Project Categories: Monitoramento da Qualidade da Água

Prefeitura de Guaíba

Assessoria Técnica Ambiental para Prefeitura de Guaíba

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0018_LOGO-19-PORTO-SANTOS-e1520947256857

Ano de inicio: 2011

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Construção Civil

Localização: Guaíba  Estado: RS

Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a Prefeitura Municipal de Guaíba entre os anos de 2011 e 2012.

Visando complementar a equipe técnica multidisciplinar da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Guaíba-RS, na área de geologia e da engenharia química, a Ecossis prestou serviços de assessoria técnica ambiental a este órgão público pelo período de um ano.

Os serviços para a PM de Guaíba compreenderam:

Emissão de pareceres e  laudos relativos às áreas de geologia e de engenharia química, com enfoque ambiental, subsidiando a tomada de decisão da equipe técnica efetiva e do(s) responsável(is) pelo licenciamento ambiental de impacto local, conforme solicitação da SMAMA.

Auxilio no atendimento à resolução CONSEMA Nº 04/2000, para obtenção do convênio com o SIGA-RS. Visando à habilitação junto a SEMA, para a realização do licenciamento ambiental das atividades consideradas de impacto local, onde o Município precisava possuir no quadro do órgão municipal do meio ambiente, ou a disposição deste órgão, profissionais legalmente habilitados para a realização do licenciamento ambiental, emitindo a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Para saber mais sobre a Prefeitura de Guaíba acesse http://www.guaiba.rs.gov.br/

Saiba Mais
cetesb

Avaliação da Qualidade da Água para CETESB

cetesb

Ano de inicio: 2019

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Órgão Público

Localização: São Paulo  Estado: SP

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, foi contratada para realizar a Avaliação da Qualidade da Água para a CETESB, na cidade de São Paulo. 

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, assim sendo, compete a CETESB monitorar a qualidade da água, conforme legislação específica, das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. 

De 2006 a 2015, foram publicadas leis específicas que criaram as Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM), nas quais foram estabelecidas metas de qualidade da água.  

Para realizar o acompanhamento e atendimento dessas metas, houve a necessidade de se conhecer a quantidade e qualidade da água dos principais afluentes dos reservatórios que abastecem a cidade de São Paulo, e esta será a tarefa da Ecossis Soluções Ambientais nesta empreitada. 

O monitoramento que será realizado pela Ecossis, envolve o levantamento e a interpretação de dados relativos à quantidade e qualidade da água em cada APRM, cujos sistemas produtores de água são responsáveis pela maior parte do abastecimento da população de São Paulo. 

São elas: 

  • APRM – GUARAPIRANGA 
  • APRM – BILLINGS 
  • APRM – ALTO JUQUERY 
  • APRM – ALTO TIETÊ CABECEIRAS 

Os serviços realizados em cada área envolverão desde o planejamento das atividades até a execução dos serviços de medições de vazão e parâmetros de campo, com a realização da coleta e preservação de amostras de água bruta, entrega das amostras na CETESB para a realização das análises laboratoriais, inserção dos laudos e resultados das medições de vazão e de parâmetros de campo no Sistema de Informação INFOÁGUAS/CETESB e a apresentação da consciência e análise crítica dos dados do monitoramento. 

O objetivo principal do monitoramento é obter dados e informaçõequali-quantitativos da água, através da determinação de variáveis físicas, químicas e biológicas, que possibilitem o conhecimento da situação atual sobre a água nas áreas de proteção e recuperação dos mananciais da bacia hidrográfica do Alto Tietê, de modo a constituir um marco referencial para verificação do atendimento à meta de qualidade da água, bem como seu aprimoramento. 

Saiba Mais
Monitoramento Ambiental para a CORSAN

Monitoramento da Água para Corsan

Monitoramento Ambiental para a CORSAN

Ano de inicio: 2017

Status: Em Execução

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Osório  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais está realizando para Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento o Monitoramento da Água da Lagoa dos Barros, localizada entre os municípios de Osório e Sto. Antônio da Patrulha/RS. 

Localizada entre os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha, a Lagoa dos Barros é considerada uma das maiores lagoas da região sul, com mais de 90km de área e em torno de 7m de profundidade. 

O monitoramento da qualidade da água é destinado para avaliar as condições de um corpo hídrico e assim, classificá-lo de acordo com as definições apresentadas na legislação pertinente. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana.

O monitoramento da água da Lagoa Barros é realizado mensalmente em atendimento as condicionantes da Licença de Operação da ETE, onde amostras são coletadas via barco em 6 pontos diferentes para em seguida serem transportadas e entregues para laboratórios credenciados. 

Os pontos de coleta são: 

  • Praia de Osório 
  • Praia Santo Antônio 
  • Praia Central 

Ecossis utiliza metodologias reconhecidas nacional e internacionalmente na execução desse projeto, todos procedimentos, sejam as coletas, o transporte e a entrega, que estão sendo realizados na execução deste serviço estão em conformidade com os requisitos da NORMAN – Normas de Autoridade Marítima da Marinha do Brasil. 

Saiba Mais

Monitoramento de água subterrânea para TECON

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-TECON

Ano de inicio: 2019

Status: Em execução

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Rio Grande  Estado: RS

A Tecon – maior empresa de  terminais de contêineres da América Latina contratou da Ecossis a Instalação de seis poços para o monitoramento de água subterrânea, localizados na cidade de Rio Grande-RS.

O monitoramento da qualidade da água é destinado para avaliar as condições de um corpo hídrico e assim, classificá-lo de acordo com as definições apresentadas na legislação pertinente. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana.

O objetivo dos serviços realizados pela equipe técnica da Ecossis é atender as condicionantes do órgão ambiental, conforme NBR n° 15.847/2010. Além de realizar a instalação dos poços, foi realizado também o  tamponamento de 06 poços já existentes nesta mesma área.

Descrição dos serviços:

  • Instalação de 6 poços monitoramento com até 4 metros de profundidade cada poço, para o monitoramento de água subterrânea, conforme NBR n° 15.847/2010.
  • Cada poço de monitoramento com até 3 metros de tubo e filtro geomecânico de 2 (2 metros abaixo do nível dagua e 1 metro acima), com pré filtro de areia lavada de 2 a 3 mm.
  • Revestimento geomecânico 2 até o nível do solo, com cap de fundo, cap superficial com porta cadeado e acabamento de concreto com câmara de calçada de ferro fundido com prolongador e selo.
  • Perfuração dos poços realizadas a trado mecanizado ou trado manual com helicoide de 4.Realização do tamponamento de 06 poços já existentes, com profundidade máxima de 2,5 metros e com diâmetro de 2 polegadas.
  • Emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART
Saiba Mais
Open chat