Project Categories: Laudos Geológicos

Elaboração de Estudos Ambientais para a GASMIG

Elaboração de Estudos Ambientais para a GASMIG

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0029_LOGO-30-GASMIG-e1520947884672

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Gasoduto/Oleoduto

Localização: Belo Horizonte   Estado: MG

Ecossis elaborou estudos ambientais para a ampliação do sistema de distribuição de Gás Natural para a GASMIG – Cia de Gás de Minas Gerais.

Os estudos ambientais realizados tinham como objetivo principal obter o Licenciamento Ambiental para a nova Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN). Os estudos foram realizados na cidade de Jacutinga-MG para a implantação de um gasoduto de 9,038 Km (Linha Tronco/Jacutinga).

O licenciamento obtido pela GASMIG é para a distribuição de gás natural por gasodutos, tendo como objeto deste estudo o Ramal MultiTécnica. O projeto executivo do ramal prevê 3,5 km de extensão construídos através do método destrutivo, com vala a “céu aberto”, as dimensões típicas desta vala são de 1,20 metro de profundidade e 80 cm de largura. O Ramal MultiTécnica esta inserido no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, localizado na rodovia MG-238 em encontro com a BR – 040

Foi realizado um levantamento de dados secundários referentes ao meio socioeconômico e histórico do município, bem como da área de influência do projeto, levantando os benefícios gerados pela atividade e principalmente sobre o desenvolvimento econômico para a região, assim como possíveis impactos a serem mitigados.

A equipe foi composta por técnicos da área geólógica, biólógica e arqueológica. A metodologia utilizada para a elaboração dos estudos ambientais para as obras de ampliação do gasoduto foi constituída em cinco etapas, sendo elas:

  • Organização do Planejamento – Plano de Trabalho;
  • Levantamento de dados secundários – Pesquisa bibliográfica;
  • Levantamentos de campo;
  • Construção do relatório descritivo contendo os estudos;
  • Avaliação, correção (Ecossis) e Aprovação dos estudos pela GASMIG.

Saiba mais sobre a Gasmig em http://www.gasmig.com.br

Saiba Mais

Elaboração de Laudo Geológico para Nacional Gás

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-nacional-gas

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Óleo e Gás

Localização: Canoas e Araucária  Estado: RS e PR

Serviços Executados

Laudos Geológicos

A Ecossis foi contratada para elaborar Laudo Geológico para duas unidades da empresa Nacional Gás 

A Nacional Gás, empresa brasileira de distribuição de gás de petróleo liquefeito, contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar a Inspeção de ocorrências geológico-geotécnicas ao longo das faixas de dutos e áreas adjacentes de duas de suas unidades e elaborar um laudo Geológico para cada unidade, uma delas localizada no Município de Canoas (Rio Grande do Sul) e a outra localizada em Araucária (Paraná). 

O objetivo do projeto foi identificar, classificar e acompanhar a evolução das ocorrências que possam ameaçar a integridade dos dutos e outras instalações existentes na faixa ou levar à interrupção de seu funcionamento, trazendo prejuízos sociais, ambientais e econômicos. 

As atividades realizadas durante a Prestação dos serviços técnicos de geologia compreenderam a elaboração de relatório técnico sazonal e seguiram as normas da N-2775 da Petrobrascontemplando: 

  • Coleta e análise de dados referentes à faixa ou ao duto com: 
  1. Cadastro de pontos identificados em inspeções anteriores, sistemáticas e especificas;
  2. Relatórios de inspeções anteriores;
  3. Projetos de monitoramento e relatórios de acompanhamento da instrumentação;
  4. Registros pluviométricos na região;
  5. Fotografias aéreas;
  6. Banco de imagens
  7. Traçado do duto. 
  • Caminhada ao longo da faixa de dutos. 
  • Cadastramento através de fichas descritivas de todos os pontos com indícios de processos naturais ou antrópicos que representem risco para integridade dos dutos, mesmo não representando risco imediato, mencionando: 
  1. Erosão;
  2. Ravinamentos;
  3. Deslizamentos;
  4. Minerações;
  5. Obras de infraestrutura urbana;
  6. Indícios de movimentos de encosta;
  7. Recalques,
  8. Abatimentos;
  9. Acúmulo de água;
  10. Deficiência ou danos nos dispositivos de drenagem ou em obras de estabilização;
  11. Exposição do duto;
  12. Cortes;
  13. Aterros e barragens. 
  • Tratamento e compilação de dados com a elaboração do relatório de inspeção sazonalcontendo mapas, ficha de inspeção, classificação das ocorrências; fotografias recomendações gerais para melhoria das condições de segurança das unidades inspecionadas e emissão de ART – Anotação de responsabilidade técnica. 
Saiba Mais

Laudos Geológicos para AGCO do Brasil

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-agco

Ano de inicio: 2020

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Canoas  Estado: RS

Serviços Executados

Laudos Geológicos

Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para realizar a elaboração de estudos Geológicospara a AGCO do Brasil. 

Ecossis realizou para a AGCO, unidade de Canoas – RS, a caracterização geológica, geotécnica e hidrogeológica, bem como atualização da planta de localização para fins de licenciamento ambiental junto à FEPAM. 

A AGCO é uma empresa multinacional com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas para mais de 140 países. No Brasil, atualmente, existem 6 fábricas da AGCO. 

Os Laudos Geológicos, requeridos em processos de licenciamento ambiental, têm como missão identificar as condições geológicas, geotécnicas, geomorfológicas, pedológicas e hidrogeológicas de uma área alvo específica, avaliando de forma qualitativa a estabilidade da área, nível de fragilidade dos meios subterrâneos e superficiais e a susceptibilidade a erosão. 

Descrição dos serviços realizados nesse projeto: 

  • Caracterização Geológica, Geotécnica e Hidrogeológica; 
  • Mapeamento geológico básico da área do terreno; 
  • Descrição das litologias do substrato; 
  • Indicação das respectivas formações onde se inserem; 
  • Realização de pontos de sondagens, bem como justificativa de localização e número de pontos; 
  • Elaboração de carta geotécnica com a representação dos processos de ocorrência ou risco de viabilização no terreno, de erosões, escorregamentos, subsidências ou movimentação de solo, caso exista; 
  • Detalhamento Planta de Localização; 
  • Indicação dos prédios e construções existentes; 
  • Linhas de transmissão existentes e faixas de servidão; 
  • Obras lineares, tais como oleodutos, gasodutos, linha de transmissão, ferrovias, rodovias e suas respectivas faixas de domínio, servidão ou qualquer outra forma de restrição de uso; 
  • Corpos hídricos superficiais; 
  • Áreas de uso restrito, de Preservação Permanente e de Reserva Legal, se existentes. 

A partir da compilação de todas essas informações levantadas em escritório e em campo, foi redigido um Relatório técnico pelo profissional responsável, apresentando as devidas orientações e parecer quanto execução das intervenções necessárias. 

Saiba Mais
Multilog

Estudo Hidrogeológico para empresa Multilog

Multilog

Ano de inicio: 2022

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Serviços

Localização: Curitiba  Estado: PR

Serviços Executados

Laudo Hidrológico

Laudos Geológicos

Equipe da Ecossis realizou Estudo Hidrogeológico e apresentou proposta de novos poços de monitoramento no local para obter Licença de Operação da empresa Multilog.

A empresa Multilog Brasil S.A, de Curitiba (PR), selecionou a Ecossis Soluções Ambientais para desenvolver um Estudo Hidrogeológico, visando atender uma condicionante de Licença de Operação, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital paranaense. As atividades ocorreram entre fevereiro e março de 2022.

Além da caracterização hidrogeológica local, o estudo desenvolvido pela equipe técnica da Ecossis apresentou uma proposta de locação de dois novos poços de monitoramento, tendo em vista que os atuais se encontravam secos nas últimas campanhas realizadas.

Na área onde se encontra a Multilog já existiam quatro poços de monitoramento instalados, os quais se concentravam no entorno do antigo local de armazenamento de produtos perigosos.

Sobre a geologia do local, o município de Curitiba é formado por rochas do Complexo Migmatítico Costeiro do Embasamento Cristalino, sedimentos inconsolidados da Formação Guabirotuba e sedimentos aluvionares em geral. A área de estudo, localizada no sul da unidade, é constituída de rochas sedimentares clásticas como arenito, arcóseo, argilito, conglomerado, siltito e arenito arcoseano.

O local apresenta um relevo relativamente uniforme, esculpido em rochas cristalinas, tais como migmatitos, xistos metamórficos e gnaisses, cortados por diques de pegmatitos e diques de diabásio, com altitudes médias entre 850-950 metros, formando uma paisagem suavemente ondulada com planícies e várzeas, ao longo dos principais cursos de água.

A bacia hidrográfica em que o empreendimento está inserido é a do Rio Iguaçu, a qual, no estado do Paraná, cobre uma superfície de 55.024 km². O município de Curitiba está inserido dentro da sub-bacia do Alto

Iguaçu, que por sua vez possui uma área de aproximadamente 3.000 km², e é composta pelas bacias hidrográficas dos rios formadores do Iguaçu na Região Metropolitana de Curitiba, sendo os principais: Iguaçu, Barigui, Palmital, Atuba, Passaúna, Iraí, Belém, Itaqui, Piraquara e Pequeno.

Sondagens de solo

Entre 14 e 16 de fevereiro de 2022, foram realizadas quatro sondagens de solo em locais pré-determinados no terreno, com o objetivo de dar subsídios ao estudo hidrogeológico local. A equipe da Ecossis salientou que as sondagens, nomeadas de ST5 a ST8, foram executadas por meio de trado mecanizado, com profundidades variando entre 2,50 metros e 6,10 metros de profundidade, com base na ABNT NBR 9603.

O processo de perfuração foi desenvolvido sem a utilização de qualquer fluído de perfuração, sendo o material sondado caracterizado tátil-visualmente e descrito na forma de perfis litológicos. Com base nessas descrições, observou-se que o solo no local varia entre argiloso a arenoso.

Monitoramento dos Poços

O nível d’água detectado nas sondagens efetuadas em fevereiro de 2022, variou entre 0,92 m (ST8) e 5,2 m (ST5). No dia 16 de fevereiro de 2022 foi realizado um novo monitoramento ambiental dos poços existentes. Esse acompanhamento das condições hidrogeológicas também foi feito a partir de medições de níveis d’água. A equipe técnica da Ecossis identificou a inexistência de fase livre e demais indícios visuais de contaminação nos poços existentes na área.

Proposta de localização

Conforme citado anteriormente, na área da empresa Multilog Brasil S.A existem quatro poços que foram monitorados durante os serviços de execução das sondagens. A equipe da Ecossis sugeriu aos gestores da Multilog que os dois novos poços sejam instalados a jusante do novo galpão de armazenamento de produtos químicos, sendo um na lateral do galpão e outro entre o galpão e curso hídrico ali presente. Para os profissionais da Ecossis, a vantagem de instalar os novos poços nos locais onde, recentemente, foram efetuadas sondagens investigativas é o fato de já serem conhecidas as camadas de solo nessa região. Além disso, se sabe que nesses locais, em um primeiro momento, há coluna d’água o suficiente a realização de coleta de amostras para análises químicas.

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery