Project Categories: Avaliação Ambiental Preliminar

Avaliação de Passivo Ambiental para terminal portuário em Porto Alegre

Avaliação de Passivo Ambiental para terminal portuário em Porto Alegre

Ano de inicio: 2017

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: 

Terminar Portuário

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

A Ecossis foi contratada pela Empresa Serra Morena Commodities e Serviços para Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental para o terminal Portuário de Porto Alegre.

A avaliação Preliminar de Passivo ambiental, compreendendo a Fase I, foi executada em atendimento a ofício da FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental/RS, DISA/FEPAM n°11.959/2017,onde os serviços executados foram:

Visita in loco para inspeção visual da área e contatos com funcionários do empreendimento e moradores vizinhos para obtenção de informações preliminares, para à elaboração de um modelo conceitual da possível situação de contaminação;

Levantamento de informações históricas sobre as atividades desenvolvidas no local, insumos utilizados, construções executadas e caracterização ambiental da área;

Planta de localização georreferenciada, identificada e cotada em escala compatível, com indicação de recursos hídricos, prédios e instalações, vias de acesso, pontos de referência, estruturas geológicas ou feições geográficas significativas, delimitação da área, entre outros;

Descrição da vizinhança, residências, principais atividades comerciais, industriais, escolas, existência de poços artesianos, entre outras;

Registro fotográfico atualizado da área em diferentes ângulos, destacando os cursos d’água e outros elementos de importância da contaminação em estudo;

Levantamento dos pontos de interferência que podem constituir barreiras ou caminhos preferenciais de fluxo e transporte de contaminantes, caso de tubulações e galerias.

Elaboração de Relatório de Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental, FASE I conforme NBR15.515 e item 6.1 da DIRETRIZ TÉCNICA Nº 001 / 2011 – DIRTEC – FEPAM;

Atendimento Documentação Obrigatória, indicada no Sistema Online de Licenciamento Ambiental – FEPAM, contemplando: Elaboração de produto técnico com indicação dos impactos ambientais previstos, em decorrência da atividade a ser desenvolvida (Termina de Carga – CODRAM: 4720.50); Execução de atividades técnicas em campo para a verificação das condições de permeabilidade do solo e Relatório de Permeabilidade do Solo; Elaboração de diagnóstico do Meio Físico, incluindo Laudo Geológico;

Emissão de ARTs de profissionais habilitados, responsáveis pelos estudos e produtos técnicos gerados.

Levantamento planialtimétrico conforme item 2.3 do procedimento para demarcação da linha do nível médio das enchentes ordinárias (lnmeor) e da delimitação, em planta, de terrenos marginais do Estado.

Saiba Mais

Avaliação Preliminar e Confirmatória para Prisma

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-prisma

Ano de inicio: 2016

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

A Ecossis foi contratada para realizar a Avaliação Preliminar e Confirmatória de Passivos Ambientais para a empresa Prisma Engenharia, a fim de atender a Norma NBR 15.515, para um terreno localizado na cidade de Porto Alegre. 

O estudo foi elaborado pela equipe técnica da Ecossis, seguindo os padrões da Norma e critérios da FEPAM, órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul onde na Avaliação Preliminar foram realizados os seguintes serviços: 

  •  Coleta de dados existentes (Estudo histórico e de meio físico); 
  •   Inspeção e reconhecimento da área; 
  •   Elaboração de Mapa do local; 
  •   Preenchimento de ficha técnica; 
  •   Elaboração de relatório Técnico, 
  •   Emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. 

Após a conclusão da Avaliação Preliminar, iniciou-se os estudos e laudos para a realização de uma Avaliação Confirmatória, onde foram realizadas as seguintes ações: 

  • Instalação de 6 (seis) poços de monitoramento segundo normas ABNT,  
  • Coleta de solo e água subterrânea nos 6 (seis) pontos amostrais. 
  • Encaminhamento das amostras de solo e água subterrânea para análises químicas em laboratório, com acreditação para análises dos parâmetros: BTEX, TPH, PAHs, óleos e graxas. As análises seguiram o padrão INMETRO, conforme solicitado pelo órgão ambiental do estado do Rio Grande do Sul. 
  • Medições de compostos orgânicos voláteis (VOC’s) com equipamento Gastech  nos pontos de sondagens. 
  • Descrição das litologias. 
  • Nivelamento das cotas d’água a partir dos furos de sondagens revestidos para definir o sentido do fluxo da água subterrânea. 
  • Elaboração do mapa potenciométrico local. 
  • Descrição geológica e hidrogeológica local. 
  • Relatório conclusivo final. 
  • Elaboração do plano de gestão ambiental do terreno; 
  • Elaboração do plano de monitoramento das águas subterrâneas. 
  • Anotações de Responsabilidade Técnica (ART). 

estudo que consistia na elaboração de um relatório atualizado sobre o histórico e situação ambiental da área, conforme NBRs 15.515-1 e 15.515-2, solicitado pela FEPAM foi atendido. 

Saiba Mais

Diagnóstico Ambiental para Empreendimento Termoelétrico em Sergipe

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital-celce

Ano de inicio: 2020

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Energia

Localização Estado: Sergipe

Serviços Executados

Avaliação Ambiental Preliminar

Elaboração de Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental para empreendimento Termoelétrico em Sergipe, visando a criação da Unidade de Conservação dos Manguezais, no município de Barra dos Coqueiros – SE. 

Ecossis foi contratada pela CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe para a realização do estudo de avaliação de viabilidade para criação da Unidade de Conservação dos Manguezais, em Barra dos Coqueiros/Sergipe. 

As Unidades de Conservação (UCs) brasileiras são criadas pelo poder público (federal, estadual e/ou municipal), e visa proteger a fauna, a flora, os recursos hídricos, o solo, as paisagens e os processos ecológicos pertinentes aos ecossistemas naturais, além da proteção do patrimônio associado às manifestações culturais. 

Desta forma, para a elaboração do Estudo de Criação da Unidade de Conservação será analisado os fatores físicos, bióticos e antrópicos existentes na área proposta para a futura UC.  

O plano de trabalho será dividido em duas etapas, sendo a primeira voltada para organização e planejamento e a segunda elaboração do diagnóstico socioeconômico e ambiental preliminar. 

A partir das informações levantadas durante as duas etapas será realizada uma análise de viabilidade para a criação da UC dos Manguezais, levando em consideração os dados registrados. Será apresentado um diagnóstico resultante da revisão bibliográfica e informações relevantes levantadas, contendo as primeiras impressões sobre as características da região e os principais problemas que poderão surgir para a gestão da UC dos Manguezais. 

Após as complementações do diagnóstico preliminar através da realização da consulta pública e delimitação da Unidade, serão consolidadas todas as informações coletadas de forma a servirem como base de informações para a criação da Unidade de Conservação dos Manguezais. 

Veja a Notícia 

Governo, União e Prefeitura da Barra dos Coqueiros assinam termo de cooperação para criação do Parque dos Manguezais 

Saiba Mais
Open chat