Project Categories: Plano de Comunicação Social

Prefeitura de Guaíba

Assessoria Técnica Ambiental para Prefeitura de Guaíba

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0018_LOGO-19-PORTO-SANTOS-e1520947256857

Ano de inicio: 2011

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Construção Civil

Localização: Guaíba  Estado: RS

Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a Prefeitura Municipal de Guaíba entre os anos de 2011 e 2012.

Visando complementar a equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Guaíba-RS, na área de geologia e da engenharia química, a Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a este órgão público pelo período de um ano.

Os serviços para a PM de Guaíba compreenderam:

Emissão de pareceres e  laudos relativos às áreas de geologia e de engenharia química, com enfoque ambiental, subsidiando a tomada de decisão da equipe técnica efetiva e do(s) responsável(is) pelo licenciamento ambiental de impacto local, conforme solicitação da SMAMA.

Auxilio no atendimento à resolução CONSEMA Nº 04/2000, para obtenção do convênio com o SIGA-RS. Visando à habilitação junto a SEMA, para a realização do licenciamento ambiental das atividades consideradas de impacto local, onde o Município precisava possuir no quadro do órgão municipal do meio ambiente, ou a disposição deste órgão, profissionais legalmente habilitados para a realização do licenciamento ambiental, emitindo a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Para saber mais sobre a Prefeitura de Guaíba acesse http://www.guaiba.rs.gov.br/

Saiba Mais

Programas Ambientais para Transmissora de Energia Porto Velho

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-porto-velho

Ano de inicio: 2012

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão

Localização: Porto Velho  Estado: RO

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de assessoria e consultoria ambiental, executou diversos programas ambientais para Porto Velho – Transmissora de Energia. 

A Porto Velho – Linha de Transmissão, localizada no município de Porto Velho-Rondônia, para realizar o processo de obtenção da Licença de Instalação – LI e Licença de operação – LO da Subestação Coletora Porto Velho (525/230 kV) e, da Linha de Transmissão SE Coletora Porto Velho – SE Porto Velho (230kV), contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar todos os programas ambientais exigidos pelos órgãos licenciadores e atender as exigências legais e instruções expedidas. 

Os programas ambientais executados foram Monitoramento de Fauna, Programa de Educação Ambiental e Programa de Comunicação Social, como parte do processo de licenciamento ambiental e manutenção da Licença de Operação da Subestação Coletora Porto Velho e da Linha de Transmissão SE Coletora Porto Velho,  localizadas no município de Porto Velho-RO. 

Na execução deste projeto foram realizadas diversas atividades, como:

  • Acompanhamento de vistorias técnicas;
  • Realização de palestras educativas e cursos aos moradores próximos ao empreendimento e funcionários envolvidos no mesmo;
  • Realização de companhas semestrais de monitoramento de fauna, contemplando a sazonalidade da região;
  • A divulgação das atividades do Programa de Comunicação Social por meio de placas de sinalização e informativos. 
  • Acompanhamento de todas as atividades de manutenção da faixa de servidão, orientando a empresa quanto às exigências legais e da Licença de Operação. 

Todas as atividades foram acompanhas pela equipe técnica especializa da Ecossis, que apresentou relatórios durante toda a execução dos Programas, contendo todos os dados, resultados e análises dos programas executados.

As exigências dos processos de licenciamento ambiental e manutenção da Licença de Operação, dos órgãos fiscalizadores, foram atendidas e o projeto entregue com sucesso. 

Saiba Mais

Plano de Comunicação Social e revisão de PACUERA para UHE Queimado

CEB-CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: UHE

Localização: Unaí  Estado: MG

Atualização do PACUERA para a UHE Queimado e elaboração do Plano de Integrado de Relacionamento com as Comunidades do Entorno das Hidrelétricas (PIRCEH) no Consórcio CEMIG/CEB. 

O Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (PACUERA), tem a finalidade de orientar o uso disciplinado do reservatório de acordo com a legislação e normas operativas do empreendimento e com os estudos de fragilidade e planos ambientais existentes, visando à conservação ambiental dos recursos hídricos. 

As etapas de trabalho para atualização do PACUERA da UHE Queimado foram: 

  • Revisão bibliográfica e consolidação de dado já existentes do substrato geológico e hidrogeologia, relevo, uso e ocupação dos solos, clinografiacobertura vegetal, fauna, recursos hídricos, fontes poluidoras, restrições legais e aspectos socioeconômicos; 
  • Elaboração de produtos intermediário e Diretrizes; 
  • Revisão e Atualização da Caracterização do Meio Físico, Meio Biótico e Meio Socioeconômico Ambiental; 
  • Elaboração do zoneamento socioambiental do entorno do reservatório; 
  • Proposição de Medidas de Conservação, Recuperação e Potencialização da Conservação dos Recursos Naturais; 
  • Plano de Gestão de APP – Área de Preservação Permanente; 
  • Elaboração de Mapas e  
  • Elaboração de Plano de Comunicação Social 

O Plano de Comunicação Social foi o foco do projeto, com o objetivo de garantir o esclarecimento e a construção de uma relação positiva, transparente e de diálogo com os diversos setores sociais afetados pelo empreendimento. 

Plano de Comunicação Social contribuiu para o processo educativo e de sensibilização ambiental das populações afetadas, e possibilitou que estas tenham suas dúvidas esclarecidas e sejam informadas sobre as principais ações do empreendimento, utilizando para tanto, instrumentos diversos, tais como: 

  • Comunicação direta (corpo-a-corpo); 
  • Redes sociais; 
  • Boletins e panfletos informativos, cartazes; 
  • Serviços de ouvidoria; 
  • Entre outros. 

 A atualização do Pacuera foi finalizada em abril de 2015, após 12 meses de execução do projeto, e fez parte do processo de licenciamento da UHE junto ao órgão IBAMA. 

Saiba Mais
Open chat