Project Categories: Furnas

Serviços de Arqueologia para UHE de Furnas

Serviços de Arqueologia para UHE de Furnas

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0013_LOGO-14-FUYRNAS-e1520947772545

Ano de inicio: 2017

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Usina Hidrelétrica – UHE de FURNAS

Localização: São José da Barra e São João Batista do Glória

Estado: MG

A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira usina construída pelo empreendedor, no final da década de 1950, do qual herdou o nome. Seu reservatório se localiza no curso médio do rio Grande, no trecho denominado “Corredeiras das Furnas”, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, no estado de Minas Gerais. Possui oito unidades geradoras com um total instalado de 1216 megawatts, sendo marco para as grandes UHEs. A Usina possui uma área inundada de cerca de 1.440 km², cujas margens são objeto dos estudos arqueológicos desenvolvidos pela Ecossis, contratada para realizar o Diagnóstico Arqueológico Interventivo na faixa de depleção do reservatório.

Os serviços compreendem a realização de prospecção arqueológica interventiva e, respectivo diagnóstico, acerca da ocorrência de sítios arqueológicos pertencentes ao período pré-colonial que estejam situados na faixa de depleção do reservatório da Usina, que abrange 34 municípios mineiros. Em virtude das dimensões do reservatório, a prospecção arqueológica ocorre, aproximadamente, em 260 pontos situados na faixa de depleção e distribuídos em 03 áreas previamente delimitadas, constituindo três fases de execução.

O Projeto de Diagnóstico Arqueológico contemplou a identificação e localização da UHE Furnas, assim como o levantamento Etno-histórico em nível local e regional, a apresentação dos procedimentos em campo, técnicas e materiais a serem empregados e o registro de vestígios observados como artefatos, pintura rupestre, gravuras, estruturas, contextos, entre outros.

Foi realizada a descrição dos procedimentos para análise em laboratório dos dados arqueológicos que foram recuperados em campo, e critérios de avaliação do estado de integridade física dos sítios arqueológicos identificados, conforme normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Em 2022, a Ecossis assegurou a continuidade dos serviços, agora para a execução do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na Faixa de Depleção do Reservatório da UHE FURNAS/MG, que objetiva salvaguardar o patrimônio arqueológico, dos Sítios Fazenda Cachoeira, Pesqueiro de Pedra e Ponto da Boa Esperança, a fim de obter a anuência do IPHAN, condicionante às licenças ambientais.

Saiba Mais
Serviços de Arqueologia para UHE de Furnas

PACUERA para UHE Luiz Carlos B. C. de FURNAS

Serviços de Arqueologia para UHE de Furnas

Ano de inicio: 2019

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Usina Hidrelétrica – UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho

Localização: Pedregulho, Sacramento, Claraval, Ibiraci e Delfinópolis

Estado: SP e MG

A área da UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho abrange os municípios de Pedregulho/SP, Sacramento/MG, Claraval/MG, Ibiraci/MG e Delfinópolis/MG.

A Ecossis foi contratada pela FURNAS para realizar a elaboração do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial – PACUERA da UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho, em atendimento aos requisitos do licenciamento ambiental do empreendimento. Os serviços abrangeram a conciliação dos usos previstos da Área de Preservação Permanente – APP, com os usos e ocupação da área de entorno do reservatório, além de compatibilizar a gestão e o uso múltiplo das águas com o entorno do reservatório.

Os objetivos específicos do PACUERA são os seguintes:

  • Estabelecer o zoneamento ambiental participativo do entorno do reservatório;
  • Conservar e recuperar a Área de Preservação Permanente e disciplinar os seus usos;
  • Compatibilizar os usos múltiplos do reservatório com os do entorno;
  • Compatibilizar o PACUERA com os zoneamentos existentes na área de abrangência do empreendimento e promover a gestão participativa da APP delimitada.

Os programas executados na elaboração do PACUERA são:

  • Caracterização do Meio Físico; Caracterização do Meio Biótico;
  • Caracterização do Meio Socioeconômico;
  • Identificação de Vulnerabilidades;
  • Estabelecimento dos Códigos de Usos e Gestão do Entorno.

O PACUERA, através da gestão e ordenação territorial, tem a finalidade de disciplinar as intervenções de uso na APP, atendendo às exigências da Lei Federal nº 12.651/2012 e normas operativas do empreendimento, com os estudos de fragilidade, planos e programas ambientais existentes, especialmente EIA-RIMA, PBA e programas de monitoramento do processo de licenciamento ambiental, visando à proteção de recursos naturais.

O PACUERA é uma importante ferramenta de planejamento, controle ambiental e operacional que busca compatibilizar interesses diversos em relação à utilização das suas águas e dos solos no seu entorno, a fim de evitar a degradação do ambiente e maximizar benefícios socioeconômicos que poderão decorrer do empreendimento.

Saiba Mais
Serviços de Arqueologia para UHE de Furnas

Resgate arqueológico na UHE Marimbondo

Serviços de Arqueologia para UHE de Furnas

Ano de inicio: 2017

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Usina Hidrelétrica – UHE Marimbondo

Localização: Fronteira, Frutal e Planura, Guaíra, Guaraci, Colômbia e Barretos.

Estado: MG e SP

O Projeto de Resgate Arqueológico insere-se no processo de regularização de usinas hidrelétricas, aplicado aos empreendimentos implantados em época anterior às leis de preservação ambiental.

No caso específico, objetivou o resgate de 03 (três) sítios arqueológicos identificados na faixa de depleção do reservatório da UHE Marimbondo, a saber:

  • Sítio Arqueológico Chatão;
  • Sítio Arqueológico Laranjal;
  • Sítio Arqueológico Sant’Ana.

O serviço de resgate arqueológico abrange procedimentos necessários à elaboração de projeto de resgate arqueológico, execução dos trabalhos de campo, de laboratório, de gabinete e elaboração do Relatório Final, conforme reza a legislação pertinente à proteção do Patrimônio Arqueológico Nacional.

Os objetivos específicos foram:

  • Executar o resgate arqueológico dos sítios arqueológicos Chatão, Laranjal e Sant’Ana, localizados na faixa de depleção do reservatório Marimbondo;
  • Salvaguardar amostra adequada dos vestígios encontrados nos sítios;
  • Atualizar as Fichas de Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA-IPHAN);
  • Ampliar o conhecimento sobre o patrimônio arqueológico regional;
  • Contribuir com a construção de quadros de ocupação mais completos avaliando os modelos existentes.
Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery