Project Categories: Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

Ecossis implanta o PGRS para o CREA-RS

Ecossis implanta o PGRS para o CREA-RS

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0037_LOGO-37-CREAM-RS-e1520018519501

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

A Ecossis implantou o PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o CREA do Rio Grande do Sul

A Ecossis foi contratada pelo CREA –  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul, para elaborar e executar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para sua sede localizada em Porto Alegre.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos constitui-se essencialmente de um documento que tem por finalidade a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações de âmbito normativo, operacional, financeiro e planejado.

Este plano considerou aspectos referentes à segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, priorizando atender requisitos ambientais e de saúde pública. Além da administração dos resíduos, o PGRS tem como base a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos gerados no prédio do CREA-RS.

O trabalho iniciou com um diagnóstico, embasado em dados resultantes de levantamentos de campo, através de questionário com empregados e funcionários do prédio, bem como a análise de amostragem dos resíduos produzidos.

Posteriormente foi empregado um método de Composição Gravimétrica para diagnosticar os resíduos. O estudo foi embasado conforme determinações da Lei Federal nº 12.305/2010 – POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados no CREA-RS, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente.

Os resíduos sólidos apresentam características diversificadas, dependendo diretamente do processo o qual foi originado, bem como suas características, físico-químicas, biológicas, qualitativas e/ou quantitativas. Para o PGRS aplicado ao CREA-RS foram adotadas as definições de acordo a NBR 10.004/04 da ABNT.

Após a elaboração do PGRS, foi iniciada a implantação do mesmo, que durou um ano, contanto com diversas palestras e treinamentos dos técnicos da Ecossis para os colaboradores do CREA-RS.

Saiba Mais

Assessoria Ambiental com Responsabilidade Técnica para a PESA

ecossis-sem-pesa-cat-2200-900-200x200

Ano de inicio: 2012

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Curitiba  Estado: PR

A Ecossis atende a Paraná Equipamentos S.A – Pesa, há mais de seis anos, sendo responsável pela gestão ambiental da matriz e todas suas filiais distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, realizando o serviço de Assessoria Ambiental com responsabilidade técnica. 

A PESA é uma das principais empresas de importação e comércio de máquinas novas e usadas Caterpillar (para mineração, construção, pavimentação, grupos geradores e equipamentos florestais, etc.), além de peças, serviços de recuperação total e parcial de componentes e equipamentos, entre outros. 

A Ecossis executa todas as atividades relacionadas ao Licenciamento Ambiental das unidades Pesa,  organizando e montando todo o processo, elaborando pareceres e laudos técnicos e monitorando as condicionantes das licenças. Elaborou o PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para todas as filiais, onde a revisão do documento e a verificação dos procedimentos serem colocados em prática é revisado e vistoriado anualmente. 

A Ecossis representa a Paraná Equipamentos no que tange à gestão ambiental da empresa, elaborando, pareceres, notas, comunicados e participando de reuniões e eventos, bem como, presta esclarecimentos e orientações aos diretores da empresa através de relatórios e reuniões mensais. 

Faça como a PESA, contrate os serviços de Assessoria Ambiental com responsabilidade técnica, da Ecossis Soluções Ambientais e garanta a tranquilidade e segurança que sua empresa deseja perante as normas e regulamentos ambientais. 

 

Saiba Mais
gauchafarma

Assessoria Ambiental para a Empresa Gauchafarma

A Ecossis atendeu a Gauchafarma, empresa que está há mais de 30 anos distribuindo produtos relacionados à saúde, beleza e bem-estar, assessorando em todo o processo de Licenciamento Ambiental da sua base que esta localizada em Porto Alegre – RS.

No ano de 2017, a Gauchafarma passou por ampliações em seu depósito, devido a isso foi necessário renovar e modificar toda sua licença ambiental, onde foi dada a entrada na Licença Prévia junto a SMAM de Porto Alegre, para obras de ampliação da empresa Gauchafarma para a atividade depósito de produtos químicos e a elaboração de um PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil.

A Elaboração do PGRCC contemplou a avaliação dos procedimentos geradores de resíduos nas diferentes fases da obra, a classificação e enquadramento de acordo com as normas técnicas vigentes e a legislação, definição do gerenciamento a ser dado para cada categoria de resíduo, recomendações técnicas para redução, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos, com a emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, do profissional da Ecossis responsável pela elaboração do Plano.

