Project Categories: Execução de Reposição Florestal

fibraplac

Projeto de Compensação Ambiental para a Fibraplac

fibraplac

Ano de inicio: 2016

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Glórinha  Estado: RS

A Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, realizou para a empresa de painéis de madeira – Fibraplac, Projeto de Compensação Ambiental em área de preservação ambiental, localizada no município de Glorinha-RS.

A Ecossis, executou a reposição florestal e o monitoramento ambiental, ambos como parte do Projeto de Compensação Ambiental (PCA), realizado dentro da indústria de painéis de madeira, Fibraplac pelo período de 02 anos, de 2016 à 2018.

Durante o monitoramento, foram realizadas diversas visitas para verificar a situação da vegetação, onde foram avaliadas as condições de medra, o estado fitossanitário, a verificação de ocorrência de predação ou ataque por parasitas e/ou insetos, e a caracterização geral das condições de regeneração, sempre em comparação com as comunidades vegetais naturais remanescentes.

O monitoramento vegetal possui a função de verificar e monitorar desde florestas naturais, florestas oriundas de plantio compensatório, PRAD (Programa de Recuperação de Área Degradada), ou até mesmo indivíduos isolados oriundos de processos de transplantes vegetais.

A Ecossis Soluções Ambientais forneceu todos os insumos necessários para execução da reposição florestal, no total foram mais de 500 mudas de espécies nativas da flora gaúcha plantadas em nova área da fábrica, ampliando sua área verde destinada a preservação dentro das dependências do empreendimento. Com isso, desde o início do projeto, contabiliza-se o plantio até o final do projeto de 2.885 mudas, adensando o entorno verde do arroio Grande.

A equipe designada para realizar a reposição florestal, também ficou responsável pelo monitoramento da vegetação após o plantio, verificando o correto desenvolvimento e estabilização dos vegetais.

O relatório final elaborado pela equipe técnica, apresentou dados detalhados sobre o levantamento dos indivíduos plantados em áreas conforme Projeto de Compensação Ambiental, com a identificação do percentual de perda,  a caracterização da APP após implementação do Projeto, mapa georreferenciado, registros fotográficos e emissão de ART – anotação de responsabilidade técnica, o relatório continha também orientações sobre manutenção das mudas plantadas, tais como: forma correta de irrigação, controle de pragas e substituição de espécimes.

Saiba Mais
Open chat