Project Categories: Monitoramento da Qualidade da Água

Prefeitura de Guaíba

Assessoria Técnica Ambiental para Prefeitura de Guaíba

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0018_LOGO-19-PORTO-SANTOS-e1520947256857

Ano de inicio: 2011

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Construção Civil

Localização: Guaíba  Estado: RS

Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a Prefeitura Municipal de Guaíba entre os anos de 2011 e 2012.

Visando complementar a equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Guaíba-RS, na área de geologia e da engenharia química, a Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a este órgão público pelo período de um ano.

Os serviços para a PM de Guaíba compreenderam:

Emissão de pareceres e  laudos relativos às áreas de geologia e de engenharia química, com enfoque ambiental, subsidiando a tomada de decisão da equipe técnica efetiva e do(s) responsável(is) pelo licenciamento ambiental de impacto local, conforme solicitação da SMAMA.

Auxilio no atendimento à resolução CONSEMA Nº 04/2000, para obtenção do convênio com o SIGA-RS. Visando à habilitação junto a SEMA, para a realização do licenciamento ambiental das atividades consideradas de impacto local, onde o Município precisava possuir no quadro do órgão municipal do meio ambiente, ou a disposição deste órgão, profissionais legalmente habilitados para a realização do licenciamento ambiental, emitindo a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Para saber mais sobre a Prefeitura de Guaíba acesse http://www.guaiba.rs.gov.br/

Saiba Mais
cetesb

Avaliação da Qualidade da Água para CETESB

cetesb

Ano de inicio: 2019

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

Localização: São Paulo

Estado: SP

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB é a agência de Governo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição. Compete à CETESB monitorar a qualidade da água, conforme legislação específica, das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

De 2006 a 2015, foram publicadas leis específicas que criaram as Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais – APRM, e estabelecidas metas de qualidade da água.

O monitoramento realizado pela Ecossis, envolveu o levantamento e a interpretação de dados relativos à quantidade e qualidade da água em cada APRM, cujos sistemas produtores de água são responsáveis pela maior parte do abastecimento da população de São Paulo, a saber:

  • APRM – Guarapiranga
  • APRM – Billings
  • APRM – Alto Juquery
  • APRM – Alto Tietê Cabeceiras

Os serviços realizados em cada área envolveram medições de vazão e de parâmetros em campo, coleta e preservação de amostras de água bruta, entrega das amostras na CETESB para a realização das análises laboratoriais, inserção dos laudos e resultados das medições de vazão e de parâmetros de campo no Sistema de Informação INFOÁGUAS/CETESB, e a apresentação da consciência e análise crítica dos dados do monitoramento.

O objetivo principal do monitoramento foi obter, através da determinação de variáveis físicas, químicas e biológicas, informações que possibilitem o conhecimento da situação atual sobre a qualidade e quantidade das águas nas áreas de proteção e recuperação dos mananciais da bacia hidrográfica do Alto Tietê, de modo a constituir um marco referencial para verificação do atendimento à meta de qualidade da água, bem como seu aprimoramento.

Saiba Mais
Monitoramento Ambiental para a CORSAN

Monitoramento da Água para Corsan

Monitoramento Ambiental para a CORSAN

Ano de inicio: 2017

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Osório

Localização: Osório

Estado: RS

A CORSAN contratou os serviços da Ecossis para execução do Monitoramento da Água da Lagoa dos Barros, localizada entre os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha/RS, corpo hídrico receptor dos efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Osório.

A Lagoa dos Barros tem mais de 90km² de área, e os 6 (seis) pontos de amostragem determinados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – FEPAM, por meio da respectiva Licença de Operação da ETE de Osório, estão em: Praia de Osório, Praia Santo Antônio e Praia Central.

O monitoramento da qualidade da água é destinado a avaliar as condições do corpo hídrico receptor dos efluentes, para verificar a manutenção da qualidade da água de acordo com seu Enquadramento em classes estabelecidas pela Resolução CONAMA nº 357/2005. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. As amostragens foram realizadas mensalmente, utilizando metodologias reconhecidas nacional e internacionalmente para coleta, transporte, entrega e análise.

Saiba Mais

Monitoramento de água subterrânea para TECON

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-TECON

Ano de inicio: 2019

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Terminal Portuário

Localização: Rio Grande

Estado: RS

A Tecon é a maior empresa de terminais de contêineres da América Latina, localizada na cidade de Rio Grande/RS, e contratou a Ecossis para a instalação de poços subterrâneos para o monitoramento da qualidade de águas subterrâneas.

O objetivo é avaliar as condições do corpo hídrico receptor, não somente para o atendimento à legislação específica, mas também para prevenção de implicações que possam ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Os serviços são realizados semestralmente, conforme NBR n° 15.847/2010, observadas as condicionantes da Licença de Operação.

Saiba Mais

Monitoramento de água em São Paulo para ENOTEC

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital-enotec

Ano de inicio: 2020

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Saneamento

Localização: São Paulo

Estado: SP

A Enotec, fundada no ano de 1990 em São Paulo, é uma empresa que tem suas atividades voltadas às áreas de Infraestrutura Urbana e Saneamento Básico.

O projeto desenvolvido pela Ecossis consistiu em realizar coletas de água e executar a análise do parâmetro Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO em diversos pontos de monitoramento distribuídos em corpos d`água localizados na cidade de São Paulo/SP.

Os corpos d`água analisados foram: Córrego dos Pires, Córrego Mirandas, Córrego Itararé, Córrego do Gelo, e Córrego Pirajuçara.

O monitoramento da qualidade da água destinado a avaliar as condições de um corpo hídrico possui grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Saiba Mais

Monitoramento Qualidade da Água para empresa CESI

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-2021_cesi

Ano de inicio: 2021

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão

Localização: Lagoa do Barro do Piauí Estado: PI

A Ecossis foi contratada para executar o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, constantes no Plano Básico Ambiental – PBA, elaborado para a implantação da Linha de Transmissão -LT 500 kV SE Dom Inocêncio –SE Queimada Nova II. 

A CESI do BRASIL é uma empresa brasileira no ramo de testes e certificações de equipamentos eletromecânicos e eletrônicos e fornece, entre outros, serviços de consultoria no ramo de geração, transmissão e distribuição de energia. 

A LT 500 kV SE Dom Inocêncio -SE Queimada Nova II, com 39,2 km de extensão, ocupa uma área total de235,43 hectares, ao Sul da sede do município de Queimada Nova, ao Norte da sede do município de Dom Inocêncio, atravessando um pequeno trecho dos limites do município de Lagoa do Barro do Piauí, no estado do Piauí. 

O programa de monitoramento da qualidade da água, executado pela Ecossis, tem como principal objetivo avaliar os potenciais efeitos e alterações da qualidade de águas superficiais e subterrâneas durante a instalação do empreendimento LT 500kV SE Dom Inocêncio –SE Queimada Nova II, em relação às variáveis físicas, químicas e biológicas. 

Normas observadas: 

  • Resolução CONAMA nº 357/2005 para águas superficiais. 
  • Resolução CONAMA nº 396/2008 para águas subterrâneas. 

São objetivos deste programa: 

  1. Determinar as condições físicas, químicas e microbiológicas dos corpos d’água superficiais na área de influência do empreendimento; 
  1. Identificar as características limnológicas dos corpos d’água superficiais na área de influência do empreendimento e sua relação com os ciclos sazonais (períodos de chuva e seca na região); 
  1. Monitorar as alterações espaciais e temporais nas características limnológicas e na qualidade das águas superficiais e subterrâneas na área de influência, decorrentes da implantação do empreendimento. 

Este projeto teve início em abril de 2021 e tem vigência prevista de 12 meses. 

A equipe técnica responsável pela execução do projeto e elaboração de relatórios é composta por profissionais biólogos, engenheiros ambientais, engenheira hídrica e geóloga. 


Cesi

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery