Project Categories: CODEBA

CODEBA

Monitoramento do Porto de Ilhéus para CODEBA

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0026_LOGO-27-CODEBA-e1519843958117

Ano de inicio: 2017

Status: finalizado

Tipo de empreendimento: Porto

Localização: Ilhéus  Estado: BA

Serviços Executados

Resgate da Fauna

A Ecossis realizou para a CODEBA – Companhia Docas do Estado da Bahia, a Campanha Complementar de Monitoramento das comunidades Planctônicas do Porto de Ilhéus – BA.

 A Cia das Docas da Bahia é uma empresa de economia mista, com o objetivo de administrar e explorar a atividade portuária dos portos de Salvador, Aratu, hoje Porto de Aratu-Candeias e Malhado, atualmente Porto de Ilhéus, no estado da Bahia.

Os serviços técnicos contratados referentes a quinta campanha de monitoramento das comunidades planctônicas no Porto de Ilhéus, durante dragagem de manutenção.

O escopo do serviço envolveu a elaboração de Plano de Manejo para emissão da Autorização de Coleta, Captura e Transporte de Material Biológico, fornecido pelo IBAMA.

Na fase de campanha foi realizada coleta de amostragem de zooplâncton, fitoplâncton e de ictioplâncton em oito estações já definidas no programa de monitoramento da dragagem. As estações estão localizadas dentro da área de dragagem, na saída do estuário do Rio Almada, no eixo de enroscamento e em mar aberto.

As amostragens foram realizadas na amplitude de mará de sizígia e em período de maré de enchente e vazante. Foram aferidos os parâmetros físico-químicos e as condições meteoceanográficas relevantes. Para os índices biológicos apresentados no relatório final, foi determinado a abundância, densidade, dominância, equitabilidade, similaridade e diversidade, além de comparações temporais e espaciais.

Para saber mais sobre a Cia das Docas da Bahia, acesse http://www.codeba.com.br

Saiba Mais
CODEBA

Plano de Controle Ambiental para CODEBA

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0026_LOGO-27-CODEBA-e1519843958117

Ano de inicio: 2020

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Porto de Ilhéus

Localização: Ilhéus

Estado: BA

O projeto elaborado e em execução pela Ecossis para a Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA, visa adequar o Plano de Controle Ambiental – PCA para o pleno cumprimento das condicionantes ambientais, além de prestar apoio técnico à gestão ambiental do Porto Organizado de Ilhéus/BA.

O projeto foi dividido em 2 fases, sendo que a Fase 1, já concluída, foi a realização da adequação do PCA do Porto Organizado de Ilhéus às recomendações do Parecer Técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e do Plano de Gestão Ambiental – PGA. A fase 2, que iniciou em março de 2020, trata da implantação e execução dos planos e programas ambientais, bem como a realização de atividades de acompanhamento e supervisão das atividades e ações de controle ambiental realizadas durante a operação.

Os planos e programas do PCA foram separados em blocos de atuação, conforme segue:

BLOCO 1: GESTÃO

  • Programa de Gestão Ambiental; Programa de Auditoria Ambiental;

BLOCO 2: MEIO FÍSICO

  • Programa de Gerenciamento de Efluentes;
  • Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • Programa de Gerenciamento das Emissões Atmosféricas;
  • Programa de Gerenciamento de Ruídos;
  • Programa de Gestão e Monitoramento da Linha de Costa;
  • Plano de Dragagem de Manutenção;

BLOCO 3: MEIO BIÓTICO

  • Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas, Sedimentos e Monitoramento da Biota Aquática;
  • Programa de Verificação do Gerenciamento da Água de Lastro dos Navios;
  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas;

BLOCO 4: MEIO SOCIOECONÔMICO

  • Programa de Educação Ambiental;
  • Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores;
  • Programa de Comunicação Social;
  • Programa de Apoio às Comunidades de Pesca;
  • Programa de Articulação Institucional.
Saiba Mais

Plano de segurança para CODEBA

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0026_LOGO-27-CODEBA-e1519843958117

Ano de inicio: 2018

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Porto

Localização: Ilhéus  Estado: BA

Ecossis realiza elaboração de Estudos de Risco, Programas de Gerenciamento de Riscos e Planos de Emergência nos Portos da Codeba na Bahia.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) é uma autoridade portuária que tem como finalidade administrar e explorar os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias. Compete a Codeba, entre outras atribuições, promover a realização de estudos, planos e projetos e realização de obras e serviços, de construção, ampliação, melhoramento, manutenção, operação dos portos e instalações portuárias sob sua jurisdição e responsabilidade. Como também apoiar à ANTAQ na fiscalização dos contratos de arrendamentos e das cessões de áreas e instalações portuárias.

Atendendo suas atribuições, em 2018, a Codeba realizou a contratação da Ecossis Soluções Ambientais para que realizasse a elaboração de Estudos de Risco, Programas de Gerenciamento de Riscos e dos Planos de Emergência dos Portos da Codeba (Ilhéus, Salvador e Aratu-Candeias), visando adequações às exigências do Ibama, para obtenção da Licença Ambiental de Operação dos três Portos da Companhia. O objetivo foi identificar, analisar, avaliar e propor medidas de controle e tratamento para os riscos envolvidos nas operações e atividades portuárias nos Portos da Codeba.

A composição da equipe técnica foi formada por profissionais com experiência comprovada na elaboração dos estudos específicos exigidos no edital e foi formada por engenheiros ambientais e oceanógrafo.

Nos primeiros 10 dias após assinatura do contrato, a Ecossis apresentou um Plano de Trabalho com atividades agrupadas para cada Porto. Este Plano apresentou uma ordenação de tarefas, levantamento de dados junto à Codeba, além de reuniões e interação com a equipe de profissionais dos portos, com forma a obter informações e permitir a correta elaboração dos estudos. O cronograma desenvolvido pela Ecossis ainda identificou todas as atividades necessárias para a elaboração das respectivos ações, cumprindo o prazo de execução.

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery