Project Categories: Monitoramento da Qualidade da Água

Prefeitura de Guaíba

Assessoria Técnica Ambiental para Prefeitura de Guaíba

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0018_LOGO-19-PORTO-SANTOS-e1520947256857

Ano de inicio: 2011

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Construção Civil

Localização: Guaíba  Estado: RS

Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a Prefeitura Municipal de Guaíba entre os anos de 2011 e 2012.

Visando complementar a equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Guaíba-RS, na área de geologia e da engenharia química, a Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a este órgão público pelo período de um ano.

Os serviços para a PM de Guaíba compreenderam:

Emissão de pareceres e  laudos relativos às áreas de geologia e de engenharia química, com enfoque ambiental, subsidiando a tomada de decisão da equipe técnica efetiva e do(s) responsável(is) pelo licenciamento ambiental de impacto local, conforme solicitação da SMAMA.

Auxilio no atendimento à resolução CONSEMA Nº 04/2000, para obtenção do convênio com o SIGA-RS. Visando à habilitação junto a SEMA, para a realização do licenciamento ambiental das atividades consideradas de impacto local, onde o Município precisava possuir no quadro do órgão municipal do meio ambiente, ou a disposição deste órgão, profissionais legalmente habilitados para a realização do licenciamento ambiental, emitindo a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Para saber mais sobre a Prefeitura de Guaíba acesse http://www.guaiba.rs.gov.br/

Saiba Mais
cetesb

Avaliação da Qualidade da Água para CETESB

cetesb

Ano de inicio: 2019

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

Localização: São Paulo

Estado: SP

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB é a agência de Governo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição. Compete à CETESB monitorar a qualidade da água, conforme legislação específica, das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

De 2006 a 2015, foram publicadas leis específicas que criaram as Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais – APRM, e estabelecidas metas de qualidade da água.

O monitoramento realizado pela Ecossis, envolveu o levantamento e a interpretação de dados relativos à quantidade e qualidade da água em cada APRM, cujos sistemas produtores de água são responsáveis pela maior parte do abastecimento da população de São Paulo, a saber:

  • APRM – Guarapiranga
  • APRM – Billings
  • APRM – Alto Juquery
  • APRM – Alto Tietê Cabeceiras

Os serviços realizados em cada área envolveram medições de vazão e de parâmetros em campo, coleta e preservação de amostras de água bruta, entrega das amostras na CETESB para a realização das análises laboratoriais, inserção dos laudos e resultados das medições de vazão e de parâmetros de campo no Sistema de Informação INFOÁGUAS/CETESB, e a apresentação da consciência e análise crítica dos dados do monitoramento.

O objetivo principal do monitoramento foi obter, através da determinação de variáveis físicas, químicas e biológicas, informações que possibilitem o conhecimento da situação atual sobre a qualidade e quantidade das águas nas áreas de proteção e recuperação dos mananciais da bacia hidrográfica do Alto Tietê, de modo a constituir um marco referencial para verificação do atendimento à meta de qualidade da água, bem como seu aprimoramento.

Saiba Mais
Monitoramento Ambiental para a CORSAN

Monitoramento da Água para Corsan

Monitoramento Ambiental para a CORSAN

Ano de inicio: 2017

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Osório

Localização: Osório

Estado: RS

A CORSAN contratou os serviços da Ecossis para execução do Monitoramento da Água da Lagoa dos Barros, localizada entre os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha/RS, corpo hídrico receptor dos efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Osório.

A Lagoa dos Barros tem mais de 90km² de área, e os 6 (seis) pontos de amostragem determinados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler – FEPAM, por meio da respectiva Licença de Operação da ETE de Osório, estão em: Praia de Osório, Praia Santo Antônio e Praia Central.

O monitoramento da qualidade da água é destinado a avaliar as condições do corpo hídrico receptor dos efluentes, para verificar a manutenção da qualidade da água de acordo com seu Enquadramento em classes estabelecidas pela Resolução CONAMA nº 357/2005. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. As amostragens foram realizadas mensalmente, utilizando metodologias reconhecidas nacional e internacionalmente para coleta, transporte, entrega e análise.

Saiba Mais

Monitoramento de água subterrânea para TECON

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-TECON

Ano de inicio: 2019

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Terminal Portuário

Localização: Rio Grande

Estado: RS

A Tecon é a maior empresa de terminais de contêineres da América Latina, localizada na cidade de Rio Grande/RS, e contratou a Ecossis para a instalação de poços subterrâneos para o monitoramento da qualidade de águas subterrâneas.

O objetivo é avaliar as condições do corpo hídrico receptor, não somente para o atendimento à legislação específica, mas também para prevenção de implicações que possam ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Os serviços são realizados semestralmente, conforme NBR n° 15.847/2010, observadas as condicionantes da Licença de Operação.

Saiba Mais

Monitoramento de água em São Paulo para ENOTEC

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital-enotec

Ano de inicio: 2020

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Saneamento

Localização: São Paulo

Estado: SP

A Enotec, fundada no ano de 1990 em São Paulo, é uma empresa que tem suas atividades voltadas às áreas de Infraestrutura Urbana e Saneamento Básico.

O projeto desenvolvido pela Ecossis consistiu em realizar coletas de água e executar a análise do parâmetro Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO em diversos pontos de monitoramento distribuídos em corpos d`água localizados na cidade de São Paulo/SP.

Os corpos d`água analisados foram: Córrego dos Pires, Córrego Mirandas, Córrego Itararé, Córrego do Gelo, e Córrego Pirajuçara.

