Project Categories: CEMIG

CEMIG

Programa Erosivos e PRAD para a UHE Queimado da CEMIG

Ano de inicio: 2014

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Usina Hidrelétrica – UHE Queimado

Localização: Cabeceira Grande, Unaí e Cristalina Estado: MG e GO

A UHE Queimado, está no rio Preto, entre os municípios de Cabeceira Grande (MG), Unaí (MG), e Cristalina (GO). Queimado conta com 3 (três) unidades geradoras, totalizando 105 MW de potência instalada. Seu reservatório possui cerca de 36,26 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação 477,98 hm³.

A Ecossis elaborou para a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, o Programa de Gestão de Processos Erosivos e o PRAD, em atendimento às condicionantes do processo de renovação da Licença de Operação.

O Termo de Referência, contendo o planejamento e o projeto executivo do PRAD e do Programa de Gestão de Processos Erosivos, foi elaborado conforme especificado no Parecer Técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

O Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD compreendeu:

  • Readequação do Termo de Referência como expedições a campo;
  • Alteração dos dados atuais de objetivos, metas, indicadores e metodologia;
  • Priorização das áreas que sofreram interferência pela construção do empreendimento;
  • Verificação das áreas a serem recuperadas com a presença de espécies exóticas.

O Projeto contou com a descrição e metodologia das ações de revegetação das áreas recuperadas, utilizando dados obtidos pelo Programa de Monitoramento de Flora, observância da condição nutricional do solo, inserção de cronograma para execução do projeto e planilha financeira da execução do projeto.

O Programa de Gestão de Processos Erosivos compreendeu: expedições a campo, com intuito de aferir os pontos de focos erosivos novos e anteriormente monitorados; reformulação do programa com alteração dos objetivos, metas, indicadores, metodologia e público-alvo; ações de monitoramento e controle de processos erosivos.  Os monitoramentos foram executados com técnicas que forneceram precisão no diagnóstico, com proposta de classificação dos focos erosivos quanto ao respectivo grau de risco.

Saiba Mais

Plano de Comunicação Social e PACUERA para UHE Queimado

CEB-CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital

Ano de inicio: 2014

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Usina Hidrelétrica – UHE Queimado

Localização: Cabeceira Grande, Unaí e Cristalina Estado: MG e GO

A UHE Queimado, está no Rio Preto, entre os municípios de Cabeceira Grande, Unaí (Minas Gerais) e Cristalina (Goiás). Queimado conta com 3 (três) unidades geradoras, totalizando 105 MW de potência instalada. Seu reservatório possui cerca de 36,26 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação 477,98 hm³.

A Ecossis realizou a atualização do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios – Pacuera da UHE Queimado, e a elaboração do Plano de Integrado de Relacionamento com as Comunidades do Entorno das Hidrelétricas do Consórcio CEMIG/CEB.

O PACUERA, tem a finalidade de orientar o uso disciplinado do reservatório de acordo com a legislação e normas operativas do empreendimento e com os estudos de fragilidade e planos ambientais existentes, visando à conservação ambiental dos recursos hídricos.

As etapas de trabalho para atualização do PACUERA da UHE Queimado foram:

  • Revisão bibliográfica e consolidação de dado já existentes do substrato geológico e hidrogeologia, relevo, uso e ocupação dos solos, clinografia, cobertura vegetal, fauna, recursos hídricos, fontes poluidoras, restrições legais e aspectos socioeconômicos;
  • Elaboração de produtos intermediário e Diretrizes;
  • Revisão e atualização da caracterização dos Meios Físico, Biótico e Socioeconômico Ambiental;
  • Elaboração do zoneamento socioambiental do entorno do reservatório;
  • Proposição de Medidas de Conservação, Recuperação e Potencialização da Conservação dos Recursos Naturais; Plano de Gestão de APP – Área de Preservação Permanente;
  • Elaboração de Mapas e Elaboração de Plano de Comunicação Social.

O Plano de Comunicação Social objetivou garantir o esclarecimento e a construção de uma relação positiva, transparente e de diálogo com os diversos setores sociais afetados pelo empreendimento. O Plano contribuiu para o processo educativo e de sensibilização ambiental das populações afetadas, possibilitando que estas esclarecessem suas dúvidas e fossem informadas sobre as principais ações do empreendimento, utilizando para tanto, os seguintes instrumentos: comunicação direta (corpo-a-corpo); redes sociais; boletins e panfletos informativos, cartazes; serviços de ouvidoria, entre outros.

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery