Ano de inicio: 2017
Status: finalizado
Tipo de empreendimento: Porto
Localização: Ilhéus Estado: BA
Ano de inicio: 2017
Status: finalizado
Tipo de empreendimento: Porto
Localização: Ilhéus Estado: BA
Serviços Executados
Resgate da Fauna
A Ecossis realizou para a CODEBA – Companhia Docas do Estado da Bahia, a Campanha Complementar de Monitoramento das comunidades Planctônicas do Porto de Ilhéus – BA.
A Cia das Docas da Bahia é uma empresa de economia mista, com o objetivo de administrar e explorar a atividade portuária dos portos de Salvador, Aratu, hoje Porto de Aratu-Candeias e Malhado, atualmente Porto de Ilhéus, no estado da Bahia.
Os serviços técnicos contratados referentes a quinta campanha de monitoramento das comunidades planctônicas no Porto de Ilhéus, durante dragagem de manutenção.
O escopo do serviço envolveu a elaboração de Plano de Manejo para emissão da Autorização de Coleta, Captura e Transporte de Material Biológico, fornecido pelo IBAMA.
Na fase de campanha foi realizada coleta de amostragem de zooplâncton, fitoplâncton e de ictioplâncton em oito estações já definidas no programa de monitoramento da dragagem. As estações estão localizadas dentro da área de dragagem, na saída do estuário do Rio Almada, no eixo de enroscamento e em mar aberto.
As amostragens foram realizadas na amplitude de mará de sizígia e em período de maré de enchente e vazante. Foram aferidos os parâmetros físico-químicos e as condições meteoceanográficas relevantes. Para os índices biológicos apresentados no relatório final, foi determinado a abundância, densidade, dominância, equitabilidade, similaridade e diversidade, além de comparações temporais e espaciais.
Para saber mais sobre a Cia das Docas da Bahia, acesse http://www.codeba.com.br
Ano de inicio: 2020
Status: Ativo
Tipo de empreendimento: Porto de Ilhéus
Localização: Ilhéus
Estado: BA
Serviços Executados
O projeto elaborado e em execução pela Ecossis para a Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA, visa adequar o Plano de Controle Ambiental – PCA para o pleno cumprimento das condicionantes ambientais, além de prestar apoio técnico à gestão ambiental do Porto Organizado de Ilhéus/BA.
O projeto foi dividido em 2 fases, sendo que a Fase 1, já concluída, foi a realização da adequação do PCA do Porto Organizado de Ilhéus às recomendações do Parecer Técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e do Plano de Gestão Ambiental – PGA. A fase 2, que iniciou em março de 2020, trata da implantação e execução dos planos e programas ambientais, bem como a realização de atividades de acompanhamento e supervisão das atividades e ações de controle ambiental realizadas durante a operação.
Os planos e programas do PCA foram separados em blocos de atuação, conforme segue:
BLOCO 1: GESTÃO
BLOCO 2: MEIO FÍSICO
BLOCO 3: MEIO BIÓTICO
BLOCO 4: MEIO SOCIOECONÔMICO
Ano de inicio: 2018
Status: ATIVO
Tipo de empreendimento: Porto
Localização: Ilhéus Estado: BA
Serviços Executados
Ecossis realiza elaboração de Estudos de Risco, Programas de Gerenciamento de Riscos e Planos de Emergência nos Portos da Codeba na Bahia.
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) é uma autoridade portuária que tem como finalidade administrar e explorar os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias. Compete a Codeba, entre outras atribuições, promover a realização de estudos, planos e projetos e realização de obras e serviços, de construção, ampliação, melhoramento, manutenção, operação dos portos e instalações portuárias sob sua jurisdição e responsabilidade. Como também apoiar à ANTAQ na fiscalização dos contratos de arrendamentos e das cessões de áreas e instalações portuárias.
Atendendo suas atribuições, em 2018, a Codeba realizou a contratação da Ecossis Soluções Ambientais para que realizasse a elaboração de Estudos de Risco, Programas de Gerenciamento de Riscos e dos Planos de Emergência dos Portos da Codeba (Ilhéus, Salvador e Aratu-Candeias), visando adequações às exigências do Ibama, para obtenção da Licença Ambiental de Operação dos três Portos da Companhia. O objetivo foi identificar, analisar, avaliar e propor medidas de controle e tratamento para os riscos envolvidos nas operações e atividades portuárias nos Portos da Codeba.
A composição da equipe técnica foi formada por profissionais com experiência comprovada na elaboração dos estudos específicos exigidos no edital e foi formada por engenheiros ambientais e oceanógrafo.
Nos primeiros 10 dias após assinatura do contrato, a Ecossis apresentou um Plano de Trabalho com atividades agrupadas para cada Porto. Este Plano apresentou uma ordenação de tarefas, levantamento de dados junto à Codeba, além de reuniões e interação com a equipe de profissionais dos portos, com forma a obter informações e permitir a correta elaboração dos estudos. O cronograma desenvolvido pela Ecossis ainda identificou todas as atividades necessárias para a elaboração das respectivos ações, cumprindo o prazo de execução.
Ano de inicio: 2023
Status: Ativo
Tipo de empreendimento: Porto
Localização: Salvador Estado: BA
Serviços Executados
Ecossis trabalhará no Plano de Gestão Ambiental (PGA) para o Porto Organizado de Salvador
O Porto de Salvador está localizado na encosta oriental da Baía de Todos os Santos, na região metropolitana de Salvador, Bahia. Situa-se no contato entre dois compartimentos geológicos que respondem pela estruturação de seu relevo, cujos terrenos rebaixados, que formam o Recôncavo e a Baía de Todos os Santos, são ocupados pela Cidade Baixa de Salvador, e os terrenos mais elevados constituídos de rochas cristalinas, são ocupados pela Cidade Alta de Salvador. A Ecossis Soluções ambientais foi contratada para elaborar um Plano de Gestão Ambiental (PGA) que compreende diversas etapas, com o objetivo de alcançar a aprovação do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e cumprir com a Licença de Operação nº 1622/2022.
As etapas que compreendem o PGA são: Programa de Gestão Ambiental; Programa de Gerenciamento de Efluentes; Programa de Gerenciamento das Emissões Atmosféricas e Ruídos; Programa de Monitoramento da Qualidade dos Sedimentos; Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas; Programa de Monitoramento da Biota Aquática e Bioindicadores; Programa de Auditoria Ambiental; Programa de Educação Ambiental; Programa de Comunicação Social; Programa de Apoio às Comunidades de Pesca; Programa de Gestão e Monitoramento da Linha de Costa; Programa de Recuperação/Remediação de Passivos Ambientais; e Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A justificativa está em cumprir com a exigência contida na Licença de Operação nº 1622/2022, referente à regularização ambiental do Porto Organizado de Salvador, que condiciona suavalidade à implementação dos respectivos programas ambientais. A elaboração do Plano de Gestão Ambiental do Porto Organizado de Salvador auxiliará no atendimento às determinações e compromissos definidos na Política Ambiental da Codeba, aderindo ao princípio de desenvolvimento sustentável, bem como o atendimento às recomendações presentes no Parecer Técnico nº 52/2022-SERAD/COTRA/CGLIN/DILIC, a fim de ser aprovado pelo Instituto de Meio Ambiente e dosRecursos Naturais Renováveis (Ibama) e cumprir com a Licença de Operação nº 1622/2022.2.2. 2.3.