Ano de inicio: 2014
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:
Terminal Portuário
Localização: Santos Estado: SP
Ano de inicio: 2014
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:
Terminal Portuário
Localização: Santos Estado: SP
Os estudos de Arqueologia Preventiva executados em áreas onde a cultura material possa sofrer influência direta de algum empreendimento, tem como objetivo garantir a integridade do patrimônio cultural da nossa nação.
O trabalho tinha como objetivo seguir os preceitos estabelecidos pelo IPHAN atestando qualidade e responsabilidade pelos estudos arqueológicos. Dentre as condicionantes exigidas no licenciamento ambiental do Porto de Santos, esta o acompanhamento das obras, que visava garantir a validade da licença de instalação durante o período de execução das obras.
Os trabalhos vinculados às obras de reestruturação do Porto de Santos ocorreram desde 2014 até 2019, conforme Portarias Iphan. Foi realizado tanto o acautelamento dos bens tombados existentes nas Áreas Diretamente Afetadas pelos empreendimentos, quanto a identificação e resgate dos sítios arqueológicos localizados, durante a fase de monitoramento arqueológico.
Vinculado aos trabalhos efetivos de campo, ações de Educação Patrimonial foram executadas, com o intuito de fomentar a interação e conhecimento entre a história do Porto de Santos, dos trabalhadores e das crianças.
Mais informações sobre este monitoramento de obras, que é referente a recuperação e reforço estrutural do cais dos armazéns 12A ao 23, e que também promove a educação ambiental e patrimonial, podem ser obtidos através do link abaixo no site do Porto de Santos.