Project Categories: Projeto e Execução de Prospecção Arqueológica

Porto de Santos

Arqueologia no Porto de Santos

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0018_LOGO-19-PORTO-SANTOS-e1520947256857

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Terminal Portuário

Localização: Santos  Estado: SP

A Ecossis foi contratada para realizar estudos de Arqueologia Preventiva nas obras de reestruturação do Porto de Santos em São Paulo

Os estudos de Arqueologia Preventiva executados em áreas onde a cultura material possa sofrer influência direta de algum empreendimento, tem como objetivo garantir a integridade  do patrimônio cultural da nossa nação.

O trabalho tinha como objetivo seguir os preceitos estabelecidos pelo IPHAN atestando qualidade e responsabilidade pelos estudos arqueológicos. Dentre as condicionantes exigidas no licenciamento ambiental do Porto de Santos, esta o  acompanhamento das obras, que visava garantir a validade da licença de instalação durante o período de execução das obras.

Os trabalhos vinculados às obras de reestruturação do Porto de Santos ocorreram  desde 2014 até 2019, conforme Portarias Iphan. Foi realizado tanto o acautelamento dos bens tombados existentes nas Áreas  Diretamente Afetadas pelos empreendimentos, quanto a identificação e resgate dos sítios arqueológicos localizados, durante a fase de monitoramento arqueológico.

Vinculado aos trabalhos efetivos de campo, ações de Educação Patrimonial foram executadas, com o intuito de fomentar a interação e conhecimento entre a história do Porto de Santos, dos trabalhadores e das crianças.

Mais informações sobre este monitoramento de obras, que é referente a recuperação e reforço estrutural do cais dos armazéns 12A ao 23, e que também promove a educação ambiental e patrimonial, podem ser obtidos através do link abaixo no site do Porto de Santos.

Leia o Relatório

Saiba Mais

Programa de Arqueologia em Linha de Transmissão para Copel

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0008_LOGO-9-COPEL-e1520947574494-2

Ano de inicio: 2011

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Linha de Transmissão

Localização: Guaíba  Estado: RS

Ecossis foi contratada pela Copel para executar o Programa de Arqueologia da LT Araraquara-Taubaté localizada no Estado de São Paulo

A execução do Programa de arqueologia para a Copel, contempla a Preservação, Prospecção, Resgate, Salvamento e Monitoramento do Patrimônio Arqueológico e Educação Patrimonial do empreendimento Linha de Transmissão 500 kV Araquara II – Taubaté, envolvendo 28 municípios do Estado de São Paulo:

Municípios abrangidos:

Araraquara, Boa Esperança do Sul, Ibaté, Ribeirão Bonito, São Carlos, Itirapina, Analândia, Corumbataí, Rio Claro, Araras, Cordeirópolis, Limeira, Cosmópolis, Paulínia, Artur Nogueira, Holambra, Jaguariúna, Campinas, Pedreira, Amparo, Morungaba, Bragança Paulista, Atibaia, Piracaia, Igaratá, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté.

A Ecossis orgulha-se de poder contribuir desenvolvendo todos os serviços de arqueologia desta importante obra, que trará grande benefícios para o escoamento da energia em nosso País.

Este empreendimento gerará benefícios para o País, pois melhorará a qualidade do fornecimento de energia elétrica, desenvolvendo a economia regional e nacional. Trará vantagens sociais diretas e indiretas para as populações da região Sudeste do Brasil, estabelecendo um ciclo de geração de empregos para cerca de 900 pessoas e renda e melhorias da qualidade de vida.

Com investimentos da ordem de R$ 230 milhões, este empreendimento vai possibilitar o escoamento pleno da energia proveniente das usinas do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio), no Estado de Rondônia, até os principais centros de carga de São Paulo e Rio de Janeiro. As usinas do rio Madeira estão entre os principais reforços com que conta o Sistema Elétrico Interligado nos próximos anos, e o transporte dessa energia até os centros de consumo é uma etapa crucial do processo. Desse total, R$ 25 milhões são destinados às obras de ampliação da subestação Taubaté, além do trecho da linha de transmissão que circunda a cidade. Fonte: Copel

Maiores informações sobre o empreendimento podem ser encontradas em:

http://www.copel.com/

Saiba Mais
Serviços de Arqueologia para UHE de Furnas

Serviços de Arqueologia para UHE de Furnas

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0013_LOGO-14-FUYRNAS-e1520947772545

Ano de inicio: 2017

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: UHE

Localização:   Estado: MG

A Ecossis está realizando para a UHE de Furnas, localizada no Estado de Minas Gerais, o Diagnóstico  Arqueológico Interventivo na faixa de depleção do reservatório da Usina.

Os serviços compreendem a realização de prospecção arqueológica interventiva e, respectivo diagnóstico, acerca da ocorrência de sítios arqueológicos pertencentes ao período pré-colonial que estejam situados na faixa de depleção do reservatório da Usina  situada no Estado de Minas Gerais.

O Reservatório ocupa uma área de 1.369,85 km² e abrange 34 municípios mineiros. Em virtude das dimensões do reservatório, a prospecção arqueológica ocorrerá, aproximadamente, em 260 pontos situados na faixa de depleção e distribuídos em 03 áreas previamente delimitadas, as quais constituirão três fases de execução.

O Projeto de Diagnóstico Arqueológico contempla a identificação e localização da UHE Furnas, assim como a identificação da Ecossis e de toda a equipe técnica envolvida; o levantamento Etno-histórico em nível local e regional, a apresentação dos procedimentos em campo, técnicas e materiais a serem empregados e o registro de vestígios observados como artefatos, pintura rupestre, gravuras, estruturas, contextos, entre outros.

Posteriormente será realizada a descrição dos procedimentos para análise em laboratório dos dados arqueológicos, que forem recuperados em campo e critérios de avaliação do estado de integridade física dos sítios arqueológicos identificados, conforme normas do IPHAN.

A Equipe técnica para este trabalho na UHE de Furnas é composta por 3 Arqueólogos, 1 Topógrafo e 3 auxiliares de campo.

Saiba Mais
Open chat