Project Categories: Plano de Gerenciamento de Riscos

Multilog

PGR para empresa de logística Multilog

Multilog

Ano de inicio: 2013

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Foz do Iguaçu  Estado: PR

A Ecossis, empresa de Assessoria e Consultoria Ambiental, desenvolveu o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR para a empresa MULTILOG, em sua unidade de Foz do Iguaçu – Paraná. 

Multilog é uma empresa que atua no ramo de logística e armazenagem (armazenagem alfandegada, armazenagem de cargas especiais – química, saúde, automotiva – centro de distribuição, cargas projeto, serviços conexos, gestão de estoques, transporte rodoviário), com unidades no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O PGR elaborado para a Multilog de Foz do Iguaçu, foi concebido com a finalidade de prevenir acidentes através de um conjunto de medidas para as atividades de serviços de armazenagem alfandegada em regime de importação, entreposto aduaneiro na importação e exportação, admissão temporária, exportação temporária, DAC, MIC/DTA, também com cargas químicas e perigosas em processos sobre rodas.  

O PGR – Programa de Gerenciamento de riscos, defini as ações para a gestão e controle das atividades desenvolvidas pela empresa, medidas e procedimentos que visam prevenir, reduzir e controlar os riscos inerentes à atividade desenvolvida. O PGR contempla ações que mantenha a empresa operando dentro dos padrões de segurança considerados aceitáveis. 

Todo o programa foi construído tendo como base o termo de referência padrão elaborado pelo CREA. 

O PGR elaborado apresentou os seguintes tópicos: 

  • Identificação do empreendimento: Contendo características da Unidade Multilog de Foz do Iguaçu.
  • Caracterização do empreendimento: Descrição de empreendimentodescrição de processo do empreendimentolocalização do empreendimento e modelo de gestão de riscos. 
  • Identificação e prevenção dos riscoslevantamento dos riscos, suas fontes geradoras assim como medidas de controle dos riscos que são adotadas no empreendimento. 
  • Normas e procedimentos operacionaisdocumentos formais, contendo informações como sigla ou número de identificação do documento, número da revisão, data de criação e responsável pela elaboração. 
  • Treinamentos: realização de treinamentos, simulados e atividades de conscientização e elaboração de cronograma de planejamento de treinamentos. 
  • Investigação de acidentes/incidenteslevantamento de informações dos eventos visando analisar as causas do ocorrido. 
  • Informações sobre produtos químicosinformações sobre os produtos químicos presentes no empreendimento, assim como medidas preventivas ao trabalhar com os mesmos. 
  • Gerenciamento de modificaçõesestabelecer e implementar procedimentos formais para a administração das operações 
  • Gerenciamento de emergênciastrata sobre a disponibilização de recursos humanos para atendimentos emergenciais no estabelecimento. 

Através do PGR, elaborado pela Ecossis, foi montado o PLANO DE CONTINGENCIAMENTO DE EMERGÊNCIAS (PCE) E O PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL INTERNO, além das ações corretivas que promoveram a prevenção de acidentes e melhorias internas.

Saiba Mais

Plano de Emergência para CODERN

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-codern

Ano de inicio: 2019

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Porto/Docas

Localização/ Estado: RN

A Ecossis foi contratada para realizar a Elaboração do Plano de Emergência Individual – PEI, da instalação portuária da Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN. 

A realização deste PEI busca atender às condicionantes propostas pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), cujo objetivo é padronizar os procedimentos relativos às emergências ambientais em empreendimentos licenciados pelo órgão, por conseguinte, obter a Licença de Operação do Porto de Natal. 

Ecossis é a responsável pelos estudos e elaboração do Plano de Emergência Individual (PEI) do Terminal Portuário da CODERN localizado na cidade de Natal – RN. 

O Plano de Emergência Individual será elaborado por profissionais especializados da Ecossis Soluções Ambientais e estará em conformidade com o estabelecido pela Resolução CONAMA nº 398/2008 contemplando as seguintes informações 

  1. Dados de identificação da instalação; 
  2. Relatório de cenários acidentais– identificação dos riscos por fonte, hipóteses acidentais, análise de vulnerabilidade; 
  3. Informações e procedimentos para resposta– sistemas de alerta de derramamento de óleo, comunicação de incidente, estrutura organizacional de resposta, equipamentos e materiais de resposta;
  4. Ações de encerramento das operações; 
  5. Mapas, cartas náuticas, plantas, desenhos e fotografias; 

O Plano de Emergência Individual – PEI tem como objetivo principal regularizar o empreendimento no âmbito ambiental, primando por um ambiente equilibrado e de qualidade, diante dos serviços prestados às comunidades portuárias e adjacentes, tendo como base a legislação vigente e correlatas. 

Saiba Mais
Open chat