Project Categories: CHESF

Programa de Educação Ambiental para a LT da CHESF em Penedo

Programa de Educação Ambiental para a LT da CHESF em Penedo

ECOSSIS-C41-BASE_0006_LOGO-7-CHESF-ELETROBRAS

Ano de inicio: 2016

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão – LT Jardim / Penedo

Localização: Penedo, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Maruim, Divina Pastora, Rosário do Catete, Capela, Japaratuba, Japoatã, Neópolis, Santana do São Francisco e Riachuelo

Estado: AL e SE

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

A Ecossis realizou para a CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco o Programa de Educação Ambiental e o Subprograma de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas.

O empreendimento em questão é a Linha de transmissão LT 230kV Jardim/Penedo, com extensão aproximada de 110 km, localizada nos estados de Sergipe e Alagoas. O seu traçado abrange municípios em Alagoas e em Sergipe.

O objetivo do programa foi desenvolver ações de Educação Ambiental, com o envolvimento da população local, visando promover um processo de sensibilização e mobilização para sua participação na implantação, monitoramento e na avaliação de projetos socioambientais, atuando na transformação do seu espaço de vida, por meio de uma gestão ambiental sustentável.

A proposta metodológica de construção e implantação do PEA se deu através de processos participativos que garantem o envolvimento e a representatividade dos diversos grupos sociais, numa interação CHESF – população, no entorno do empreendimento.

A metodologia proporcionou o reconhecimento da população como parte do contexto social da região, estimulando o sentimento de pertencimento e de responsabilidade de todos (empresa-sociedade) na construção e manutenção de um ambiente socialmente sustentável, através de ações de sensibilização e mobilização dos grupos sociais.

O programa implantado na Linha de Transmissão se constituiu como componente estratégico no processo de gestão ambiental da CHESF, construído e executado através de metodologia participativa junto com as comunidades dos municípios que integram o empreendimento, atendendo aos princípios da sua Política Ambiental e incorporando os princípios contidos na Lei Federal nº 9.795/1999 que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, e a Instrução Normativa nº 02/2012, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Saiba Mais
Programa de Educação Ambiental para CHESF na LT de Milagres

Programa de Educação Ambiental para CHESF na LT de Milagres

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0006_LOGO-7-CHESF-ELETROBRAS-e1519842462568-3

Ano de inicio: 2015

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão – LT de Milagres

Localização: Milagres, Mauriti, Barro, Abaiara, Monte Horebe, Aguiar, Coremas, São José de Piranhas, Carrapateira, Pombal, Itaporanga, Serra Grande, Cajazeiras, Piancó, São José da Lagoa Tapada, Catingueira, São Domingos, Bonito de Santa Fé e Iguaracy

Estado: CE e PB

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

A Ecossis executou para a CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco o Programa de Educação Ambiental e o Projeto Piloto de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas, nos municípios interceptados pela Linha de Transmissão -LT 230 kV Milagres/Coremas C2.

O empreendimento LT 230 kV Milagres/Coremas C2 atravessa 19 municípios, desde o Ceará até a Paraíba.

O objetivo do Programa de Educação Ambiental foi desenvolver ações com o envolvimento da população local, visando promover um processo de sensibilização e mobilização para sua participação na implantação, monitoramento e avaliação de projetos socioambientais, atuando na transformação do seu espaço de vida, por meio da gestão ambiental sustentável.

O Projeto de Controle de Queimadas, através de ações de Educação Ambiental específicas, teve como objetivo promover a redução das queimadas e desenvolver uma consciência de preservação e sustentabilidade nos seus espaços territoriais.

Com a execução das atividades foi possível a obtenção de diversos resultados, entre eles, observar a criação de uma consciência coletiva de respeito e envolvimento nas questões socioambientais, visando à sustentabilidade dos seus espaços, aproximando as comunidades da Área de Influência e os técnicos da CHESF, reduzindo assim os desligamentos provocados por ações antrópicas, como queima, vandalismo e uso de pipas.

Saiba Mais
Monitoramento Arqueológico em unidade Fotovoltaica da CHESF

Monitoramento Arqueológico em Unidade Fotovoltaica da CHESF

ECOSSIS-C41-BASE_0006_LOGO-7-CHESF-ELETROBRAS

Ano de inicio: 2016

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Unidade Fotovoltaica Bom Nome

Localização: São José do Belmonte

Estado: PE

Serviços Executados

Educação Patrimonial

Projeto e Execução de Prospecção Arqueológica

Projeto e Execução de Diagnóstico Interventivo

Esta usina solar construída pela CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco, foi a primeira de grande porte em Pernambuco, localizada no Distrito de São José do Belmonte. O projeto recebeu um investimento de quase R$ 200 milhões e gera 30 Megawatts (MW), com capacidade para atender 100 mil pessoas da região.

A Ecossis elaborou e executou os Programas Arqueológicos da Unidade Fotovoltaica Bom Nome, e de seu Sistema de Transmissão associado. Os estudos realizados para a Unidade Fotovoltaica da CHESF cumpriram as especificações técnicas em atendimento ao IPHAN, necessárias para o licenciamento ambiental do empreendimento.

Os programas arqueológicos realizados foram: Diagnóstico e a Prospecção Arqueológica, Programa de Educação Patrimonial, e Programa de Monitoramento Arqueológico.

Saiba Mais
chesf

Programa de Monitoramento Arqueológico para CHESF

CHESF

Ano de inicio: 2020

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Linhas de Transmissão – LTs Mossoró II-Açu II e Paraiso-Açu II

Localização: Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Currais Novos, Cerro Corá, Lagoa Nova, Bodó, Santana do Matos, Itajá, Assú e Mossoró

Estado: RN

A Ecossis foi contratada pela CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, para realizar o Programa de Monitoramento Arqueológico das obras da LT 230KV Mossoró II-Açu II e Paraiso-Açu II, localizadas no estado do Rio Grande do Norte.

Este projeto teve como objetivo acompanhar a implantação do empreendimento e os riscos de modificações paleocultural e ambiental da área de influência direta, evitando assim possíveis perdas definitivas de vestígios de culturas extintas.

O empreendimento consiste na construção de 133km de linha de transmissão de 230kv em circuito simples, a LT 230KV Mossoró II – Açu II e Paraiso-Açu II contará com 249 estruturas dispostas ao longo da faixa de servidão.

O monitoramento arqueológico visou garantir a regularidade arqueológica das obras de instalação das Linhas de Transmissão, conforme Portaria e Parecer emitidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O monitoramento se deu através do procedimento de abertura de cavas, a fim de detectar vestígios arqueológicos no subsolo e os impactos decorrentes da implantação deste empreendimento sobre o Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural existente nas Áreas Diretamente Afetadas – ADA.

As etapas do projeto ocorreram na seguinte ordem:

  • Confecção do Projeto de Acompanhamento Arqueológico;
  • Obtenção de Portaria IPHAN;
  • Realização da etapa de campo com o monitoramento e acompanhamento, realizado por um ou mais arqueólogos em campo, a fim de garantir a prevenção e salvaguarda do patrimônio arqueológico;
  • Confecção do Relatório de Monitoramento/Acompanhamento Arqueológico.

O projeto foi iniciado em março de 2020, e finalizado em 12 meses.

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery