Project Categories: Monitoramento Vegetal

Eletrosul

Supervisão Ambiental de Obras da LT Palhoça – Blumenau

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0003_LOGO-4-ELETROSUL-e1520947850970-4

Ano de inicio: 2016

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Linha de Transmissão

Localização: Gaspar  Estado: SC

Ecossis realizou para a Eletrosul, a supervisão ambiental e execução de programas ambientais das obras relacionadas ao seccionamento da LT 230 kv Palhoça – Blumenau, em Santa Catarina.

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. visando atender as condicionantes da Licença de Instalação (LI) e obtenção da Licença de Operação (LO), realizou a execução de diversos programas ambientais na obra da LT 230 kV Palhoça – Blumenau, para SE Gaspar 2, e instalação de equipamentos na SE Gaspar 2, localizada em Gaspar/SC.

A Linha tem uma tensão de 230 kV com uma extensão aproximada de 2 km.

As atividades  desenvolvidas consistiram na execução da supervisão ambiental do empreendimento, cujo objetivo foi a inspeção e o controle da implantação das medidas de mitigação contidas nos programas ambientais, além da orientação à empresa executora da obra. Aliadas à execução da supervisão ambiental, também foi promovidas as seguintes ações:

  • Acompanhamento da supressão da vegetação, com orientações visando minimizar os impactos decorrentes desta atividade;
  • Condução de palestras e reuniões, dentro do programa de educação ambiental (PEAT) para os funcionários da obra, e para a comunidade atingida (PEA);
  • Afugentamento e resgate da fauna silvestre impactada pelo empreendimento;
  • Gerenciamento da destinação final de resíduos sólidos e líquidos;
  • Suporte para o programa de Comunicação Social.

O Programa de Supervisão ambiental justifica-se pela necessidade de gestão dos potenciais impactos ambientais decorrentes das obras do empreendimento LT 230 kV Palhoça-Blumenau para Gaspar 2 e Ampliação da SE Gaspar.

A Ecossis teve o privilégio de firmar contrato com a Eletrosul e desenvolver estas atividades, minimizando os impactos na região.

Saiba mais sobre a Eletrosul em www.eletrosul.gov.br

Figura_Localizacao

Saiba Mais

Monitoramento Vegetal realizado pela Ecossis para Dorf Ketal

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-dorf-ketal

Ano de inicio: 2012

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Nova Santa Rita  Estado: RS

Serviços Executados

Monitoramento Vegetal

A Ecossis realiza a mais de 6 anos serviço de Monitoramento vegetal a empresa Dorf Ketal

A Dorf Ketal é uma empresa global de fabricação e fornecimento de produtos químicos especializada no tratamento de petróleo, possui empreendimento localizado em Nova Santa Rita no Rio Grande do Sul, o qual teve sua instalação e ampliação realizada em 2012.

A partir de sua ampliação, foi iniciado o serviço de monitoramento vegetal pela Ecossis Soluções Ambientais, que realizou o primeiro plantio compensatório de espécies nativas no entorno da fábrica, em uma área inicial de aproximadamente 3.450m² que foi ampliada posteriormente para 7.756 m². Desde 2012 os replantios para a reposição de mudas mortas vêm sendo realizados periodicamente. 

O ano de 2018 corresponde o sexto ano de acompanhamento dos vegetais, a Ecossis realiza vistorias com periodicidade trimestral para monitorar a situação do plantio, buscando o estabelecimento pleno do número mínimo de mudas estabelecido à reposição florestal.  

As vistorias são realizadas visando verificar o estado de pega e crescimento das mudas, seu grau de hidratação, situação fitossanitária, condições do solo onde foi efetuado o plantio, ocorrência de ataque animal, competição vegetal e estabilidade ambiental. Durante as vistorias é realizada a contagem do número total de mudas, buscando o percentual de sobrevivência de 90% do total de exemplares.  

Após cada vistoria, é elaborado e enviado a Dorf Ketal o Relatório Trimestral de Monitoramento, com as devidas orientações técnicas, para acompanhamento detalhado das condições do plantio, com respectiva ART. 

O intuito de realizar o Monitoramento Vegetal é acompanhar as condições de medra dos plantios, apresentar relatório detalhado sobre os registros obtidos nas vistorias e orientar sobre técnicas eficazes para o pleno desenvolvimento do plantio.

Conheça mais sobre a Dorf Ketal.

Saiba Mais

Monitoramento Vegetal para a empresa Cushman & Wakefield

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-cushman-wakefield

Ano de inicio: 2017

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Monitoramento Vegetal

Ecossis realiza o monitoramento vegetal com apresentação de relatório técnico para empresa Cushman & Wakefield.

Ecossis Soluções Ambientais, empresa especializada em consultoria ambiental, executa o monitoramento vegetal para a empresa Cushman&Wakefield, localizado no município de Porto Alegre – Rio Grande do Sul. 

O monitoramento vegetal realizado pela equipe técnica da Ecossis, se fez necessário, pois o espécime monitorado foi transplantado no ano de 2006. O  relatório técnico elaborado pela equipe apresentou as condições do vegetal dez anos após o seu transplante e tem como objetivo constatar que o espécime se mantenha sem quaisquer alterações no seu aspecto vegetal. 

Como o monitoramento vegetal é comumente solicitado por órgãos ambientais na forma de Programa Ambiental, este pode ter frequência de acompanhamento mensal, trimestral ou até semestral com a entrega de relatórios anuais.

Para a Cushman Wakefield, o monitoramento vegetal é realizado a cada quatro meses, neste período, são realizados registros fotográficos e avaliações técnicas do estado fitossanitário do vegetal. 

Após o monitoramento é elaborado o Relatório Técnico utilizando as informações coletadas durante as vistorias de monitoramento, onde analisa-se o estado de pega e crescimento da espécie monitorada, seu grau de hidratação e situação fitossanitária.

Observa-se também se ha ocorrência de ataque animal e/ou ocorrência de estabilidade ambiental, causada por intempéries do tempo. 

O relatório apresenta informações naturais da espécie, seu estado atual de conservação, relatório fotográfico e observações a cerca de sua aparência, além de apresentar orientações de cuidados e manutenção para a plena conservação do espécime.

 O monitoramento vegetal possui a importante função de verificar e monitorar desde florestas naturais, florestas oriundas de plantio compensatório, PRAD (Programa de Recuperação de Área Degradada), ou até mesmo indivíduos isolados oriundos de processos de transplantes vegetais.

Conheça outros projetos da Ecossis.

Saiba Mais
fibraplac

Projeto de Compensação Ambiental para a Fibraplac

fibraplac

Ano de inicio: 2016

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Glórinha  Estado: RS

A Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, realizou para a empresa de painéis de madeira – Fibraplac, Projeto de Compensação Ambiental em área de preservação ambiental, localizada no município de Glorinha-RS.

A Ecossis, executou a reposição florestal e o monitoramento ambiental, ambos como parte do Projeto de Compensação Ambiental (PCA), realizado dentro da indústria de painéis de madeira, Fibraplac pelo período de 02 anos, de 2016 à 2018.

Durante o monitoramento, foram realizadas diversas visitas para verificar a situação da vegetação, onde foram avaliadas as condições de medra, o estado fitossanitário, a verificação de ocorrência de predação ou ataque por parasitas e/ou insetos, e a caracterização geral das condições de regeneração, sempre em comparação com as comunidades vegetais naturais remanescentes.

O monitoramento vegetal possui a função de verificar e monitorar desde florestas naturais, florestas oriundas de plantio compensatório, PRAD (Programa de Recuperação de Área Degradada), ou até mesmo indivíduos isolados oriundos de processos de transplantes vegetais.

A Ecossis Soluções Ambientais forneceu todos os insumos necessários para execução da reposição florestal, no total foram mais de 500 mudas de espécies nativas da flora gaúcha plantadas em nova área da fábrica, ampliando sua área verde destinada a preservação dentro das dependências do empreendimento. Com isso, desde o início do projeto, contabiliza-se o plantio até o final do projeto de 2.885 mudas, adensando o entorno verde do arroio Grande.

A equipe designada para realizar a reposição florestal, também ficou responsável pelo monitoramento da vegetação após o plantio, verificando o correto desenvolvimento e estabilização dos vegetais.

O relatório final elaborado pela equipe técnica, apresentou dados detalhados sobre o levantamento dos indivíduos plantados em áreas conforme Projeto de Compensação Ambiental, com a identificação do percentual de perda,  a caracterização da APP após implementação do Projeto, mapa georreferenciado, registros fotográficos e emissão de ART – anotação de responsabilidade técnica, o relatório continha também orientações sobre manutenção das mudas plantadas, tais como: forma correta de irrigação, controle de pragas e substituição de espécimes.

Saiba Mais
Open chat