Project Categories: Laudos Geológicos

Elaboração de Estudos Ambientais para a GASMIG

Elaboração de Estudos Ambientais para a GASMIG

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0029_LOGO-30-GASMIG-e1520947884672

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Gasoduto/Oleoduto

Localização: Belo Horizonte   Estado: MG

Ecossis elaborou estudos ambientais para a ampliação do sistema de distribuição de Gás Natural para a GASMIG – Cia de Gás de Minas Gerais.

Os estudos ambientais realizados tinham como objetivo principal obter o Licenciamento Ambiental para a nova Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN). Os estudos foram realizados na cidade de Jacutinga-MG para a implantação de um gasoduto de 9,038 Km (Linha Tronco/Jacutinga).

O licenciamento obtido pela GASMIG é para a distribuição de gás natural por gasodutos, tendo como objeto deste estudo o Ramal MultiTécnica. O projeto executivo do ramal prevê 3,5 km de extensão construídos através do método destrutivo, com vala a “céu aberto”, as dimensões típicas desta vala são de 1,20 metro de profundidade e 80 cm de largura. O Ramal MultiTécnica esta inserido no município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, localizado na rodovia MG-238 em encontro com a BR – 040

Foi realizado um levantamento de dados secundários referentes ao meio socioeconômico e histórico do município, bem como da área de influência do projeto, levantando os benefícios gerados pela atividade e principalmente sobre o desenvolvimento econômico para a região, assim como possíveis impactos a serem mitigados.

A equipe foi composta por técnicos da área geólógica, biólógica e arqueológica. A metodologia utilizada para a elaboração dos estudos ambientais para as obras de ampliação do gasoduto foi constituída em cinco etapas, sendo elas:

  • Organização do Planejamento – Plano de Trabalho;
  • Levantamento de dados secundários – Pesquisa bibliográfica;
  • Levantamentos de campo;
  • Construção do relatório descritivo contendo os estudos;
  • Avaliação, correção (Ecossis) e Aprovação dos estudos pela GASMIG.

Saiba mais sobre a Gasmig em http://www.gasmig.com.br

Saiba Mais

Elaboração de Laudo Geológico para Nacional Gás

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-nacional-gas

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Óleo e Gás

Localização: Canoas e Araucária  Estado: RS e PR

Serviços Executados

Laudos Geológicos

A Ecossis foi contratada para elaborar Laudo Geológico para duas unidades da empresa Nacional Gás 

A Nacional Gás, empresa brasileira de distribuição de gás de petróleo liquefeito, contratou a Ecossis Soluções Ambientais para realizar a Inspeção de ocorrências geológico-geotécnicas ao longo das faixas de dutos e áreas adjacentes de duas de suas unidades e elaborar um laudo Geológico para cada unidade, uma delas localizada no Município de Canoas (Rio Grande do Sul) e a outra localizada em Araucária (Paraná). 

O objetivo do projeto foi identificar, classificar e acompanhar a evolução das ocorrências que possam ameaçar a integridade dos dutos e outras instalações existentes na faixa ou levar à interrupção de seu funcionamento, trazendo prejuízos sociais, ambientais e econômicos. 

As atividades realizadas durante a Prestação dos serviços técnicos de geologia compreenderam a elaboração de relatório técnico sazonal e seguiram as normas da N-2775 da Petrobrascontemplando: 

  • Coleta e análise de dados referentes à faixa ou ao duto com: 
  1. Cadastro de pontos identificados em inspeções anteriores, sistemáticas e especificas;
  2. Relatórios de inspeções anteriores;
  3. Projetos de monitoramento e relatórios de acompanhamento da instrumentação;
  4. Registros pluviométricos na região;
  5. Fotografias aéreas;
  6. Banco de imagens
  7. Traçado do duto. 
  • Caminhada ao longo da faixa de dutos. 
  • Cadastramento através de fichas descritivas de todos os pontos com indícios de processos naturais ou antrópicos que representem risco para integridade dos dutos, mesmo não representando risco imediato, mencionando: 
  1. Erosão;
  2. Ravinamentos;
  3. Deslizamentos;
  4. Minerações;
  5. Obras de infraestrutura urbana;
  6. Indícios de movimentos de encosta;
  7. Recalques,
  8. Abatimentos;
  9. Acúmulo de água;
  10. Deficiência ou danos nos dispositivos de drenagem ou em obras de estabilização;
  11. Exposição do duto;
  12. Cortes;
  13. Aterros e barragens. 
  • Tratamento e compilação de dados com a elaboração do relatório de inspeção sazonalcontendo mapas, ficha de inspeção, classificação das ocorrências; fotografias recomendações gerais para melhoria das condições de segurança das unidades inspecionadas e emissão de ART – Anotação de responsabilidade técnica. 
Saiba Mais
Open chat