fase de monitoramento arqueológico.

Vinculado aos trabalhos efetivos de campo, ações de Educação Patrimonial foram executadas, com o intuito de fomentar a interação e conhecimento entre a história do Porto de Santos, dos trabalhadores e das crianças.

Mais informações sobre este monitoramento de obras, que é referente a recuperação e reforço estrutural do cais dos armazéns 12A ao 23, e que também promove a educação ambiental e patrimonial, podem ser obtidos através do link abaixo no site do Porto de Santos.

Leia o Relatório.

Confira o material produzido pela Equipe Ecossis:

 

Makin Off

 

Livreto:

Saiba Mais
Porto de Santos

Programa de Educação Ambiental para CODESP

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0018_LOGO-19-PORTO-SANTOS-e1520947256857

Ano de inicio: 2021

Status: Em Andamento

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Santos  Estado: SP

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

A Ecossis iniciou em 2021 a execução do Programa de Educação Ambiental (PEA) e dos Subprogramas de Apoio à Pesca Artesanal (PPA) e de Capacitação dos Trabalhadores (PEAT) do Porto Organizado de Santos/SP – CODESP. 

A partir de janeiro de 2021 o PEA do Porto Organizado de Santos/SP passou a ser executado pela Ecossis Soluções Ambientais, com prazo contratual de 24 meses. 

As ações do PEA, que se caracterizam por interações com a comunidade, por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus (SARS Cov-2), necessitaram de reconfiguração dos ferramentais metodológicos, pois o risco imposto pela atual situação impossibilita a continuidade do PEA segundo o originalmente previsto. 

O Programa de Educação Ambiental elaborado pela Ecossis, contempla ações que abrangem os seguintes tópicos: 

  • Elaboração de diagnóstico socioambiental atualizado do Porto Organizado de Santos; 
  • Realização de ações socioambientais junto à comunidade portuária; 
  • Construção e implantação de Projetos de Educação Ambiental junto às comunidades (continuidade ao Programa de Educação ambiental anteriormente vigente); 
  • Implantação do Subprograma de Educação Ambiental para os Trabalhadores portuários, abrangendo os funcionários da SPA, prestadores de serviços terceirizados lotados nas dependências da companhia e trabalhadores das obras na área do Porto Organizado de Santos sob responsabilidade da Autoridade Portuária; 
  • Continuidade de execução do Subprograma de Apoio à Pesca Artesanal. 

Este projeto que foi dividido em 6 etapas, atualmente, se encontra na etapa 2, onde no mês de maio de 2021 foi realizada Mobilização e Sensibilização das comunidades.  

Nesta etapa foi realizado um contato inicial com todas as lideranças comunitárias que foram identificadas durante a ação de levantamento e elaboração do Diagnóstico Socioeconômico, onde ocorreu um encontro presencial, com apresentação do PEA. 

Apesar das readequações realizadas tanto no plano de trabalho quanto na metodologia aplicada neste projeto, devido a pandemia do COVID-19, as ações referentes ao PEA, PEAT e PPA seguem sendo realizadas dentro do prazo estabelecido e de forma segura. 

Saiba Mais
Open chat