Project Categories: PAIPA-RAIPA

prosenge

Estudos Arqueológicos para licenciamento de CGH no Paraná

prosenge

Ano de inicio: 2017

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Rio Bonito do Sul Estado: PR

Ecossis, empresa de consultoria ambiental, realizou estudos arqueológicos, que consistiram na Elaboração de Projeto de Avaliação de Impacto Arqueológico e Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, para o licenciamento da CGH Barra do Leão, a ser instalada no município de Rio Bonito do Sul-PR. 

Paipa-Raipa é um Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA) que consiste na produção do projeto que visa avaliar o quanto e de que maneira o empreendimento afetará os sítios arqueológicos porventura localizados na área do empreendimento.

O projeto, elaborado para o empreendimento CGH Barra do Leão, foi executado seguindo as seguintes etapas:

  • Confecção do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA): Através da contextualização arqueológica e etno-histórica do empreendimento, delimitação da área abrangida pelo projeto, proposta de metodologia de pesquisa para caracterização arqueológica da ADA – Área Diretamente Afetada, com levantamento de dados primários em campo, com base em levantamento prospectivo intensivo de sub-superficie;
  • Elaboração de Plano de trabalho científico;
  • Obtenção de Portaria IPHAN: Partindo da Proposição das atividades de análise e conservação dos bens arqueológicos, proposição de estratégias de esclarecimento e divulgação dos bens culturais acautelados,proposta preliminar das atividades relativas à produção de conhecimento, divulgação científica e extroversão;
  • Realização da etapa de campo que consistiu em caminhamento sistemático, sondagens sistemáticas, delimitação de eventuais sítios arqueológicos, preenchimento das Fichas de Sítios Arqueológicos exigidas pelo IPHAN, em caso de confirmação de sítios arqueológicos, e georreferenciamento dos dados;
  • Elaboração de Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA) com os resultados do projeto e caracterização e avaliação do grau de conservação do patrimônio arqueológico, descrição das metodologias aplicada no projeto, análise do material arqueológico proveniente da pesquisa, inventário dos bens arqueológicos e Resultado da divulgação cientifica. 

 Por fim, foram sugeridas recomendações sobre ações necessárias, para a proteção e preservação in situ, ao resgate, e à mitigação dos impactos ao patrimônio arqueológico.

Os estudos arqueológicos protocolados no IPHAN foram executados pela equipe técnica da Ecossis Soluções Ambientais, formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais e composta por dois experientes arqueólogos.

Saiba Mais
proposta engenharia

Serviços Arqueológicos em Aterro Sanitário

proposta engenharia

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Cesário Lange  Estado: SP

Ecossis Soluções Ambientais realizou serviços arqueológicos para aterro sanitário de cidade localizada no estado de São Paulo

A empresa de consultoria ambiental Ecossis, elaborou o Projeto de Avaliação de Impacto Arqueológico e Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, para fins de licenciamento da área de ampliação de um Aterro Sanitário – propriedade da empresa de construções residenciais Proposta Engenharia, com área total de 14,52 ha, localizado na cidade de Cesário Lange – SP. 

Os serviços realizados neste projeto foram: 

  • Elaboração da Ficha de Cadastro da Atividade (FCA) – esta ficha consiste na compilação de dados obtidos através do levantamento de informações sobre os sítios arqueológicos, os bens culturais tombados e acautelados pela esfera federal, bem como, o levantamento de terras indígenas, comunidades tradicionais, terras quilombolas e cavidades naturais subterrâneas. Levantamento de todos os dados do projeto, com  a elaboração de mapa da área do aterro sanitário, em formato shapefile, contendo todos os dados geoespaciais do empreendimento.
  • Elaboração do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico ( PAIPA), contendo: Delimitação da área abrangida pelo projeto; Contextualização arqueológica e etno-histórica do empreendimento – por meio de levantamento de dados secundários; Relação dos sítios pesquisados com indicação exata de sua localização; Caracterização arqueológica da Área Diretamente Afetada – com levantamento de dados primários em campo com base no FCA realizado; Elaboração do Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico ( RAIPA) com os resultados obtidos após o levantamento de dados e avaliação de impacto. 

A elaboração do projeto por parte da equipe técnica da Ecossis fez parte do pedido de licenciamento do aterro junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacionalconforme Instrução Normativa do mesmo, propondo, ao finalizar o projeto, atividades de reprodução de conhecimento, divulgação científica e estratégias de esclarecimento e divulgação dos bens culturais acautelados das atividades realizadas no local, destinadas a comunidade local e ao público envolvido. 

Saiba Mais
proposta engenharia

Avaliação de Impacto Arqueológico em Aterro Sanitário

proposta engenharia

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Meridiano  Estado: SP

Ecossis Soluções Ambientais realizou Avaliação de Impacto Arqueológico para aterro sanitário, da empresa Proposta Engenharia. 

A empresa de consultoria ambiental Ecossis, realizou a elaboração de Projeto de Avaliação de Impacto Arqueológico ( PAIPA) e Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA) para obtenção do licenciamento de um empreendimento, da empresa de construções Proposta Engenharia.

O empreendimento trata-se de um Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Domiciliares com área aproximada de 331.500 m², localizado no município de Meridiano no Estado de São Paulo. 

Para realizar o PAIPA e o RAIPA deste empreendimento, foram desenvolvidas as seguintes atividades e estudos:

  • Contextualização arqueológica e etno-histórica do empreendimento; 
  • Relação dos sítios pesquisados com indicação exata de sua localização; 
  • Pesquisa para caracterização arqueológica da ADA – Área Diretamente Afetada, com levantamento de dados primários em campo com base em levantamento prospectivo intensivo de subsuperfície; 
  • Delimitação da área abrangida pelo projeto.

Após a realização dos estudos, foi elaborado o Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico contendo os resultados do projeto e as propostas de atividades relativas à produção de conhecimento, divulgação científica e extroversão. O relatório apresentou ainda a proposição de estratégias de esclarecimento e divulgação dos bens culturais acautelados, sugestão de atividades a serem realizadas com comunidade local e ao público envolvido, além de proposição de atividades de análise e conservação dos bens arqueológicos para fins de registrar, classificar e conservar o material arqueológico oriundo da execução do Projeto. 

Saiba Mais

Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico para a CODEMGE

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-CODEMGE

Ano de inicio: 2019

Status: Em execução

Tipo de empreendimento: Órgão Público

Localização: Montes Claros Estado: MG

Ecossis Soluções Ambientais realizará estudos Arqueológicos no Distrito Industrial de Montes Claros para Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE. 

O serviço que será realizado pela Ecossis contemplará a elaboração e execução dos estudos de Gestão do Patrimônio Arqueológico, que terão como objetivo a concessão do IPHAN quanto à instalação e operação do Distrito Industrial Montes Claros II, localizado no Município de Montes Claros – MG, resultando na obtenção das Licenças de Instalação e Operação junto ao órgão ambiental estadual.  

O Distrito Industrial II será globalmente integrado à malha viária da cidade, e abrangerá cerca de 1,75 milhão de metros quadrados, com capacidade para instalar quase 100 novos empreendimentos industriais.  

Previamente a equipe responsável realizará uma visita técnica no local para a elaboração do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico que contemplará o desenvolvimento dos seguintes estudos: 

  • Programa de Salvamento e Monitoramento Arqueológicocontendo: monitoramento arqueológico, análise e interpretação dos bens arqueológicos encontrados, avaliação do estado de conservação dos materiais e sítios arqueológicos e inventário dos bens arqueológicos relativos ao Programa; 
  • Projeto Integrado de Educação Patrimonial, contendo: a concepção, metodologia e implementação integradas entre o patrimônio arqueológico e os demais bens culturais em  acautelados, materiais e imateriais, tombados (municipal, estadual e federal) e não tombados, de acordo com estudos de impacto ao patrimônio cultura.

Fonte: https://portal.montesclaros.mg.gov.br/noticia/economia/distrito-industrial-ii-e-quase-uma-realidade


Saiba mais sobre a Ecossis

Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.

Leia mais…

Saiba Mais
Open chat