Project Categories: AGCO Company

Elaboração de Laudo de Cobertura Vegetal para AGCO Company

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-agco

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Canoas  Estado: RS

Serviços Executados

Laudos de Cobertura Vegetal

Laudo de Cobertura Vegetal para empresa multinacional fabricante de equipamentos agrícolas AGCO Company.

 Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para realizar a Elaboração de Laudo de Cobertura Vegetal para a empresa AGCO, em sua unidade localizada na cidade de Canoas/RS, em uma área com mais de 100.000 m². 

A AGCO é uma empresa multinacional com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas para mais de 140 países. No Brasil, atualmente, existem 6 fábricas da AGCO. 

Os Laudos de Cobertura Vegetal (LCV) tem como principal objetivo diagnosticar a flora de um determinado local, qualitativa e quantitativamente. 

Para a AGCO, foi realizado o levantamento da cobertura vegetal existente em uma área de 11 hectares, com o serviço de confecção de registros fotográficos e mapas indicativos da exata localização das principais formações vegetais individualmente, bem como dos espécimes imunes ao corte ou ameaçados de extinção. 

Foi realizado também o levantamento de todos os recursos hídricos existentes nas áreas (nascentes, banhados, lagos açudes, cursos d’água, etc.), bem como de suas respectivas APPs (Áreas de Preservação Permanente), devidamente cotadas. 

O objetivo deste projeto é a elaboração de um relatório cnico contendo: 

  • A relação de todas as espécies vegetais nativas e exóticas (nomes populares e científicos); 
  • Levantamento dos dados dendométricos (DAP, altura, projeção de copa e estado fitossanitário) de todos exemplares existentes nas áreas; 
  • Levantamento detalhado de espécies imunes ao corte e ameaçadas de extinção; 
  • Levantamento dos recursos hídricos existentes na área (nascentes, banhados, lagos, açudes, cursos d’água, etc.), bem como de suas respectivas APPs (Áreas de Preservação Permanente); 
  • Relatório fotográfico da área compatibilizada com a vegetação inventariada; 
  • Metodologia de análise utilizada na coleta dos dados em campo; 
  • Elaboração de Planta da situação com a localização de toda a vegetação existente nas áreas; 
  • Emissão de uma Anotação de Responsabilidade Técnica emitida pelo profissional responsável pelo relatório. 
Saiba Mais

Laudos Geológicos para AGCO do Brasil

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-agco

Ano de inicio: 2020

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Canoas  Estado: RS

Serviços Executados

Laudos Geológicos

Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para realizar a elaboração de estudos Geológicospara a AGCO do Brasil. 

Ecossis realizou para a AGCO, unidade de Canoas – RS, a caracterização geológica, geotécnica e hidrogeológica, bem como atualização da planta de localização para fins de licenciamento ambiental junto à FEPAM. 

A AGCO é uma empresa multinacional com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas para mais de 140 países. No Brasil, atualmente, existem 6 fábricas da AGCO. 

Os Laudos Geológicos, requeridos em processos de licenciamento ambiental, têm como missão identificar as condições geológicas, geotécnicas, geomorfológicas, pedológicas e hidrogeológicas de uma área alvo específica, avaliando de forma qualitativa a estabilidade da área, nível de fragilidade dos meios subterrâneos e superficiais e a susceptibilidade a erosão. 

Descrição dos serviços realizados nesse projeto: 

  • Caracterização Geológica, Geotécnica e Hidrogeológica; 
  • Mapeamento geológico básico da área do terreno; 
  • Descrição das litologias do substrato; 
  • Indicação das respectivas formações onde se inserem; 
  • Realização de pontos de sondagens, bem como justificativa de localização e número de pontos; 
  • Elaboração de carta geotécnica com a representação dos processos de ocorrência ou risco de viabilização no terreno, de erosões, escorregamentos, subsidências ou movimentação de solo, caso exista; 
  • Detalhamento Planta de Localização; 
  • Indicação dos prédios e construções existentes; 
  • Linhas de transmissão existentes e faixas de servidão; 
  • Obras lineares, tais como oleodutos, gasodutos, linha de transmissão, ferrovias, rodovias e suas respectivas faixas de domínio, servidão ou qualquer outra forma de restrição de uso; 
  • Corpos hídricos superficiais; 
  • Áreas de uso restrito, de Preservação Permanente e de Reserva Legal, se existentes. 

A partir da compilação de todas essas informações levantadas em escritório e em campo, foi redigido um Relatório técnico pelo profissional responsável, apresentando as devidas orientações e parecer quanto execução das intervenções necessárias. 

Saiba Mais

Reposição florestal na empresa AGCO

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-agco

Ano de inicio: 2021

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Indústria

Localização: Canoas  Estado: RS

A empresa AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda, localizada no bairro industrial do município de Canoas (RS) buscou os serviços ambientais da Ecossis, para o desenvolvimento do Projeto de Reposição Florestal Obrigatória (RFO). A proposta visou o cumprimento da medida de compensação vegetal (estabelecida na LPIA nº 135/2019, emitida pela FEPAM e Of. SEMA/FLORA-OFGSOL nº 04800 / 2021) referente ao manejo de vegetação nativa e exótica para ampliação da área operacional da empresa gaúcha.

O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2022, seguindo as diretrizes de realizar o plantio de espécies arbóreas nativas; acompanhar e monitorar as mudas plantadas, e emitir relatórios técnicos e fotográficos periódicos.

O projeto previu o plantio de 90 mudas de espécies arbóreas nativas em um terreno com maricazal localizado a oeste da planta da fábrica, situada à Rua Eurico Gaspar Dutra, do bairro São Luís. O cultivo foi destinado ao enriquecimento de um remanescente de vegetação nativa localizado ao sul do terreno.

Na escolha das espécies para a reposição, foram considerados aquelas que ocorrem naturalmente na região fitogeográfica das Formações Pioneiras, conforme o Inventário Florestal do Estado do Rio Grande do Sul.

A equipe da Ecossis recomendou a maior variedade de espécies tendo em vista o enriquecimento vegetal da gleba. Também foi destacado no projeto que os plantios deveriam ser executados em condições ambientais propicias para o estabelecimento das mudas, estando previstos para os meses de junho até agosto de 2022.

A fim de garantir o sucesso do projeto, ainda foram programados acompanhamentos mensais nos primeiros seis meses, a partir do plantio, com vistorias regulares no segundo ano. Em acordo com a proposta de trabalho, serão quatro vistorias anuais, com emissão de relatórios técnicos de acompanhamento. Após um ano, está previsto o replantio das mudas que apresentarem problemas de desenvolvimento e as que não sobreviveram.

Noticias do Projeto

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery