Saiba Mais

Inspeção de Barragens, Linhas de Transmissão, Mineração, Obras, etc.

0

Para compreendermos a Inspeção de Barragens, primeiramente devemos entender o conceito de barragem, e para isso, recorremos à legislação brasileira:

A Lei n° 12.334, de 2010 expedida pela Casa Civil da Presidência da República, estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB. O parágrafo único do art. 1° cita que a Lei aplica-se a barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer uso e o inciso I do art. 2° define que barragem é qualquer estrutura em um curso permanente ou temporário de água para fins de contenção ou acumulação de substâncias líquidas ou de misturas de líquidos e sólidos, compreendendo o barramento e as estruturas associadas.

O que é a Inspeção de Barragens?

O serviço de Inspeção de Barragens não é meramente uma demanda interna da companhia, e sim, uma demanda que visa atender a legislação com o intuito de preservar a segurança nacional. O inciso III também do art. 2° da supracitada Lei, deixa claro que a segurança da barragem é a condição que visa manter a integridade estrutural e operacional da barragem, bem como a preservação da vida, da saúde, da propriedade e do meio ambiente.

Quando e por que eu devo investir em uma Inspeção de Barragens?

O empreendedor é o responsável legal pela segurança da barragem, conforme estabelece o art. 4° inciso III da referida Lei e tem como obrigação preservar a estrutura para que não ocorram prejuízos ao meio ambiente e à vida das pessoas que trabalham no empreendimento e que moram no seu entorno.

A Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB tem como um de seus objetivos citado no art. 3° inciso III, promover o monitoramento e acompanhamento das ações de segurança, empregadas pelos responsáveis por barragens, fazendo com que os empreendedores invistam cada vez mais em tecnologias para inspeção das barragens com custos mais baixos e redução significativa de risco durante as inspeções.

O Plano de Segurança da Barragem – PSB, que é obrigatório e de responsabilidade do empreendedor, compreende revisões periódicas, relatórios de inspeções de segurança e demais exigências que serão ser feitas pelo órgão fiscalizador diretamente ao responsável pelo empreendimento.

No PSB, deve conter além da periodicidade das inspeções, a equipe técnica e o técnico responsável pela inspeção.

Como são feitas, e quais vantagens de contratar a ECOSSIS para a Inspeção de Barragens?

A ECOSSIS trabalha com a tecnologia de forma a reduzir os custos, aumentando a segurança e a produtividade de suas inspeções. Trabalhamos com equipamentos aéreos não tripulados (VANT) de alta tecnologia, com câmeras e sensores térmicos de última geração embarcados para atender todas as demandas de inspeções, sejam inspeções de segurança patrimonial ou estrutural.

O VANT percorre a área a ser inspecionada, capturando imagens de altíssima resolução, com sensores termais e vídeos em tempo real, tudo para que tenhamos as melhores imagens e informações referentes à inspeção a ser feita.

Em escritório, o profissional trabalha e processa as imagens para que extrair o máximo de informações para elaboração do laudo de inspeção.

O que devo fazer para contratar o serviço de Inspeção de Barragens da ECOSSIS?

A ECOSSIS tem em seu corpo técnico profissionais multidisciplinares, altamente capacitados para avaliar as condições logísticas de seu empreendimento e assim optar pela melhor forma de atender a sua demanda de inspeção.

Entre em contato e solicite a visita de um técnico da ECOSSIS!

Nossos Cases