Ano de inicio: 2016
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Aeroporto
Localização: Salvador Estado: BA
Ano de inicio: 2016
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Aeroporto
Localização: Salvador Estado: BA
Serviços Executados
Diversas condições presentes em um aeroporto e seu entorno podem favorecer a presença de fauna, que por sua vez, aumenta a probabilidade de incidentes/acidentes com aeronaves. As colisões entre fauna, notadamente aves, e aeronaves, representam risco à segurança da aviação e da população, quer voando ou em terra, além de prejuízos materiais diretos e indiretos.
Objetivando reduzir os riscos de colisões entre a fauna e as aeronaves, faz-se necessário a execução das ações constantes em um Plano de Manejo de Fauna, que apresente um diagnóstico da situação atual e a proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras e preventivas com relação ao risco da fauna em aeroportos.
Os serviços contratados pela Infraero e realizados pela Ecossis no aeroporto de Salvador, consistem em executar as ações descritas no Plano de Manejo da Fauna aprovado e autorizado pelos órgãos competentes, contemplando, o manejo do ambiente, de animais ou grupos destes, transporte e destinação do material zoológico coletado, captura e translocação de fauna, técnicas alternativas, coleta e, quando for o caso, destruição de ovos e ninhos, abate de animais, entre outras.
A captura e translocação de animais seguem a legislação vigente, visando minimizar o estresse e sofrimento do animal.
Os objetivos do Manejo de fauna contratado pela Infraero são:
Executar o manejo e tratamento adequado das espécies que frequentam o aeroporto, de acordo com o Plano de Manejo de Fauna – PMFA em vigor, atendendo as recomendações e licenças estabelecidas pelos órgãos de meio ambiente, incluindo:
A equipe responsável pela execução do Plano de Manejo de Fauna no aeroporto de Salvador é composta por um responsável técnico, dois Biólogos, um veterinário e três auxiliares de campo.
Ano de inicio: 2019
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgão Público
Localização: Corumbá Estado: MS
Serviços Executados
O RCA é o Relatório de Controle Ambiental e consiste em um instrumento exigido como parte do processo de regularização ambiental de atividade enquadrada pelo órgão ambiental competente, como efetiva ou potencial causadora de impacto ambiental.
O RCA e PCA elaborado pela Ecossis para a Infraero englobou as atividades desenvolvidas no aeroporto, as instalações existentes e as áreas patrimoniais do aeroporto, este projeto tinha como objetivo obter o licenciamento ambiental junto ao IBAMA do Mato Grosso do Sul, especificamente a obtenção da Licença de Operação – LO das atividades das instalações já existentes.
O projeto que a Ecossis executou continha em seu escopo a realização do Diagnóstico Ambiental da área de Influência, Identificação e Avaliação de Impactos Ambientais e a proposição de medidas mitigadoras.
O Plano de Controle Ambiental – PCA apresentado possui os planos e programas ambientais que devem ser implementados no Aeroporto de Corumbá no final do projeto. Estes programas têm o intuito de monitorar e controlar os impactos socioambientais, assim como aferir a eficiência das medidas mitigadoras propostas.
Ano de inicio: 2019
Status: Em andamento
Tipo de empreendimento: Órgão público
Localização: Bagé Estado: RS
Serviços Executados
Contratada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, a Ecossis irá desenvolver o plano de Identificação do Perigo da Fauna (IPF) e o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna (PGRF) no aeroporto internacional de Bagé, localizado a aproximadamente 10 km de distância do centro de Bagé, que opera apenas voos domésticos.
O Monitoramento do risco de fauna tem por objetivo monitorar os impactos decorrentes da instalação e operação de empreendimentos sobre as comunidades biológicas adjacentes.
Através dele, se torna possível avaliar e entender as alterações às quais estão submetidas as comunidades de fauna estudadas, e assim, planejar e colocar em prática ações que visam minimizar e mitigar problemas ambientais provocados por empreendimentos potencialmente impactantes.
No Plano de Identificação da Fauna elaborado pela Ecossis para o aeroporto internacional de Bagé, será abordado preliminarmente o problema, onde, serão identificadas as espécies de fauna presentes no aeródromo e no seu entorno, trazendo embasamento para definição das ações de mitigação.
Após a identificação da situação do perigo da fauna será estruturado o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna – PGRF, definindo metodologias e procedimentos de gerenciamento permanente do risco provocado às operações aéreas do aeroporto.
Os trabalhos terão duração de 12 meses e serão realizados em conformidade com os requisitos legais estabelecidos no regulamento brasileiro da aviação civil – RBAC 164/2014, de modo a minimizar o risco de colisões entre a fauna e aeronaves no sítio aeroportuário, mantendo o nível adequado de segurança.