Com a emissão da Licença Prévia – LP, foi iniciada a Assessoria Técnica Ambiental para a obtenção da Licença de Instalação para o depósito de produtos químicos com 3.995 m².

Este processo iniciou com a elaboração de relatório técnico contendo as medidas a serem implementadas para o descarte de efluentes líquidos da atividade atendendo à resolução CONSEMA n° 355/2017 referente a controle de poluição hídrica. Elaboração de listagem de todos equipamentos geradores de emissões atmosféricas, com os respectivos combustíveis a serem utilizados e a previsão de substâncias a serem emitidas, bem como todas as medidas e equipamentos a serem instalados para garantir o controle da poluição atmosférica. Execução e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC elaborado, com emissão de ART de execução, onde visitas técnicas foram realizadas para acompanhamento e emissão de relatórios mensais. Também foi providenciado a obtenção de talonário de MTRCC, junto a SMAM, que foi utilizado para o transporte de resíduos durante a implantação do empreendimento.

A equipe da Ecossis fez o acompanhamento junto ao órgão ambiental até a emissão da licença de operação.

Visando estar sempre em dia com a Legislação foi realizada, também, a atualização e a revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Saúde, o PGRSS da Gauchafarma, através do diagnóstico dos resíduos sólidos gerados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos, incluindo os passivos ambientais a eles relacionados, orientações referente a adequações as normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS. Foi realizada a descrição de ações preventivas e corretivas a serem executadas em situações de gerenciamento incorreto ou acidentes e a apresentação de medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos da saúde.

Faça como a Gauchafarma fez, contrate os serviços de Assessoria Ambiental com responsabilidade técnica, da Ecossis Soluções Ambientais e garanta a tranquilidade e segurança que sua empresa deseja perante as normas e regulamentos ambientais.

Saiba Mais

PGRS para Loja Makro localizada na Bahia

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Salvador  Estado: BA

Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), para a loja Makro, localizada em Salvador/BA. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são documentos com valor jurídico, que tem por finalidade a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações de âmbito normativo, operacional, financeiro e planejado. 

O PGRS elaborado pela Ecossis, para a loja Makro, localizada na Br 324 km 6,67 – Pirajá em Salvador/BA, compreendeu: 

  • Análise dos resíduos gerados em cada setor/atividade desenvolvida no local; 
  • Enquadramento dos resíduos e confrontação com a legislação, normas técnicas entre outras; 
  • Elaboração de diagnóstico técnico da situação atual do gerenciamento de resíduos; 
  • Revisão da matriz de aspectos e impactos ambientais referentes às atividades da gestão de resíduos; 
  • Avaliação, quanto ao atendimento aos requisitos técnicos e legais, as instalações, localizações dos pontos de coleta de resíduos classe I e II; 
  •  Identificação dos pontos de coleta, formas de segregação, transporte interno e de armazenamento temporário; 

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados no CREA-RS, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente. 

Fez parte do escopo deste projeto, também, a Elaboração de programas e ferramentas de monitoramento e controle de resíduos, onde a equipe técnica da Ecossis pode minimizar os passivos legais, sociais e ambientais causados pela Makro no exercício de suas atividades econômicas. 

Saiba Mais

Implementação de PGRS para Loja Makro

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-makro

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para realizar a  Implementação do PGRS –  Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da loja Makro localizada em Porto Alegre – RS. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) são documentos com valor jurídico, que comprovam a capacidade da empresa de gerir todos os resíduos gerados no exercício de suas atividades. 

Em 2010, foi aprovada a Lei n° 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.  

O PGRS elaborado pela Ecossis para a loja da Makro, localizada no município de Porto Alegre – RS, foi executado pelo período de 12 meses, tendo como objetivo minimizar a geração de resíduos, proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e correto, proteger os trabalhadores, a saúde pública, os recursos naturais e o meio ambiente. 

Durante o período de implementação do PGRS, foram realizadas diversas ações como: assessoria na definição e elaboração de indicadores, definição de ações para minimizar geração de resíduos sólidos conforme normas vigentes, visitas bimestrais de acompanhamento, treinamentos, elaboração de Relatório Ambiental,  levantamento fotográfico e elaboração de procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento de resíduos sólidos. 

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados na loja da Makro de Porto Alegre, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente.

Após concluídas as etapas do plano de gerenciamento, os técnicos da Ecossis realizaram diversas Palestras de Treinamento, com o objetivo de instruir os colaboradores e funcionários da loja Makro, sobre a importância de realizar a gestão resíduos tanto em suas residências quanto no local de trabalho.

Saiba Mais
gauchafarma

Licenciamento Ambiental para Gauchafarma

gauchafarma

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Ecossisempresa de consultoria ambiental, executou Processo de Licenciamento Ambiental para Gauchafarma em Porto Alegre/RS. 

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, realizou o Processo de Licenciamento Ambiental – LP, junto a SMAM –  Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Porto Alegre, para as obras de ampliação do depósito de produtos químicos da empresa Gauchafarma – empresa distribuidora atacadista de produtos relacionados à saúde, higiene, beleza e bem-estar,  que fica localizada em Porto Alegre onde atua desde 1966.  

Além do processo de Licenciamento, foi necessário elaborar o PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, contemplando: 

  • Avaliação dos procedimentos geradores de resíduos nas diferentes fases da obra; 
  • Classificação e enquadramento de acordo com as normas técnicas vigentes e legislação; 
  • Gerenciamento dos resíduos; 
  • Recomendações técnicas para redução, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos. 

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados no CREA-RS, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente.

Após a elaboração do PGRCC, foram emitidas as ART – Anotação de responsabilidade Técnica e a equipe da Ecossis, também realizou o protocolo e acompanhamento de todo o processo até a emissão da Licença Ambiental junto a SMAM. 

Saiba Mais
gauchafarma

Gerenciamento de Resíduos de Saúde para Gauchafarma 

gauchafarma

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

 Ecossis Soluções Ambientais foi contratada para realizar a atualização e revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Saúde para a empresa Gauchafarma. 

O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Saúde é um documento que tem por finalidade a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações de âmbito normativo, operacional, financeiro e planejado. 

Seus principais objetivos são: 

  1. Minimizar a geração de resíduos; 
  2. Proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e correto; 
  3. Proteger os trabalhadores, a saúde pública, os recursos naturais e o meio ambiente. 

O PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde, que foi revisado pela Ecossis para a Gauchafarma, é baseado na resolução da Anvisa – RDC 306/2004 e do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA 358/2005 que “Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências”.

Os principais pontos contemplados no Plano foram: 

  • Descrição do empreendimento e/ou atividade; 
  • Levantamento e coleta de dados;
  • Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos, incluindo os passivos ambientais a eles relacionados;
  • Procedimentos e técnicas que garantam que os resíduos sejam adequadamente coletados, manuseados, armazenados, transportados;
  • Levantamento Fotográfico;
  • Orientações referente a adequações as normas estabelecidas pelos órgãos competentes, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS e, se houver, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;
  • Equipe técnica responsável;
  • Descrição de ações preventivas e corretivas a serem executadas em situações de gerenciamento incorreto ou acidentes;
  • Periodicidade de revisão dos Planos;
  • Emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.

Além disso, foram apresentadas medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos da saúde.

Saiba Mais

Estudos ambientais para CONAB

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-conab

Ano de inicio: 2016

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: GO, MT, RN e SE

Ecossis Soluções Ambientais realizou estudos ambientais em diferentes localidades do Brasil para a CONAB –  Companhia Nacional do Abastecimento. 

Este projeto que foi finalizado no ano de 2016, contemplou a elaboração de estudos, relatórios, planos e projetos ambientais para obtenção do licenciamento ambiental das obras de instalação da reforma e ampliação dos armazéns existentes, da rede de abastecimento da Companhia Nacional do Abastecimento – CONAB. 

Foram realizados os seguintes estudos para as Unidades Armazenadoras localizadas no estado de Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

  • Elaboração Relatório Ambiental Simplificado – RAS para a Unidade Armazenadora (UA) localizada na cidade de Parauna no Estado de GO e para a cidade de Caiapós no Mato Grosso. 
  • Elaboração Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS para as Unidades Armazenadoras (UA), localizadas na cidade de Pontalina, no estado de Goiás e a cidade de Currais Novos no Rio Grande do Norte. 
  • Elaboração de Estudo Ambiental Simplificado  – EAS para a Unidade Armazenadora localizada na cidade de Itabaiana no estado de Sergipe.