O monitoramento da qualidade da água destinado a avaliar as condições de um corpo hídrico possui grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Saiba Mais

Monitoramento Qualidade da Água para empresa CESI

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-2021_cesi

Ano de inicio: 2021

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão

Localização: Lagoa do Barro do Piauí Estado: PI

A Ecossis foi contratada para executar o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, constantes no Plano Básico Ambiental – PBA, elaborado para a implantação da Linha de Transmissão -LT 500 kV SE Dom Inocêncio –SE Queimada Nova II. 

A CESI do BRASIL é uma empresa brasileira no ramo de testes e certificações de equipamentos eletromecânicos e eletrônicos e fornece, entre outros, serviços de consultoria no ramo de geração, transmissão e distribuição de energia. 

A LT 500 kV SE Dom Inocêncio -SE Queimada Nova II, com 39,2 km de extensão, ocupa uma área total de235,43 hectares, ao Sul da sede do município de Queimada Nova, ao Norte da sede do município de Dom Inocêncio, atravessando um pequeno trecho dos limites do município de Lagoa do Barro do Piauí, no estado do Piauí. 

O programa de monitoramento da qualidade da água, executado pela Ecossis, tem como principal objetivo avaliar os potenciais efeitos e alterações da qualidade de águas superficiais e subterrâneas durante a instalação do empreendimento LT 500kV SE Dom Inocêncio –SE Queimada Nova II, em relação às variáveis físicas, químicas e biológicas. 

Normas observadas: 

  • Resolução CONAMA nº 357/2005 para águas superficiais. 
  • Resolução CONAMA nº 396/2008 para águas subterrâneas. 

São objetivos deste programa: 

  1. Determinar as condições físicas, químicas e microbiológicas dos corpos d’água superficiais na área de influência do empreendimento; 
  1. Identificar as características limnológicas dos corpos d’água superficiais na área de influência do empreendimento e sua relação com os ciclos sazonais (períodos de chuva e seca na região); 
  1. Monitorar as alterações espaciais e temporais nas características limnológicas e na qualidade das águas superficiais e subterrâneas na área de influência, decorrentes da implantação do empreendimento. 

Este projeto teve início em abril de 2021 e tem vigência prevista de 12 meses. 

A equipe técnica responsável pela execução do projeto e elaboração de relatórios é composta por profissionais biólogos, engenheiros ambientais, engenheira hídrica e geóloga. 


Cesi

Saiba Mais

Monitoramento da qualidade da água do reservatório Aricanduva III

case prefeitura sp versao quadrada

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Reservatório

Localização: São Paulo  Estado: SP

Com o objetivo de implementar medidas para amenizar os efeitos causados pelas enchentes na bacia do rio Aricanduva, a Ecossis realizou monitoramento e análise de água no reservatório Aricanduva III. O rio Aricanduva é um dos principais afluentes do rio Tietê, sua bacia hidrográfica localiza-se na zona leste da região metropolitana de São Paulo (SP) e é caracterizada pelos problemas das enchentes, devido principalmente à sua grande urbanização.

A Licença Ambiental de Instalação (LAI) do reservatório Aricanduva III (AR-III) exige o monitoramento da qualidade ambiental como um dos condicionantes. Para o reservatório AR-III, foram realizadas duas das cinco campanhas propostas na LAI, uma em 2002 e outra em 2004, onde os resultados apontaram concentração de matéria orgânica e coliformes fecais, na análise das amostras de água, e presença de organismos patogênicos na análise das amostras de sedimentos. Além de evidenciar, através das análises de qualidade da água, um aumento na deterioração da qualidade das águas do rio Aricanduva.

Devido à descontinuidade das referidas campanhas, em atendimento à licença ambiental, o monitoramento foi realizado a partir de então, através dos serviços de coleta e análise das águas e dos sedimentos depositados. Foram realizadas quatro campanhas de monitoramento, visando a contemplação de dois períodos de cheias e dois períodos de estiagens: verão de 2020, inverno de2020, verão de 2021 e inverno de 2021.

O objetivo do trabalho realizado pela Ecossis foi verificar a qualidade ambiental do reservatório Aricanduva III através de coletas e análises físico-químicas e microbiológicas da água superficial e dos sedimentos durante o período de quatro campanhas, visando estabelecer um parecer das águas superficiais e dos sedimentos na área, para identificar os possíveis usos compatíveis da área, como recreação, entre outros.

Quanto à classificação do curso d’água Aricanduva, de acordo com o estipulado no Termo de Referência nº 001/DECONT-2/2018, para fins de comparação dos parâmetros analisados, foram adotados os limites para de água doce, Classe 3 conforme dispõe a Resolução CONAMA nº 357/2005, item IV do Artigo 4º, que são águas que podem ser destinadas:

  • ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado;
  • à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; à pesca amadora;
  • à recreação de contato secundário; e à dessedentação de animais.

Os resultados apresentaram elevados índices de Coliformes Termotolerantes, acima de 25000 NMP/100ml nas duas primeiras campanhas (verão/2020 e inverno/2020), já nas campanhas subsequentes (verão/2021 e inverno/2021), os dados provenientes dos ensaios não foram tão elevados, devido a forma de representação dos dados pelo laboratório, todavia, superaram os limites da Resolução CONAMA nº 357/2005 para águas doces de Classe 3.

Índice de Qualidade das Águas

Quanto ao Índice de Qualidade das Águas (IQA), ao decorrer das campanhas, a qualidade da água variou entre RUIM e REGULAR para os pontos monitorados. A variação pode estar associada aos regimes de chuva diferentes ao longo do ano e aos possíveis despejos de efluentes no corpo d’água à montante dos pontos de monitoramento. Destaca-se que na campanha de inverno/2021 os três pontos de monitoramento apresentaram classificação REGULAR na qualidade da água. No entanto, é importante ressaltar que este resultado de melhoria na qualidade, foi devido a forma de representação dos dados pelo laboratório nas análises microbiológicas.

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery