O relatório de sustentabilidade é a principal ferramenta que uma empresa pode utilizar para relatar o seu desempenho nas esferas ambiental, social e econômica a todos os principais interessados em suas atividades, como acionistas, clientes, parceiros e colaboradores.
Quando se aplica o Relatório de Sustentabilidade?
O relatório de sustentabilidade se aplica a qualquer empresa ou organização, com ou sem fins lucrativos. Ele é adaptável a diversos setores da economia.
E como funciona a elaboração?
A elaboração do relatório de sustentabilidade inicia-se com o levantamento das partes envolvidas, conhecidas como stakeholders, a partir deste levantamento, a instituição avalia os principais interesses dos mesmos em relação a organização, avaliando também o que deseja informar, elaborando assim a matriz de materialidade.
Após finalizada a matriz de materialidade, é o momento de avaliar quais indicadores serão apresentados e monitorados pela instituição. Logo, com as informações, o conteúdo do relatório é redigido, diagramado e publicado.
Sendo assim, uma etapa importante no ciclo de publicação do Relatório de Sustentabilidade é a sua forma de divulgação, que pode ser por meio de eventos, online e até mesmo com versões pocket resumidas, acompanhando seus produtos.
Assista do vídeo da Global Report Initiative – GRI
Existe alguma exigência legal para a publicação do relatório?
A publicação do relatório de sustentabilidade é de caráter voluntário e demonstra comprometimento da empresa com as questões relacionadas a sustentabilidade e o desejo de evoluir.
Ou seja, empresas com ações na bolsa de valores brasileira (BM&F BOVESPA) são avaliadas por meio do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que, dentre os critérios de avaliação, está a publicação do relatório de sustentabilidade no padrão GRI e o atendimento a determinados indicadores da GRI.
Quais as etapas se deve seguir?
Para a publicação do Relatório de Sustentabilidade são necessárias as seguintes etapas:
- Levantamento dos stakeholders;
- Elaboração da matriz de materialidade;
- Escolha sobre a forma de publicação do relatório, se “abrangente” – com reporte de todos os indicadores ou se “essencial” – com reporte de indicadores específicos;
- Escolha dos indicadores que serão reportados em caso de relatório “essencial”;
- Compilação das informações;
- Elaboração e diagramação do Relatório de Sustentabilidade; e
- Campanha de divulgação.
Princípios que devem ser seguidos para assegurar a qualidade do relatório
- Equilíbrio entre aspectos positivos e negativos
- Comparabilidade
- Exatidão
- Regularidade na publicação
- Clareza
- Confiabilidade
Quais as vantagens e benefícios de publicar um Relatório de Sustentabilidade?
A adoção de um padrão internacional para reportar informações relacionadas a sustentabilidade da organização garante credibilidade e transparência a todos os stakeholders, além de envolver e engajar colaboradores na busca pela inserção da sustentabilidade na instituição.
Além de gerar valor intangível para a imagem e marcas da organização, estas ações geram valores tangíveis como diminuição no índice de rotatividade, aumento da satisfação de clientes e colaboradores, redução de custos com energia, água e destinação de resíduos, facilidades em concessões de crédito por instituições financeiras e diferencial competitivo em vendas.
A Ecossis Soluções Ambientais possui equipe técnica multidisciplinar e com experiência na elaboração, implementação e divulgação de Relatórios de Sustentabilidade de acordo com o padrão GRI.
Entre em contato com a nossa equipe e conta conosco na busca pela sustentabilidade!
Nossos Cases
Relatório de Sustentabilidade para a SANASA
A Ecossis realizará para SANASA – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas, o Relatório de Sustentabilidade, padrão GRI, das ações
Mais DetalhesRelatório de Sustentabilidade – Gauchafarma
A Ecossis desenvolveu para a Gauchafarma, empresa do ramo de distribuição de produtos de saúde, higiene, beleza e bem-estar, o seu primeiro Relatório
Mais Detalhes