Ano de inicio: 2010
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgão Público
Localização: Bagé Estado: RS
Ano de inicio: 2010
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgão Público
Localização: Bagé Estado: RS
A implantação de obras de infraestrutura vem requerendo, cada vez mais, cuidados para evitar e/ou minimizar os impactos socioeconômicos, físicos e bióticos que provocam no espaço onde se inserem. Os procedimentos de controle da qualidade ambiental de obras e Projetos são instrumentos que servem para orientar o Agente Executor a elaborar, analisar, revisar e executar Projetos e obras respeitando e considerando as questões ambientais.
Neste contexto, a Ecossis Soluções Ambientais elaborou um extenso programa de gestão ambiental que foi aplicado no empreendimento “Barragem da Arvorezinha”, implantado no arroio Piraizinho, município de Bagé/RS.
Neste projeto foram promovidas ações, estudos e programas que, foram pensados para abranger medidas de natureza preventiva, mitigadora, corretiva ou compensatória dos meios físico, biótico e socioeconômico.
Dentre essas ações foi desenvolvido o Programa de Controle e Monitoramento de Processos Erosivos, assoreamento e estabilidade do reservatório. O programa abrangeu ações e realizou monitoramento dos processos erosivos/assoreamento, bem como todas as ações relacionadas à estabilidade de encostas ligadas à implantação e operação da Barragem da Arvorezinha.
Os processos erosivos, caracterizados pelo escoamento em meios naturais não estáveis, estão relacionados ao carreamento de matéria junto às margens e fundo dos canais de drenagem e sua deposição esporádica/permanente em determinados pontos.
O barramento do arroio traz influências diretas nestes processos, causando alteração do nível d’água na área do reservatório e, com isso, aumentando a área de contato da água nas margens, logo, aumentando a área suscetível aos processos erosivos.
O objetivo do Programa foi monitorar e, quando necessário, conter fenômenos de instabilização de encostas e erosões, a fim de proporcionar condições de operação à barragem e de controle do aumento dos processos de assoreamento do reservatório. O programa também objetivou a caracterização dos agentes e causas dos processos de instabilização e erosão já existentes e os potenciais, relacionados ao empreendimento, para a adoção de procedimentos de contenção de encostas que ofereciam riscos.
A implementação dessas medidas de monitoramento e prevenção de escorregamentos e erosões também possibilitou evitar o aumento do processo de assoreamento do reservatório e obter subsídios para a avaliação da integridade das estruturas das edificações e das obras da barragem.
O Programa teve por objetivo complementar a reabilitação da faixa de proteção do reservatório, pela utilização do solo, de modo a propiciar, adicionalmente, a valorização cênica do entorno do reservatório.
Os benefícios gerados pela correta execução da Gestão Ambiental e todos seus programas e ações, se refletiram na salvaguarda da qualidade ambiental local, em melhores condições de trabalho dos que estiveram envolvidos diretamente com as obras e na preservação da qualidade de vida das comunidades lindeiras ao empreendimento.
Ano de inicio: 2012
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgão Público
Localização: Bagé Estado: RS
Serviços Executados
Atualmente, nos processos de Licenciamento Ambiental a preocupação com a conservação da flora nativa tem ocasionado a implementação de Projetos e Programas de conservação, fundamentais à preservação das principais formações vegetais em seus habitats naturais.
A Prefeitura Municipal de Bagé, contratou a empresa de Consultoria Ambiental Ecossis Soluções Ambientais, para elaborar e executar o resgate da flora nativa da área de instalação da Barragem da Arvorezinha no arroio Piraizinho, que é de grande importância para a preservação da qualidade ambiental das matas e da biodiversidade local.
A região de implantação da Barragem da Arvorezinha está inserida em um mosaico de paisagens caracterizadas por formações vegetais pertencentes ao Bioma Pampa.
A supressão dessas áreas pode ocasionar a fragmentação e o isolamento de remanescentes nativos, além da fragmentação, a conversão e a substituição de ambientes naturais por áreas destinadas à agricultura, à pecuária e à monoculturas, são consideradas as principais ações antrópicas que refletem em modificações nas formações vegetais naturais.
Assim, a execução deste Programa, justificou-se na necessidade de conservação e perpetuação dos recursos naturais e locais, além do patrimônio genético das espécies a serem suprimidas na área de implantação da Barragem da Arvorezinha.
Para que o projeto alcançasse seu objetivo plenamente, a equipe técnica da Ecossis atuou realizando atividades como:
O salvamento/coleta de propágulos de espécies arbustivas e arbóreas;
O resgate dos exemplares de espécies imunes ao corte e ameaçadas de extinção;
O resgate de exemplares da flora epífita, com destaque para bromeliáceas, cactáceas e orquidáceas, das áreas de supressão da cobertura vegetal e a relocação para a APP do reservatório;
A coleta de sementes e frutos de espécies de interesse;
Disponibilização do material resgatado para uma potencial produção de mudas de espécies nativas.
Todas as ações executadas na implantação do Programa de Conservação e Resgate da Flora, no município de Bagé, tinham como principal objetivo minimizar os impactos da atividade de supressão da vegetação e implantar as medidas mitigadoras propostas (flora nativa), por intermédio do resgate e salvamento, bem como o transplante de espécies da flora na AID do empreendimento.
Ano de inicio: 2010
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgãos Públicos
Localização: Bagé Estado: RS
Serviços Executados
A implantação de qualquer empreendimento traz alterações de maior ou de menor relevância ao ambiente socioambiental onde se insere, sendo os aspectos paisagísticos aqueles de primeira visibilidade. Barragens não fogem à regra, por este motivo, a Prefeitura de Bagé contratou a Ecossis Soluções Ambientais, empresa especialista em consultoria ambiental, para realizar o Programa de Resgate Socioambiental da Paisagem na área de influência da Barragem da Arvorezinha, localizada no arroio Piraizinho, município de Bagé/RS.
O resgate da paisagem pressupõe preservar cenários relevantes e bens de valor histórico e cultural, definindo a melhor forma de resguardá-los para as futuras gerações.
O patrimônio paisagístico de uma determinada região não se refere apenas aos aspectos naturais, mas também à paisagem criada pelo homem na construção de suas moradias, no plantio para a subsistência familiar, nas capelas, etc., revelando suas origens, seus anseios, seu destino. O programa teve como público alvo a população que foi afetada direta ou indiretamente pelo empreendimento.
O resgate socioambiental da paisagem na área de influência da Barragem da Arvorezinha teve como objetivo:
O escopo de trabalho foi elaborado em 2 etapas:
Diagnóstico da memória histórica e da paisagem – Nesta etapa foram realizadas reuniões com os órgãos gestores e a comunidade para apresentar e colher subsídios sobre o Programa de Resgate Sócioambiental da Paisagem, pesquisa de campo realizando registros fotográficos/vídeos e entrevistas afim de definir elementos significativos da paisagem e dos monumentos naturais de grande relevância, bem como dos elementos significativos criados pelo homem.
Resgate da memória paisagística e histórica – As atividades realizadas nesta etapa representaram o produto final do Programa, ou seja, o resgate da memória e da paisagem local, onde foram elaborados registros, por meio de levantamento fotográfico e em vídeo, dos elementos significativos da paisagem na área de influência da Barragem da Arvorezinha. Organização de catálogo das imagens captadas em campo para compor o acervo fotográfico do Programa. Produção de documento de registro sobre a história, a cultura e sobre os aspectos cênicos das áreas de influência do empreendimento. Organização de exposições temáticas, criação de novos espaços de apreciação e uso da paisagem transformada pela implantação da barragem, especialmente em relação à formação do reservatório.
Como forma de concluir o projeto, foi elaborado o relatório final apresentando os indicadores relevantes do programa, tais como: número de entrevistas realizadas; número de contatos institucionais efetuados; relação de materiais produzidos; número de visitantes nas exposições temáticas permanentes e itinerantes; número de chamadas na imprensa.
Ano de inicio: 2013
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgãos Públicos
Localização: Bagé Estado: RS
Serviços Executados
A intensa manipulação e transporte de substâncias químicas ao longo das rodovias e ferrovias, constituem uma atividade de risco e podem gerar acidentes ambientais. Por risco entende-se a probabilidade ou frequência esperada de ocorrência dos danos decorrentes da exposição às condições adversas ou a um evento indesejado e, por acidente ambiental, entende-se o evento ou sequência de eventos de ocorrência anormal, que resulta em consequências indesejadas ou algum tipo de perda, dano ou prejuízo pessoal, ambiental ou patrimonial.
Neste contexto, considerando a proximidade da Barragem da Arvorezinha, que foi implantada pela Prefeitura de Bagé em Arroio Piraizinho, à BR-293 e as estradas de acesso ao empreendimento, especialmente a estrada da Arvorezinha, fez-se necessária a implantação do Programa de Sinalização Ambiental e Redução de Acidentes.
O Programa de Sinalização Ambiental e Redução de Acidentes teve como objetivo principal promover atendimento aos eventos acidentais na área do entorno do empreendimento, assegurando uma resposta imediata em incidentes/acidentes com produtos perigosos, além de promover ações, tanto de prevenção quanto de atendimento emergencial, neste caso na hipótese de poluição acidental desses produtos, gerenciando situações de crise e reduzindo situações de risco.
O escopo metodológico de trabalho desenvolvido para este projeto, abordou as seguintes etapas:
Após a execução plena do Programa de Sinalização Ambiental, foi apresentado relatório contendo, em detalhes, todas as etapas do escopo de trabalho e foram propostas tanto Medidas Estruturais de Segurança, de Caráter Preventivo, quanto Medidas de Segurança, de Caráter Corretivo.
Ano de inicio: 2013
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgão Público
Localização: Bagé Estado: RS
Serviços Executados
O Plano Básico Ambiental – PBA, é um documento que traça todas as ações e os programas de gerenciamento das questões ambientais de uma obra. Ela é condicionante para a emissão da licença de instalação de um grande empreendimento. Caso não seja cumprido, pode impedir o funcionamento efetivo da construção.
O PBA elaborado pela Ecossis para a Prefeitura Municipal de Bagé, aborda o processo de gerenciamento das ações ambientais, com vistas a permitir ao empreendedor o aperfeiçoamento da política e da estratégia de implantação e operação da Barragem e possibilita o acompanhamento e supervisão da execução e da operação deste empreendimento pelos órgãos ambientais, instituições científicas e pela sociedade em geral.
A Barragem Arvorezinha está localizada no município de Bagé, estado do Rio Grande do Sul.
O Plano Básico Ambiental – PBA implementou 20 (vinte) Programas ambientais, além da proposição de medidas de natureza preventiva, mitigadora, corretiva ou compensatória dos meios físico, biótico e socioeconômico.
Programas:
A correta implementação do PBA possibilitou a manutenção da qualidade ambiental da área de influência do empreendimento, especialmente para a população lá assentada, os trabalhadores da obra e prestadores de serviços, bem como nos fatores ambientais dos meios físico e biótico direta e indiretamente afetados pelo empreendimento.