Project Categories: Programa de Educação Ambiental

SulGás

SulGás – Programa de Responsabilidade Ambiental

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0028_LOGO-29-SULGAS-e1520947633172-1

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Gasoduto/Oleoduto

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

Ecossis executou mais uma etapa do Programa Verde-Azul da Sulgás, Programa de Responsabilidade Ambiental

No dia 03 de Maio a Ecossis participou do evento de abertura da edição 2017 do Projeto Verde-Azul da Sulgás – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, ocasião que foram formalizadas as adesões dos municípios ao Programa de Educação Ambiental.

O Projeto Verde-Azul nas escolas, ocorre desde 2010 e a Ecossis Soluções Ambientais é parceira da Sulgás na execução deste Projeto desde 2011. O Projeto Verde-Azul está inserido no Programa de Responsabilidade Ambiental da Sulgás, onde o objetivo é estimular a cidadania ambiental da comunidade na área de atuação da Sulgás, através da capacitação para que a comunidade escolar participe da conservação do seu ambiente local.

A primeira edição do projeto foi realizada no município de Porto Alegre e trabalhou os temas Recursos Hídricos e Gestão de Resíduos, atingindo um público de 184 pessoas entre alunos e familiares, professores e funcionários do Colégio Estadual Protásio Alves e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira.

A segunda edição, em 2011, trabalhou os temas Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos, Poluição Atmosférica e Gás Natural, atingindo um público de 449 pessoas entre alunos e familiares, professores e funcionários de 10 escolas da rede pública de Porto Alegre, escolhidas através de processo seletivo público.

Em 2012 houve a continuidade do Projeto incluindo o tema Cidadania Ambiental e atingindo um público de, aproximadamente, 566 pessoas, abrangendo 08 escolas.

Em 2013 foi finalizada a etapa de Educação Ambiental do Projeto nas escolas selecionadas em 2011. A edição contou com a participação de, aproximadamente, 639 pessoas (entre alunos e professores).

O Projeto Verde-Azul nas Escolas edição 2016-2019 irá trabalhar com educação ambiental em 30 escolas públicas localizadas nos municípios atendidos pelo Plano de Investimentos 2014-2018, sendo 1 escola por município a cada ano (2016, 2017 e 2018).

O Objetivo do Programa é estimular a cidadania ambiental da comunidade na área de atuação da SULGÁS, através da capacitação para que a comunidade escolar participe da conservação do seu ambiente local.

Saiba mais sobre a Sulgás e seus projetos em www.sulgas.rs.gov.br/

Saiba Mais
Eletronuclear

Programa de Educação Ambiental – PEA e PEAT para a Eletronuclear

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0004_LOGO-5-ELETRONUCLEAR-e1520947169364

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Usina Nuclear

Localização: Andra dos Reis  Estado: RJ

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

Implementação do Programa Eletrobrás – Eletronuclear de Educação Ambiental da Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto (PEA – CNAAA).

A Ecossis executou ações de Educação Socioambiental do Programa Eletrobrás – Eletronuclear de Educação Ambiental (PEA) e Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT) junto às comunidades pesqueiras, quilombolas, estudantes, professores, comerciantes e trabalhadores da usina nuclear de Angra, localizada na Rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte em Itaorna – Angra dos Reis/RJ.

Os Programas atenderam Angra 1, 2 e Angra 3 em construção. A capacidade de Geração de Angra 1 é de 640 MWe, Angra 2 de 1.350 MWe e Angra 3 previsto uma capacidade 1.405 MWe.

O empreendimento esta na Bacia Hidrográfica Bacia do Atlântico trecho leste – Sub-bacia Litorânea do Rio de Janeiro: Região Hidrográfica I / Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) teve o intuito de atender as condicionantes do licenciamento ambiental da Usina perante o IBAMA. Este programa ocorreu com diversos encontros, palestras, visitas e reuniões pela região de Angra, Paraty e Rio Claro, envolvendo as principais lideranças, técnicos especializados e sociedade civil organizada interessada em participar.

O Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT) programa de educação ambiental voltado aos trabalhadores da Eletronuclear, teve uma proposta nova que envolveu atualizar os cursos e treinamentos já realizados pela empresa, assim como desenvolver ações para um diagnóstico da opinião do trabalhador no que tange as questões ambientais

A execução do Programa de Educação Ambiental ocorreu através das seguintes etapas:

  • Elaboração e execução de plano de trabalho detalhado, de acordo com a metodologia e os objetivos do Programa que articula as etapas necessárias à implementação do mesmo.
  • Identificação e mobilização dos atores sociais por meio de contatos com os atores sociais previamente indicados durante a construção do PEA;
  • Institucionalização do Programa por meio da constituição de um Conselho Consultivo Externo, representado pelos municípios da área de influência (Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro), bem como auxilio nos trabalhos do Comitê Gestor de Educação Ambiental da CNAAA;
  • Indicação, proposição e elaboração e execução e monitoramento de projetos para as linhas de ação e seus respectivos temas em consonância com as necessidades apresentadas pelo Conselho Consultivo Externo e aprovadas pelo Comitê Gestor Interno;
  • Avaliação e prestação de contas dos resultados dos projetos ao Comitê Gestor Interno.
  • Definição e justificativa do instrumental metodológico a ser adotado, tendo em vista as características da atividade do empreendimento, os impactos gerados e as orientações do órgão licenciador (IBAMA);
  • Identificação e descrição das partes interessadas, caracterizando-as em grupos de interesse compostos de atores sociais com características comuns, passíveis de interação direta ou indireta com o empreendimento;
  • Mapeamento das políticas públicas e de outras iniciativas relacionadas à gestão ambiental e à educação ambiental no âmbito do licenciamento do empreendimento;
  • Definição de estratégias para a criação e institucionalização de um Conselho Consultivo Externo;
  • Elaboração de proposta de agenda para o período de contratação;
  • Execução da agenda de atividades aprovada pelo Conselho para PEA e PEAT para as comunidades dos municípios afetados e para os trabalhadores do empreendimento;
  • Estruturação de um sistema de monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas baseado nas capacidades (atitudes) adquiridas ao longo da implementação do PEA e PEAT;
  • Detalhamento dos meios de registro e documentação das atividades realizadas durante a execução do PEA/PEAT, os quais foram consolidados em forma de relatório e encaminhados à ELETROBRAS ELETRONUCLEAR para análise e posterior encaminhamento ao IBAMA.

logo PEA

Saiba Mais
Programa de Educação Ambiental para CHESF na LT de Milagres

Programa de Educação Ambiental para CHESF na LT de Milagres

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0006_LOGO-7-CHESF-ELETROBRAS-e1519842462568-3

Ano de inicio: 2015

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Linha de Transmissão

Localização: Milagres  Estado: CE

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

Ecossis realizou para a CHESF, a Execução do Programa de Educação Ambiental e do Projeto Piloto de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas, nos municípios interceptados pela Linha de Transmissão -LT 230 kV Milagres/Coremas C2.

O Programa de Educação Ambiental e o Projeto Piloto de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas  implantados na Linha de Transmissão se constituiu como um componente estratégico no processo de gestão ambiental da CHESF – Companhia Hidro Elétrica de São Francisco, construído e executado através de metodologia participativa junto com as comunidades dos municípios que integram o empreendimento, atendendo aos princípios da sua Política Ambiental e incorporando os princípios contidos na Lei 9.795/1999 que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e a Instrução Normativa do IBAMA Nº 02/2012.

O empreendimento LT 230 kV Milagres/Coremas C2 (119 km) está localizado nos estados do Ceará e da Paraíba e atravessa os 19 municípios, sendo no Ceará os municípios de Milagres, Mauriti, Barro, Abaiara e na Paraíba os municípios de Monte Horebe, Aguiar, Coremas, São José de Piranhas, Carrapateira, Pombal, Itaporanga, Serra Grande, Cajazeiras, Piancó, São José da Lagoa Tapada, Catingueira, São Somingos, Bonito de Santa Fé e Iguaracy.

