Project Categories: Relatório Ambiental Simplificado – RAS

RAS para Parque Eólico da Eletrosul

RAS para Parque Eólico da Eletrosul

Ano de inicio: 2012

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Usina Eólica

Localização: Santana do Livramento

Estado: RS

Serviços Executados

Relatório Ambiental Simplificado – RAS

Ecossis realizou estudos complementares para o Relatório Ambiental Simplificado – RAS de Parque Eólico da Eletrosul no RS.

A Ecossis realizou no ano de 2012 o RAS do Parque Eólico Coxilha Negra, localizado na cidade de Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, cidade que fica na fronteira com o Uruguai.

O Relatório Ambiental Simplificado – RAS é uma das exigências do Ibama, órgão licenciador, para a obtenção do licenciamento do parque Eólico Coxilha Negra, que foi implantada em Santana do Livramento, pertencente à Eletrosul –  Centrais Elétricas.

A implantação do parque Eólico, com uma capacidade de 238MW, foi dividida em dez módulos, ocupando uma área total de 6.430,71 ha.

Os Estudos Ambientais visaram a complementação do RAS referente aos capítulos, Flora e Ecossistemas.

O Plano de Campo contemplou:
– Análise e definição em imagem georreferenciada dos pontos a serem percorrido em campo;
– Levantamento de Campo por meio de uma equipe com conhecimentos do Ecossistema do local e da vegetação.
– Classificação dos ecossistemas das Áreas de Influência Direta e Indireta (AID e AII), de forma georreferenciada, as diferentes unidades da paisagem existentes com geração de mapas ;
– Escalas de 1:50.000 e 1:25.000 para a AII e AID, respectivamente.
Foi fornecido a acuracidade dos mapas obtidos por meio do Índice Kappa e verdade-de-campo.

Para a Área de Influência Indireta – AII foi descrito as principais espécies vegetais nativas e exóticas com ênfase nas espécies vegetais raras, endêmicas e protegidas por lei, por espécie, classificadas por nível de ocorrência (local, regional ou nacional);
Para o levantamento da Área de Influência Direta – AID: Foi elaborado uma caracterização através de mapa de vegetação original e atual; caracterizando as formações nativas quanto ao estágio de sucessão. No mapeamento foi incluído a demarcação dos locais de ocorrência de cactáceas endêmicas, raras ou ameaçadas.

A implantação de um Parque Eólico traz grandes benefícios para a cidade e região, pois produz atividade econômica e renda ao município. A equipe da Ecossis tem orgulho de fazer parte do processo de estudos ambientais que viabilizem a implantação de energias alternativas pelo País.

Para saber mais sobre os empreendimentos da Eletrosul acesse http://www.eletrosul.gov.br

Saiba Mais
Estudos Ambientais para o Banco do Brasil licenciar Aeródromos em MG

Estudos Ambientais para o licenciamento de Aeródromos em MG

A Ecossis  desenvolveu diversos estudos ambientais para o Banco do Brasil.

Os estudos fazem parte do convênio entre a Secretaria da Aviação Civil – SAC e o Banco do Brasil, que contratou a Ecossis com a finalidade de realizar a elaboração de estudos ambientais especializados e necessários para a obtenção do licenciamento ambiental das obras de instalação, reforma e regularização, dos aeródromos (pequenos aeroportos) localizados nos municípios do Estado de Minas Gerais

Os serviços executados compreenderam a Assessoria e Elaboração de estudos, relatórios, planos e projetos, sendo Estudos de Impacto Ambiental e respectivo Relatório (EIA-RIMAs), Planos de Controle Ambiental (PCAs), Relatórios Ambientais Simplificado (RAS) e Relatórios de Controle Ambiental (RCA), para o licenciamento ambiental e regularização dos 29 aeródromos  localizados no estado de Minas Gerais.


Saiba mais sobre a Ecossis

Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.

A Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa de meio ambiente que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para os mais diversos setores da sociedade tais como, infra-estrutura, energia, mineração, agronegócio, órgãos públicos e entre outros.

Nossas soluções  buscam ser economicamente viáveis, socialmente justas e ambiental corretas, tendo como base na legislação e as peculiaridades de segmento que atuamos, para que todos nossos clientes, não somente tenham satisfação com nossos serviços, mas que seus projetos alcancem o desenvolvimento sustentável.

Saiba Mais

Elaboração de Estudo Ambiental para Parque Eólico

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-electra-power

Ano de inicio: 2012

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Energia

Localização: São José dos Ausentes  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais, empresa especializada em consultoria ambiental, realizou a elaboração de um RAS e um EAS para empreendimento eólico da Electra Power Geração de Energia S.A.

O Parque Eólico Castro – Empreendimento da Electra Power, possui potência estimada de 180 MW e ocupa uma área aproximada de 5.800 hectares em São José Ausentes/RS, município no qual fica localizado o complexo eólico. 

O objetivo principal da elaboração do Estudo Ambiental Simplificado (EAS) e do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) foi a obtenção de licença prévia junto a Fundação Ambiental de Proteção Ambiental (FEPAM-RS), referente ao empreendimento denominado Complexo Eólico de Ausentes.

O licenciamento ambiental, instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente – Lei Federal nº 6938, de 31 de agosto de 1981, que configura uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente, foi conduzido pela  equipe técnica da Ecossis que realizou os estudos necessários. 

Considerando a necessidade de estabelecer um procedimento simplificado para o licenciamento ambiental, o empreendimento classificado com impacto ambiental de pequeno porte, e necessário ao incremento da oferta de energia elétrica no País, nos termos do Art. 8o, § 3º, da Medida Provisória nº 2.152-2, de 1º de junho de 2001,  foi estabelecida a apresentação do Estudo Ambiental Simplificado e o respectivo RAS.

O Relatório Ambiental Simplificado (RAS) elaborado pela Ecossis, abordou os tópicos listados abaixo: 

  • Descrição do projeto,  
  • Informações Gerais,  
  • Caracterização Ambiental – Meios Físico, Biótico e Antrópico, 
  • Laudo de Caracterização da Fauna,
  • Caracterização Geotécnica Preliminar,
  • Caracterização dos Impactos,
  • Medidas Mitigadoras e Compensatórias.

Além do relatório com os estudos realizados acerca do empreendimento e seus possíveis impactos, a equipe de consultoria ambiental da Ecossis apresentou, ainda , algumas propostas de medidas mitigadoras preventivas e corretivas aconselhando a execução de programas de monitoramento dos impactos negativos gerados pelas diferentes atividades, considerando as fases de implantação e operação do parque eólico.

Saiba mais sobre a Electra Power.

Saiba Mais
prosenge

Relatório Ambiental do empreendimento CGH Bruna

prosenge

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Esmeralda  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais, realizou a elaboração do RAS (Relatório Ambiental Simplificado) para empreendimento da Empresa Rio Frade, localizado no município de Esmeralda/Rio Grande do Sul.

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, foi escolhida pela Rio Frade Geração de Energia S.A. para realizar a elaboração de estudos ambientais (RAS) para obtenção da licença prévia do empreendimento CGH Bruna situado no Rio do Frade, localizado no município de Esmeralda/RS. 

O RAS (Relatório Ambiental Simplificado) é um estudo ambiental simplificado relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, sendo muitas vezes elaborado apenas com dados secundários e visitas a campo. 

Para que o processo de obtenção da licença prévia ocorresse com sucesso, foram realizados diversos serviços com finalidade de elaborar o RAS de acordo com as exigências dos órgãos ambientais fiscalizadores. Dentre elas: 

  • Expedições de campo para levantamento de dados primários;  
  • Caracterização do empreendimento;  
  • Encaminhamentos e acompanhamento das solicitações de certidões e declarações aos municípios e órgãos ambientais reguladores envolvidos;  
  • Diagnóstico ambiental 

Diagnóstico ambiental 

Este foi o estudo mais elaborado dentro do RAS, apresentou dados e análises sobre todos os aspectos estudados e de relevância para o empreendimento, contendo a descrição dos usos da água na área proposta para a implantação do empreendimento, avaliação da qualidade atual da água na área de influência do empreendimento, caracterização o uso do solo na área de drenagem do reservatório, laudo da cobertura vegetal da área de implantação do empreendimento, levantamento de fauna ocorrente na área de implantação e na faixa de preservação permanente, levantamento de fauna aquática da sub-bacia hidrográfica, identificação das unidades de conservação federais, identificação e avaliação dos impactos ambientais. 

Após a apresentando do RAS completo, foi elaborado o Plano de Controle Ambiental contendo as propostas das medidas mitigadoras e compensatórias aos impactos ambientais, Elaboração do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno e das Águas do Reservatório (PACUERA) e Elaboração do Plano de Monitoramento, contendo: Qualidade da água, Flora e fauna terrestre E Fauna aquática. 

Saiba Mais

Estudos ambientais para CONAB

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-conab

Ano de inicio: 2016

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: GO, MT, RN e SE

Ecossis Soluções Ambientais realizou estudos ambientais em diferentes localidades do Brasil para a CONAB –  Companhia Nacional do Abastecimento. 

Este projeto que foi finalizado no ano de 2016, contemplou a elaboração de estudos, relatórios, planos e projetos ambientais para obtenção do licenciamento ambiental das obras de instalação da reforma e ampliação dos armazéns existentes, da rede de abastecimento da Companhia Nacional do Abastecimento – CONAB. 

Foram realizados os seguintes estudos para as Unidades Armazenadoras localizadas no estado de Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

  • Elaboração Relatório Ambiental Simplificado – RAS para a Unidade Armazenadora (UA) localizada na cidade de Parauna no Estado de GO e para a cidade de Caiapós no Mato Grosso. 
  • Elaboração Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS para as Unidades Armazenadoras (UA), localizadas na cidade de Pontalina, no estado de Goiás e a cidade de Currais Novos no Rio Grande do Norte. 
  • Elaboração de Estudo Ambiental Simplificado  – EAS para a Unidade Armazenadora localizada na cidade de Itabaiana no estado de Sergipe.

Saiba mais sobre a Ecossis

Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.

A Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa de meio ambiente que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para os mais diversos setores da sociedade, contamos com uma equipe técnica e operacional interna e multidisciplinar formada por profissionais de diversas áreas.

 

Saiba Mais
Open chat