Project Categories: CODEBA

CODEBA

Monitoramento do Porto de Ilhéus para a CODEBA

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0026_LOGO-27-CODEBA-e1519843958117

Ano de inicio: 2017

Status: finalizado

Tipo de empreendimento: Porto

Localização: Ilhéus  Estado: BA

Serviços Executados

Resgate da Fauna

A Ecossis realizou para a CODEBA – Companhia Docas do Estado da Bahia, a Campanha Complementar de Monitoramento das comunidades Planctônicas do Porto de Ilhéus – BA.

 A Cia das Docas da Bahia é uma empresa de economia mista, com o objetivo de administrar e explorar a atividade portuária dos portos de Salvador, Aratu, hoje Porto de Aratu-Candeias e Malhado, atualmente Porto de Ilhéus, no estado da Bahia.

Os serviços técnicos contratados referentes a quinta campanha de monitoramento das comunidades planctônicas no Porto de Ilhéus, durante dragagem de manutenção.

O escopo do serviço envolveu a elaboração de Plano de Manejo para emissão da Autorização de Coleta, Captura e Transporte de Material Biológico, fornecido pelo IBAMA.

Na fase de campanha foi realizada coleta de amostragem de zooplâncton, fitoplâncton e de ictioplâncton em oito estações já definidas no programa de monitoramento da dragagem. As estações estão localizadas dentro da área de dragagem, na saída do estuário do Rio Almada, no eixo de enroscamento e em mar aberto.

As amostragens foram realizadas na amplitude de mará de sizígia e em período de maré de enchente e vazante. Foram aferidos os parâmetros físico-químicos e as condições meteoceanográficas relevantes. Para os índices biológicos apresentados no relatório final, foi determinado a abundância, densidade, dominância, equitabilidade, similaridade e diversidade, além de comparações temporais e espaciais.

Para saber mais sobre a Cia das Docas da Bahia, acesse http://www.codeba.com.br

Saiba Mais

Plano de Controle Ambiental para CODEBA

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0026_LOGO-27-CODEBA-e1519843958117

Ano de inicio: 2020

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Porto de Ilhéus  Estado: BA

 Ecossis executa o Plano de Controle Ambiental para a CODEBA – Companhia das Docas do Estado da Bahia, no Porto de Ilhéus. 

O projeto elaborado e executado pela Ecossis tem como objetivo principal realizar adequação do Plano de Controle Ambiental (PCA) para o pleno cumprimento das condicionantes ambientais, além de prestar apoio técnico à gestão ambiental do Porto Organizado de Ilhéus. 

O projeto foi dividido em 2 fases, sendo que a Fase 1, já concluída, foi a realização da adequação do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Porto Organizado de Ilhéus às recomendações do Parecer Técnico do IBAMA e do Plano de Gestão Ambiental (PGA). 

A fase 2, que iniciou em março de 2020, trata da implantação e execução dos planos e programas ambientais, bem como a realização de atividades de acompanhamento e supervisão das atividades e ações de controle ambiental realizadas durante a operação. 

Os planos e programas do PCA foram separados em blocos de atuações que serão realizados durante os próximos 12 meses: 

BLOCO 1: GESTÃO  

    • Programa de Gestão Ambiental;  
    • Programa de Auditoria Ambiental. 

BLOCO 2: MEIO FÍSICO 

    • Programa de Gerenciamento de Efluentes; 
    • Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; 
    • Programa de Gerenciamento das Emissões Atmosféricas; 
    • Programa de Gerenciamento de Ruídos; 
    • Programa de Gestão e Monitoramento da Linha de Costa; 
    • Plano de Dragagem de Manutenção. 

BLOCO 3: MEIO BIÓTICO 

    • Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas, Sedimentos e Monitoramento da Biota Aquática; 
    • Programa de Verificação do Gerenciamento da Água de Lastro dos Navios; 
    • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. 

BLOCO 4: MEIO SOCIOECONÔMICO 

    • Programa de Educação Ambiental; 
    • Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores; 
    • Programa de Comunicação Social; 
    • Programa de Apoio às Comunidades de Pesca; 
    • Programa de Articulação Institucional. 

O primeiro programa executado, o PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTALiniciou em março de 2020 e aborda o processo de gerenciamento das ações ambientais vinculados a planos e programas ambientais, com vistas ao cumprimento da Licença de Operação do Porto Organizado de Ilhéus, além de possibilitar o acompanhamento destes pelos órgãos ambientais e pela sociedade em geral. 

Em abril de 2020, foram realizadas atividades referentes aos programas de:

 

  • PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE EFLUENTES: levantamento dos pontos de drenagem e localização de instalações de tratamento e destinação dos efluentes, como caixa de passagem, caixa simples, fossas e bocas de lobo; 
  • PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: levantamento dos coletores de resíduos existentes no Porto de Ilhéus; 
  • PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICASmonitoramento de fumaça preta e fechamento de orçamento com empresa especializada para monitoramento de material particulado; 
  • LOGOMARCA GESTÃO AMBIENTAL: criação de material gráfico do Porto de Ilhéus, no que diz respeito a identidade da Gestão Ambiental. 
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS TRABALHADORESProdução de vídeo sobre gerenciamento de resíduos sólidos e realização de Diálogo Diário de Segurança e Meio Ambiente, neste evento foram tiradas dúvidas dos funcionários em relação ao correto armazenamento e quais resíduos são destinados a cada contentor, conforme a cor existente. 

A equipe envolvida neste projeto que contém um total de 17 programas e tem duração de 12 meses é multidisciplinar. As atividades de coordenação e execução de campo são realizadas por Biólogos, Eng. Ambientais e Cientista Social. 

Saiba Mais
Open chat