Project Categories: Monitoramento de Processos Erosivos

CEMIG

Programa Erosivos e PRAD para a UHE Queimado da CEMIG

Ano de inicio: 2014

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Usina Hidrelétrica – UHE Queimado

Localização: Cabeceira Grande, Unaí e Cristalina Estado: MG e GO

A UHE Queimado, está no rio Preto, entre os municípios de Cabeceira Grande (MG), Unaí (MG), e Cristalina (GO). Queimado conta com 3 (três) unidades geradoras, totalizando 105 MW de potência instalada. Seu reservatório possui cerca de 36,26 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação 477,98 hm³.

A Ecossis elaborou para a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, o Programa de Gestão de Processos Erosivos e o PRAD, em atendimento às condicionantes do processo de renovação da Licença de Operação.

O Termo de Referência, contendo o planejamento e o projeto executivo do PRAD e do Programa de Gestão de Processos Erosivos, foi elaborado conforme especificado no Parecer Técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

O Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD compreendeu:

  • Readequação do Termo de Referência como expedições a campo;
  • Alteração dos dados atuais de objetivos, metas, indicadores e metodologia;
  • Priorização das áreas que sofreram interferência pela construção do empreendimento;
  • Verificação das áreas a serem recuperadas com a presença de espécies exóticas.

O Projeto contou com a descrição e metodologia das ações de revegetação das áreas recuperadas, utilizando dados obtidos pelo Programa de Monitoramento de Flora, observância da condição nutricional do solo, inserção de cronograma para execução do projeto e planilha financeira da execução do projeto.

O Programa de Gestão de Processos Erosivos compreendeu: expedições a campo, com intuito de aferir os pontos de focos erosivos novos e anteriormente monitorados; reformulação do programa com alteração dos objetivos, metas, indicadores, metodologia e público-alvo; ações de monitoramento e controle de processos erosivos.  Os monitoramentos foram executados com técnicas que forneceram precisão no diagnóstico, com proposta de classificação dos focos erosivos quanto ao respectivo grau de risco.

Saiba Mais

Programa de Controle de Processos Erosivos para Prefeitura de Bagé

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-BAGE

Ano de inicio: 2010

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Órgão Público

Localização: Bagé  Estado: RS

A Ecossis Soluções Ambientais elaborou o Programa de Gestão Ambiental com o monitoramento de processos erosivos, aplicado na “Barragem da Arvorezinha”, município de Bagé/RS.

A implantação de obras de infraestrutura vem requerendo, cada vez mais, cuidados para evitar e/ou minimizar os impactos socioeconômicos, físicos e bióticos que provocam no espaço onde se inserem. Os procedimentos de controle da qualidade ambiental de obras e Projetos são instrumentos que servem para orientar o Agente Executor a elaborar, analisar, revisar e executar Projetos e obras respeitando e considerando as questões ambientais. 

Neste contexto, a Ecossis Soluções Ambientais elaborou um extenso programa de gestão ambiental que foi aplicado no empreendimento “Barragem da Arvorezinha”, implantado no arroio Piraizinho, município de Bagé/RS.

Neste projeto foram promovidas ações, estudos e programas que, foram pensados para abranger medidas de natureza preventiva, mitigadora, corretiva ou compensatória dos meios físico, biótico e socioeconômico. 

Dentre essas ações foi desenvolvido o Programa de Controle e Monitoramento de Processos Erosivos, assoreamento e estabilidade do reservatório. O programa abrangeu ações e realizou monitoramento dos processos erosivos/assoreamento, bem como todas as ações relacionadas à estabilidade de encostas ligadas à implantação e operação da Barragem da Arvorezinha.

Os processos erosivos, caracterizados pelo escoamento em meios naturais não estáveis, estão relacionados ao carreamento de matéria junto às margens e fundo dos canais de drenagem e sua deposição esporádica/permanente em determinados pontos.  

O barramento do arroio traz influências diretas nestes processos, causando alteração do nível d’água na área do reservatório e, com isso, aumentando a área de contato da água nas margens, logo, aumentando a área suscetível aos processos erosivos. 

O objetivo do Programa foi monitorar e, quando necessário, conter fenômenos de instabilização de encostas e erosões, a fim de proporcionar condições de operação à barragem e de controle do aumento dos processos de assoreamento do reservatório. O programa também objetivou a caracterização dos agentes e causas dos processos de instabilização e erosão já existentes e os potenciais, relacionados ao empreendimento, para a adoção de procedimentos de contenção de encostas que ofereciam riscos.

A implementação dessas medidas de monitoramento e prevenção de escorregamentos e erosões também possibilitou evitar o aumento do processo de assoreamento do reservatório e obter subsídios para a avaliação da integridade das estruturas das edificações e das obras da barragem.

O Programa teve por objetivo complementar a reabilitação da faixa de proteção do reservatório, pela utilização do solo, de modo a propiciar, adicionalmente, a valorização cênica do entorno do reservatório.

Os benefícios gerados pela correta execução da Gestão Ambiental e todos seus programas e ações, se refletiram na salvaguarda da qualidade ambiental local, em melhores condições de trabalho dos que estiveram envolvidos diretamente com as obras e na preservação da qualidade de vida das comunidades lindeiras ao empreendimento.

Saiba mais sobre o Município de Bagé.

Conheça outros Cases da Ecossis.

Saiba Mais

Monitoramento de Processos Erosivos para a CESI

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-2021_cesi

Ano de inicio: 2021

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão

Localização: Lagoa do Barro do Piauí Estado: PI

A Ecossis foi contratada para executar o Programa de Monitoramento de Processos Erosivos da Linha de Transmissão – LT 500 kV SE Dom Inocêncio Norte – SE Queimada Nova II para a empresa CESI do Brasil. 

A CESI do BRASIL é uma empresa brasileira no ramo de testes e certificações de equipamentos eletromecânicos e eletrônicos e fornece, entre outros, serviços de consultoria no ramo de geração, transmissão e distribuição de energia. 

A LT 500 kV SE Dom Inocêncio –SE Queimada Nova II será composta por 84 torres, sendo elas estaiadas de suspensão leve tipo MLEL, autoportante de suspensão pesada tipo MLS, e autoportante de Ancoragem Meio de Linha e Ancoragem Fim de Linha, tipo MILAT com espaçamento médio de que varia de 400 m à 700m entre si, totalizando 39 km de extensão. A referida Linha de Transmissão passará pelos Municípios Dom Inocêncio, Lagoa do Barro do Piauí e Queimada Nova, todos localizados no estado do Piauí. 

Durante a construção de um empreendimento, são realizadas atividades como a limpeza do terreno, terraplenagem, nivelamento, compactação do solo, abertura de taludes, abertura de acessos, entre outras obras de engenharia. Essas atividades expõem o solo e, associadas aos aspectos naturais, fazem com que ocorram processos erosivos de magnitudes diferentes (escoamento laminar e difuso, ravinas e voçorocas). Portanto, monitorar os processos erosivos é fundamental para manter o equilíbrio geoambiental da área e evitar que estes processos comprometam o funcionamento do empreendimento. 

O Programa de Monitoramento e Controle de Processos Erosivos, executado pela Ecossis, tem como principal objetivo identificar e caracterizar os locais naturalmente suscetíveis à erosão e aqueles que poderão sofrer processos erosivos em decorrência das atividades de implantação da Linha de Transmissão. 

Este projeto teve início em abril de 2021 e tem vigência prevista de 12 meses. 

A equipe técnica responsável pela execução do projeto e elaboração de relatórios é composta por biólogos, engenheiros ambientais, engenheira hídrica e geóloga. 


Cesi

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery