Project Categories: Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental de Hidrovias no RS para a SPH

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0001_LOGO-2-SPH-e1520947198168

Ano de inicio: 2010

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Hidrovia

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Licenciamento Ambiental

EXECUÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS AMBIENTAIS PARA FINS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL JUNTO A FEPAM/RS PARA DRAGAGEM E DESASSOREAMENTO DE CANAIS DE NAVEGAÇÃO DO RS.

A SPH – Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul, contratou a Ecossis Soluções Ambientais para a Elaboração de  Estudos Ambientais, com fins de obtenção do licenciamento ambiental junto a FEPAM, para a dragagem de dessassoreamento dos canais de navegação do Delta do Jacuí e Rio Jacuí, do canal de navegação do Rio Guaíba e Bacia do Porto, do Canal São Gonçalo e do canal do Estuário da Lagoa dos Patos.

Os canais totalizam 450 Kilometros de extensão, inseridos no Programa Nacional de dragagem Portuária e Hidroviária, abrangendo o licenciamento das obras e serviços de dragagens dos canais artificiais do leito das vias aquaviárias navegáveis.

Os estudos para o licenciamento ambiental compreenderam a remoção do material sedimentar submerso, proveniente do assoreamento natural, com vistas a manutenção da profundidade do calado oficial das hidrovias garantido pelo Estado do Rio Grande do Sul. Dentro os serviços executados, as atividades realizadas foram:

– Descrição Geral do Empreendimento (localização, coordenadas e vias de acesso, objetivo, importância no contexto sócio-econômico da região e justificativa da obra);

– Caracterização do Empreendimento (área do local a ser desassoreado, volume de material a ser removido, tipo de equipamento a ser utilizado, seção do curso d’água com largura e profundidade, definição dos locais de disposição do material resultante do desassoreamento e área ocupada pela disposição, bem como a distância máxima da margem, descrição das etapas do projeto, cronograma de execução, plano de dragagem e levantamentos batimétricos);

– Diagnóstico Ambiental (caracterização dos ecossistemas fauna e flora, caracterização sedimentológica do material a ser removido pelo desassoreamento, geologia e geomorfologia da área fonte, taxa de sedimentação e aspectos hidrodinâmicos, descrição e locação dos usos da água local e a jusante até os limites da Área de Influência Indireta, identificação das áreas protegidas na área a ser licenciada conforme legislação vigente e das Unidades de Conservação (U.C.) num raio 10 km no entorno da área licenciada);

– Coleta e Análise de Amostras de Sedimento de Fundo;

– Impactos Ambientais (região afetada pelo impacto, paisagístico, transporte, poeira, efluentes, ruídos, descrição dos poluentes gerados pelo empreendimento em operação normal, previsão das influências da alteração do leito no comportamento hidrodinâmico do corpo d’água);

– Prognóstico de Implantação das Medidas Mitigadoras e Compensatórias;

– Apresentação de Documentação Cartográfica.

O Rio Grande do Sul possui uma extensa malha hidroviária formada por rios, lagos e lagoas navegáveis que atravessam o seu território. O Delta Jacuí e demais, fazem parte deste sistema hidroviário que é de importância estratégica para o Estado, pelo potencial das vias navegáveis interiores, sendo na redução de custos e economia de combustível no transporte de cargas e especialmente de cargas de grande volume unitário, em distâncias compatíveis com a modalidade hidroviária.

Maiores informações sobre a SPH podem ser obtidas através do site www.sph.rs.gov.br

 

Saiba Mais
Ecossis realiza Serviços Técnicos Ambientais para a SULGÁS

Serviços Técnicos Ambientais para a SULGÁS

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0028_LOGO-29-SULGAS-e1520947633172-1

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Gasoduto/Oleoduto

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

A Ecossis foi contratada para realizar Serviços Técnicos Ambientais para a SULGÁS – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande de Sul.

Os serviços técnicos realizados foram para obter e manter os licenciamentos ambientais para implantação e operação das redes de distribuição de gás natural (RDGN) pertencente a SULGÁS no estado do Rio Grande do Sul.

O escopo dos serviços compreendeu a realização de Laudo Técnico de Monitoramento Vegetal, Acompanhamento e Monitoramento das intervenções sobre o Ambiente Natural, Consultoria Ambiental, Projeto de Manejo de Vegetação e Laudo Geológico.

Todos os serviços contaram com emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

A equipe técnica da Ecossis esteve a disposição da SULGÁS para acompanhamento em reuniões com o órgão ambiental afim de poder prestar esclarecimentos dos serviços executados.

Mais informações sobre a SULGÁS e seus serviços estão disponíveis em www.sulgas.rs.gov.br


Saiba mais sobre a Ecossis

Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.

A Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa de meio ambiente que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para os mais diversos setores da sociedade tais como, infra-estrutura, energia, mineração, agronegócio, órgãos públicos e entre outros.

Nossas soluções  buscam ser economicamente viáveis, socialmente justas e ambiental corretas, tendo como base na legislação e as peculiaridades de segmento que atuamos, para que todos nossos clientes, não somente tenham satisfação com nossos serviços, mas que seus projetos alcancem o desenvolvimento sustentável.

Saiba Mais

Assessoria Ambiental com Responsabilidade Técnica para a PESA

ecossis-sem-pesa-cat-2200-900-200x200

Ano de inicio: 2012

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Curitiba  Estado: PR

A Ecossis atende a Paraná Equipamentos S.A – Pesa, há mais de seis anos, sendo responsável pela gestão ambiental da matriz e todas suas filiais distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, realizando o serviço de Assessoria Ambiental com responsabilidade técnica. 

A PESA é uma das principais empresas de importação e comércio de máquinas novas e usadas Caterpillar (para mineração, construção, pavimentação, grupos geradores e equipamentos florestais, etc.), além de peças, serviços de recuperação total e parcial de componentes e equipamentos, entre outros. 

A Ecossis executa todas as atividades relacionadas ao Licenciamento Ambiental das unidades Pesa,  organizando e montando todo o processo, elaborando pareceres e laudos técnicos e monitorando as condicionantes das licenças. Elaborou o PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para todas as filiais, onde a revisão do documento e a verificação dos procedimentos serem colocados em prática é revisado e vistoriado anualmente. 

A Ecossis representa a Paraná Equipamentos no que tange à gestão ambiental da empresa, elaborando, pareceres, notas, comunicados e participando de reuniões e eventos, bem como, presta esclarecimentos e orientações aos diretores da empresa através de relatórios e reuniões mensais. 

Faça como a PESA, contrate os serviços de Assessoria Ambiental com responsabilidade técnica, da Ecossis Soluções Ambientais e garanta a tranquilidade e segurança que sua empresa deseja perante as normas e regulamentos ambientais. 

 

Saiba Mais
gauchafarma

Assessoria Ambiental para a Empresa Gauchafarma

A Ecossis atendeu a Gauchafarma, empresa que está há mais de 30 anos distribuindo produtos relacionados à saúde, beleza e bem-estar, assessorando em todo o processo de Licenciamento Ambiental da sua base que esta localizada em Porto Alegre – RS.

No ano de 2017, a Gauchafarma passou por ampliações em seu depósito, devido a isso foi necessário renovar e modificar toda sua licença ambiental, onde foi dada a entrada na Licença Prévia junto a SMAM de Porto Alegre, para obras de ampliação da empresa Gauchafarma para a atividade depósito de produtos químicos e a elaboração de um PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.

A Elaboração do PGRCC contemplou a avaliação dos procedimentos geradores de resíduos nas diferentes fases da obra, a classificação e enquadramento de acordo com as normas técnicas vigentes e a legislação, definição do gerenciamento a ser dado para cada categoria de resíduo, recomendações técnicas para redução, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos, com a emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, do profissional da Ecossis responsável pela elaboração do Plano.

Com a emissão da Licença Prévia – LP, foi iniciada a Assessoria Técnica Ambiental para a obtenção da Licença de Instalação para o depósito de produtos químicos com 3.995 m².

Este processo iniciou com a elaboração de relatório técnico contendo as medidas a serem implementadas para o descarte de efluentes líquidos da atividade atendendo à resolução CONSEMA n° 355/2017 referente a controle de poluição hídrica. Elaboração de listagem de todos equipamentos geradores de emissões atmosféricas, com os respectivos combustíveis a serem utilizados e a previsão de substâncias a serem emitidas, bem como todas as medidas e equipamentos a serem instalados para garantir o controle da poluição atmosférica. Execução e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC elaborado, com emissão de ART de execução, onde visitas técnicas foram realizadas para acompanhamento e emissão de relatórios mensais. Também foi providenciado a obtenção de talonário de MTRCC, junto a SMAM, que foi utilizado para o transporte de resíduos durante a implantação do empreendimento.

A equipe da Ecossis fez o acompanhamento junto ao órgão ambiental até a emissão da licença de operação.

Visando estar sempre em dia com a Legislação foi realizada, também, a atualização e a revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Saúde, o PGRSS da Gauchafarma, através do diagnóstico dos resíduos sólidos gerados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos, incluindo os passivos ambientais a eles relacionados, orientações referente a adequações as normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS. Foi realizada a descrição de ações preventivas e corretivas a serem executadas em situações de gerenciamento incorreto ou acidentes e a apresentação de medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos da saúde.

Faça como a Gauchafarma fez, contrate os serviços de Assessoria Ambiental com responsabilidade técnica, da Ecossis Soluções Ambientais e garanta a tranquilidade e segurança que sua empresa deseja perante as normas e regulamentos ambientais.

Saiba Mais
Multilog

Licenciamento Ambiental para Multilog

Multilog

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: São José dos Pinhais  Estado: PR

Serviços Executados

Licenciamento Ambiental

A Ecossis realizou o Licenciamento Ambiental para nova filial da Multilog no Paraná.

A Multilog – empresa fundada no ano de 1984 em Santa Catarina, é uma empresa referência em logística, que possui uma das estruturas mais completas do setor no Brasil. Hoje a empresa conta com 18 unidades distribuídas estrategicamente nos principais corredores de importação e exportação do território Brasileiro e contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar o seu Licenciamento Ambiental.