Saiba mais sobre a Ecossis

Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.

A Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa de meio ambiente que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para os mais diversos setores da sociedade, contamos com uma equipe técnica e operacional interna e multidisciplinar formada por profissionais de diversas áreas.

 

Saiba Mais

Assessoria Ambiental e elaboração de PGRS para CARRIS

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital-carris

Ano de inicio: 2020

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Ecossis realiza serviços técnicos para empresa de transporte público de Porto Alegre, a emblemática Cia Carris. 

Companhia Carris Porto-Alegrense é a mais antiga empresa de transporte coletivo do país em atividade, tendo sido inaugurada em junho de 1872. Atualmente, a Carris detém 24 linhas, com uma frota de 347 veículos, estes veículos da Carris conduzem aproximadamente 230 mil pessoas todos os dias dentro de Porto Alegre, percorrendo um total de 64 mil km em quase 4 mil viagens diárias. A empresa possui cerca de 2 mil funcionários, entre motoristas, cobradores, mecânicos e outros profissionais. Com 146 anos de história, a Carris comemorou pela 20ª vez consecutiva a conquista do prêmio Top of Mind Porto Alegre.  

Neste projeto, a Ecossis irá prestar assessoria técnica para elaboração de laudos das CSOL – Caixas Separadoras de Água e Óleo presentes no pátio da empresa e também a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos  PGRS. 

Os laudos serão elaborados após visita técnica ao local onde serão coletadas informações como: tipo de rede para qual o efluente é direcionado após tratado, tipologia de efluentes que são direcionados para a CSOL e todos os resíduos que são gerados nas atividades da empresa, assim como a sua gestão. 

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS compreenderá: 

  • Descrição do empreendimento e/ou atividade; 
  • Levantamento e coleta de dados; 
  • Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados; 
  • Avaliação dos procedimentos geradores de resíduos nos diferentes processos da empresa; 
  • Classificação e enquadramento de acordo com as normas técnicas vigentes e legislação; 
  • Definição do gerenciamento a ser dado para cada categoria de resíduo; 
  • Levantamento Fotográfico; 
  • Recomendações técnicas para redução, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos; 
  • Informação das empresas de destino e transporte de resíduos com as respectivas Licenças de Operação, e 
  • Emissão de ART – Anotação de responsabilidade Técnica. 

É muito gratificante para a Ecossis realizar serviços para uma empresa tão emblemática para a cidade de Porto Alegre e todo o Estado do Rio Grande do Sul. 

Saiba Mais

PGRCC para Rede de Hipermercados

CASES-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital-zaffari

Ano de inicio: 2020

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Ecossis elabora o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC para grande rede de Hipermercados do Rio Grande do Sul 

PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, é um documento técnico que indica a destinação do resíduo da construção civil, conforme a Resolução CONAMA 307/2002 e suas alterações. Constitui-se essencialmente de um documento que tem por finalidade a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações de âmbito normativo, operacional, financeiro e planejado.  

Os serviços realizados na elaboração do Plano contemplam: 

  • Avaliação dos procedimentos geradores de resíduos nas diferentes fases da obra;  
  • Classificação e enquadramento de acordo com as normas técnicas vigentes e legislação; 
  • Definição do gerenciamento a ser dado para cada categoria de resíduo; 
  • Recomendações técnicas para redução, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos, e 
  • Emissão de ART – Anotação de responsabilidade Técnica. 

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos são documentos com valor jurídico. Eles comprovam a capacidade de uma empresa de gerir todos os resíduos que eventualmente venha a geraronde os órgãos fiscalizadores exigem este Plano de forma mais rigorosa, integrando-o ao processo de licenciamento ambiental. 

Não só uma exigência legal, o Plano de Gerenciamento de Resíduos pode fazer parte do planejamento estratégico das empresas. Ou seja, o empresário que tem todos os seus processos organizados e sob controle, tem um leque muito maior de atuação na hora de reduzir gastos e/ou aumentar seus lucros. 

Saiba Mais
Open chat