O Objetivo geral do Programa foi desenvolver ações de Educação Ambiental com o envolvimento da população local, visando promover um processo de sensibilização e mobilização para sua participação na implantação, monitoramento e avaliação de projetos socioambientais, atuando na transformação do seu espaço de vida, por meio da gestão ambiental sustentável.

Os objetivos específicos iniciaram pelo processo de identificar as comunidades envolvidas na área influência direta da Linha de Transmissão, traçar um perfil dos municípios e das comunidades envolvidas, considerando suas infra-estruturas, equipamentos sociais, formas de associação, lideranças, problemas socioeconômicos, habilidades e práticas culturais, de maneira a orientar as ações educativas para a realidade de cada uma delas.

Posteriormente foi elaborado o diagnóstico socioambiental participativo de cada município conforme o perfil traçado levando em consideração os impactos no meio físico natural e social causados durante a implantação do empreendimento, alinhando as ações do Programa de Educação Ambiental às demais ações originadas das condicionantes do licenciamento ambiental do empreendimento, envolvendo os grupos sociais de maior vulnerabilidade da área de influência direta do empreendimento e trabalhar as questões socioambientais locais.

O Plano de Trabalho considerou as peculiaridades do meio físico/químico, biótico/ecológico, sociológico/cultural e econômico identificados dos municípios envolvidos no Programa.

Educadores locais foram selecionados e capacitados para participar das ações do Programa de Educação Ambiental, elaborando projetos socioambientais de forma participativa com as comunidades, considerando as particularidades locais, desenvolvendo ações de educação ambiental junto aos trabalhadores envolvidos na operação do empreendimento.

O objetivo do Projeto de Controle de Queimadas foi, através de ações de Educação Ambiental específicas, promover a redução das queimadas e desenvolver uma consciência de preservação e sustentabilidade nos seus espaços territoriais.

Com a execução do Programa de Educação Ambiental foi possível a obtenção de diversos resultados, entre eles, criar uma consciência coletiva de respeito e envolvimento nas questões socioambientais, visando à sustentabilidade dos seus espaços, aproximar as comunidades da Área de Influência e os técnicos da CHESF, reduzindo os desligamentos provocados por ações antrópicas, como queima, vandalismo e uso de pipas, dotar este empreendimento de sistemática contínua e estruturada de monitoramento socioambiental, envolvendo a Chesf e representações das comunidades.

Muitos foram os desafios enfrentados durante o desenvolvimento do programa, no entanto, o acolhimento das comunidades fortaleceu para alcançar os objetivos propostos. A participação de cada um, cada um a seu modo, foi responsável pela construção deste Programa.

A continuidade das ações do PEA LT 230 kV Milagres/Coremas C2 deve estar pautada no comprometimento de ações contínuas de todas as etapas do programa, da execução e respeito das decisões acordadas e do envolvimento e participação dos sujeitos da ação, ou seja, é fundamental que o discurso seja transformado em ações.

Saiba Mais
Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGÁS

Estudos Ambientais para a SCGÁS

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0030_LOGO-31-scgas-e1520947538123

Ano de inicio: 2010

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Gasoduto/Oleoduto

Localização: Guaíba  Estado: RS

A Companhia de Gás de Santa Catarina – SCGÁS realizou diversos serviços ambientais com a Ecossis.

A Ecossis realizou para a Companhia de Gás de Santa Catarina, no ano de 2010, estudos para a rede de gás da Serra Catarinense, uma das mais importantes ligações de gás natural do estado de Santa Catarina, com mais de 230 km, a rede passa por 16 municípios, com um consumo potencial de 119 mil m³/dia.

Para este trabalho foi elaborado um RDPA; Programa de Supervisão Ambiental; Programa de Educação Ambiental; Programa de Comunicação Social, de Gestão de Resíduos Sólidos; Análise e Plano de Gerenciamento de Riscos.

No ano de 2012 foi realizado para a esta companhia um RAS – Relatório Ambiental Simplificado para a ampliação de 900 km das redes de distribuição de gás natural do Estado de Santa Catarina, nas regiões Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul Catarinense, para atender as grandes demandas de gás natural da indústria, comércio, veicular e residencial.

Para saber mais sobre a rede de gás natural da SCGÁS acesse http://www.scgas.com.br

Saiba Mais
SulGás

Projeto de Educação Ambiental Verde-Azul para SulGás

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0028_LOGO-29-SULGAS-e1520947633172-1

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Oleoduto/Gasoduto

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

A Ecossis realizou Programa de Educação Ambiental para SULGÁS, através do projeto Verde-Azul.

A Ecossis foi contratada, mais uma vez, pela SULGÁS – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, para realizar o Programa de Educação Ambiental, através do Projeto Verde-Azul, que está inserido no seu Programa de Responsabilidade Ambiental desde 2010.

Desde seu ano de criação, em 2010, a Ecossis Soluções Ambientais vem participando de diversas edições, com a execução  de atividades em sala de aula com educadores profissionais da área, com formação superior e experiência comprovada em projetos de educação ambiental junto as escolas.

Nos anos de 2011, 2012 e 2013, o projeto Verde-Azul da SULGÁS foi desenvolvido no município de Porto Alegre. Nos anos de 2016, 2017 e 2018 o projeto trabalhou com educação ambiental em 10 municípios: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Triunfo, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Gramado. Com exceção em 2018 que a cidade de São Leopoldo foi substituída pelo município de Novo Hamburgo.

As temáticas abordadas pelo projeto foram: gás natural e meio ambiente, recursos hídricos, gestão de resíduos e energia, sendo que a metodologia pedagógica proposta para trabalhar tais conteúdos é através de aula teórica, aula prática e saídas de campo.

A equipe de educadores da Ecossis Soluções Ambientais foi composta por 12 profissionais especializados na área ambiental, como Engenheiro Ambiental, Geólogo, Geógrafo e Biólogo, sendo orientados por uma profissional de pedagogia, divididos nas funções de coordenadores, educadores ambientais e assistentes.

O projeto Verde-Azul no ano de 2018 abrangeu cerca de 1200 pessoas entre alunos, pais e professores das comunidades escolares.

O projeto desse ano iniciou no mês de julho com o diagnóstico ambiental das escolas e da comunidade escolar. Os dados obtidos no diagnóstico compõem o cronograma das aulas com o objetivo de sensibilizar, ensinar, e reforçar a importância dos conteúdos previstos, possibilitando a ampliação das temáticas propostas, a relação direta dos temas com o cotidiano e potencializando o entendimento de nossa posição cultural/ambiental no mundo.

A edição de 2018 encerrará oficialmente no dia 22 de novembro, com um grande evento promovido pela SULGÁS, onde irá reunir todas as escolas em Porto Alegre. Na ocasião será anunciado o resultado do concurso de redação Verde-Azul entre outras atrações.

O grande destaque da edição deste ano foi a grande quantidade de homenagens recebidas pela equipe da Ecossis, durante apresentação das última aulas do projeto, onde as escolas, pais e alunos estão demonstrando o agradecimento aos educadores e a coordenadora pedagógica pelo trabalho de educação ambiental realizado ao longo desses 5 meses, através da confecção de cartazes, cartinhas e desenhos.

Abaixo cópia de algumas homenagens recebidas pela equipe da Ecossis durante as aulas de encerramento do projeto Verde-Azul da SULGÁS.

Carta de agradecimento do Clube Matemático EMEF São Miguel – Charqueadas/RS.


Depoimentos de alunos.


Depoimento de pais e familiares.

Parabéns a todos que participaram de mais uma edição do projeto Verde-Azul da SULGÁS.

 

 

 

Saiba Mais
Open chat