O Projeto visava a Obtenção de Licença Ambiental de Operação – LO, junto ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná, para o novo endereço da unidade Multilog CLIA Curitiba, que fica em São José dos Pinhais, região metropolitana do Paraná. A licença garantiu que as atividades que a empresa exerce neste local,  estão de acordo com a legislação do órgão fiscalizador.

O projeto executado pela Ecossis, previa a realização das seguintes atividades, no seu devido cronograma:

  • Entrada de processo via Secretaria de Meio ambiente de São José dos Pinhais (consulta prévia), para obtenção de uma Anuência Municipal e a Certidão de Uso e ocupação do solo;
  • De posse da anuência do Município de São José dos Pinhais, foi dada entrada no processo de Licenciamento junto ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná;
  • Cadastro da empresa no SGA (Cadastro Usuário Ambiental) do IAP, preenchimento de formulário de licenciamento adequado à atividade;
  • Organização da documentação exigida pelo órgão licenciador;
  • Elaboração de um croqui do polígono onde se pretende instalar o empreendimento com pontos de coordenadas geográficas (UTM);
  • Elaboração de um PCA – Plano de Controle Ambiental;
  • Emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica;

Protocolo no órgão ambiental e foi realizado também o monitoramento de todo o processo até a emissão da respectiva licença ambiental de empresa, a Multilog pode contar com a assessoria técnica da equipe multidisciplinar da Ecossis durante todo o período em que o processo esteve em andamento.

Saiba Mais

Licença Ambiental para aterro de resíduos da empresa Bunge

bunge alimentos

Ano de inicio: 2011

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Capão do Leão  Estado: RS

Serviços Executados

Licenciamento Ambiental

A empresa de consultoria ambiental, Ecossis, realizou o processo de obtenção de Licença Ambiental para um aterro de resíduos da empresa Bunge, localizado no município de Capão do Leão. 

A Bunge – empresa de agronegócio e alimentos, contratou a Ecossis, empresa de assessoria e consultoria ambiental, para realizar o processo de licenciamento ambiental para o aterro de resíduos Classe II, localizado em uma fazenda no município de Capão do Leão no Rio Grande do Sul. 

O Licenciamento Ambiental é uma ferramenta que estabelece procedimentos apropriados e práticas para a instalação e operação de determinada atividade utilizadora de recursos naturais ou potencialmente poluidora. Essa ferramenta é utilizada pelos órgãos de meio ambiente das esferas federais, estaduais e municipais e apresenta as diretrizes e ações, que busquem identificar o tipo, tamanho e duração do impacto de determinada atividade, propor medidas de redução e mitigação e, por fim, compensação.

Os serviços relacionados à consultoria ambiental, que se aplicam no processo de licenciamento ambiental, são os mais diversos. Para que o processo de licenciamento ambiental do aterro da empresa Bunge ocorresse com sucesso, foi necessário atender a diversas exigências dos órgãos ambientais competentes, tais como: 

  • Elaboração de Laudo quali-quantitativo da cobertura vegetal e área de preservação permanente do local e seu entorno;
  • Elaboração de Laudo descritivo da fauna e sua interação com a flora;
  • Elaboração de Laudo Geológico Regional.

Além de realizar os estudos, laudos e elaborar os relatórios exigidos pelo órgão ambiental para a obtenção da licença, ficou a cargo da Ecossis, empresa de consultoria ambiental, a montagem do processo e organização de toda a documentação necessária ao licenciamento ambiental. 

Foram realizadas vistorias na área do empreendimento e reuniões técnicas, com todos os profissionais envolvidos, juntamente com técnicos da FEPAM, afim de dar celeridade ao andamento do processo.

Ecossis realizou todo o acompanhamento necessário até a emissão da respectiva Licença.

Saiba mais sobre a Bunge.

Saiba Mais
gauchafarma

Licenciamento Ambiental para Gauchafarma

gauchafarma

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Ecossisempresa de consultoria ambiental, executou Processo de Licenciamento Ambiental para Gauchafarma em Porto Alegre/RS. 

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, realizou o Processo de Licenciamento Ambiental – LP, junto a SMAM –  Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Porto Alegre, para as obras de ampliação do depósito de produtos químicos da empresa Gauchafarma – empresa distribuidora atacadista de produtos relacionados à saúde, higiene, beleza e bem-estar,  que fica localizada em Porto Alegre onde atua desde 1966.  

Além do processo de Licenciamento, foi necessário elaborar o PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, contemplando: 

  • Avaliação dos procedimentos geradores de resíduos nas diferentes fases da obra; 
  • Classificação e enquadramento de acordo com as normas técnicas vigentes e legislação; 
  • Gerenciamento dos resíduos; 
  • Recomendações técnicas para redução, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos. 

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados no CREA-RS, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente.

Após a elaboração do PGRCC, foram emitidas as ART – Anotação de responsabilidade Técnica e a equipe da Ecossis, também realizou o protocolo e acompanhamento de todo o processo até a emissão da Licença Ambiental junto a SMAM. 

Saiba Mais
Open chat